Navegando por Autor "Cavalcante, Quécia Almeida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos: atividades digitais numa perspectiva contextualizada(UNEB, 2018-02-26) Cavalcante, Quécia Almeida; Amorim, Ricardo José Rocha; Carvalho, Luzineide Dourado; Reis, Edmerson dos Santos; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaO presente trabalho aborda uma análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) cujo objetivo foi analisar, a partir da perspectiva da Educação Contextualizada, a prática educacional do Repositório da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da EJA. Assim, adotamos a análise documental para compreendermos o formato das atividades disponíveis no Repositório e realização do grupo focal com os estudantes a fim de conhecer as dificuldades encontradas nesta modalidade de ensino. Nesse sentido, direcionamos a questão norteadora como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) podem colaborar com o processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva contextualizada, a partir das atividades realizadas pelo Repositório do Laboratório de Informática, no estudo identificamos a falta de materiais adequados para a EJA, pois as atividades disponibilizadas no Repositório eram direcionadas apenas a Educação Infantil. Diante a realidade encontrada e a ausência de contextualização destas atividades desenvolvidas, que muitas vezes são retiradas, sem as adaptações necessárias da Educação Infantil para serem utilizadas na EJA propomos reestruturar, a partir dos fundamentos da Educação Contextualizada, as atividades armazenadas no Repositório destinadas às I, II e III etapas da EJA, dessa forma, elegemos o método dialético como norteador de investigação para explorar e compreender o que acontece nesta determinada realidade. Após a análise do estudo foi possível criar o protótipo das novas atividades digitais numa perspectiva contextualizada para a EJA e realizar a entrevista semiestruturada com os estudantes no intuito de confirmar a aprendizagem significativa através do conjunto metodológico fundamentado por alguns dos princípios da Educação Contextualizada, articulando de forma interdisciplinar na construção do conhecimento e o diálogo das novas imagens disponibilizadas nas atividades digitais.