Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cavalcante, Lucas Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mapeando pesquisas nacionais no período de 2006 a 2021, em busca de contribuições para o ensino e aprendizagem do teorema fundamental do cálculo
    (2022-09-01) Cavalcante, Lucas Souza; Baqueiro, Grace Dórea Santos; Melo, Váber Márcio de Argolo; Queiroz, José Carlos Santana
    Este estudo bibliográfico do tipo “estado da arte” tem por objetivo pesquisar e analisar teses e dissertações de autores nacionais, que abordem sobre o Teorema Fundamental do Cálculo (TFC), no intuito de responder à seguinte questão: quais foram as contribuições dos autores de dissertações e teses sobre o “Teorema Fundamental do Cálculo”? A importância do tema se denota pela disciplina de Cálculo Diferencial e Integral constar na grande curricular de vários cursos da área de Ciências Exatas. As buscas foram realizadas no portal da Capes, do qual selecionamos 8 dissertações e uma tese. Adotamos como abordagem teórico-metodológico a análise de conteúdo, a qual estabelecemos indicadores para as inferências baseadas nos documentos investigados e com isso s organizamos em quatro categorias: (1) o TFC sob a perspectiva do aluno, (2) o TFC sob perspectiva do professor, (3) o TFC sob perspectiva do livro didático e (4) o TFC sob a perspectiva histórico-epistemológico. Concluímos que os estudos nas quatro categorias apresentaram várias contribuições, apontando por exemplo, os benefícios da utilização de recursos tecnológicos como ferramenta auxiliadora no processo de ensino do TFC, possibilitando a investigação entre a inter-relação das operações Integração e Derivação; a experimentação como ponto de partida para a conjectura do teorema; a importância da utilização dos diversos registros de representação no ensino do TFC; a importância do livro didático pautado em seu enfoque e a assimilação do conhecimento a partir processo de desenvolvimento do TFC sob o seu contexto histórico.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais