Navegando por Autor "Castro, Selma Barros Daltro de"
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- ItemContributos legais, institucionais e formativos para a seleção de formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-05-06) Assis, Karina Macêdo; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Soares, Marcia Torres NeriEssa pesquisa tem como objeto de estudo a normatização e orientação do processo de seleção para formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana. A questão dessa pesquisa é: quais os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de formadores de professores, na educação pública municipal de Feira de Santana e que implicam na necessidade da construção de um documento que normatize e oriente as ações da gestão educacional local? O objetivo é analisar os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de profissionais de carreira do magistério público municipal que atuarão como formadores de professores e que implicam na necessidade da construção de um documento que oriente tal processo. O estudo apresenta uma base legal ancorada em legislações nacionais e locais e um referencial esteado em autores como Mainardes, (2006), Castro (2011), Boito Júnior (2007), Cury (2002), Libâneo (2018), Santos Júnior, Azevedo e Ribeiro (2004), Gatti (2019), Nóvoa (2011), Santos (2007), dentre outros. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, através do Parecer de nº 4.620.456, tendo a organização metodológica apoiada numa pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com foco na realização da ação interventiva, constituída pela realização de 03 (três) ateliês formativos. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de questionários, análise de documentos e realização da intervenção através dos ateliês formativos. Como participantes da pesquisa contou-se com representantes institucionais da Secretaria Municipal de Educação e com servidores de carreira do magistério público municipal. Os dados da pesquisa revelaram que a falta de uma ação institucional local, na seleção de pessoal, pode gerar condutas não defendidas pela gestão pública, como critérios de amizade ou indicação política, o que acarreta uma falta de percepção sobre a responsabilidade do trabalho a ser desenvolvido. Os profissionais que atuam na formação de professores precisam ter domínio sobre a ação a ser desenvolvida, a qual deve considerar formação, experiência e titulação. O produto dessa pesquisa se constituiu como um documento normativo e orientador do processo de seleção dos profissionais de carreira do magistério da educação pública municipal, de Feira de Santana, que atuarão na formação de professores.
- ItemEducação profissional e modelagem didática: contribuição pedagógica para a unidade curricular Custos Logísticos(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Silva, Karine das Neves Paixão; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista eO presente trabalho, de característica interventiva, versa sobre a educação profissional e a modelagem didática efetivada na unidade curricular custos logísticos, componente do curso técnico em Logística. Como questão da pesquisa, tem-se: de que forma a modelagem didática pode contribuir para a construção de uma ferramenta pedagógica que possibilite: a) ao discente compreender e resolver problemas de forma contextualizada; b) ao docente uma prática pedagógica de forma estratégica ao processo de ensino. Como objetivo geral, o trabalho propõe uma ferramenta que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica, na Educação Profissional, por meio da modelagem da unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística em um Centro de Formação Profissional (CFP) no Município de Feira de Santana e tem por objetivos específicos: 1) Apresentar perspectivas históricas e contemporâneas da Educação Profissional no Brasil; 2)Contextualizar a modelagem didática e a educação profissional; 3) Propor uma ferramenta pedagógica que auxilie tanto a prática docente como o processo de aprendizagem discente, por meio do princípio da modelagem, para a disciplina Custos Logísticos no curso técnico em Logística. O referencial teórico tem aporte em autores como Cunha (1978), Manfredi (2017), Frigotto (2003, 2005), Libâneo (2018), Kuenzer (2000), Saviani (2008), Bassanezzi (2002), Biembengut (2009), D’Ambrósio (1996). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e autorizada conforme processo nº 3.955.246. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa de natureza interventiva foi a estratégia utilizada no processo de investigação. Como procedimento para coleta de dados foram aplicados questionários com os docentes e discentes, além da realização da modelagem didática na disciplina Custos Logísticos e da análise documental. O produto consiste na proposição de um modelo pedagógico que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica na Educação Profissional, baseado na técnica de modelagem para a unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística, em um (CFP) no Município de Feira de Santana, contemplando uma situação problema ou situação de aprendizagem elaborada para a UC referida. Os resultados evidenciaram que os docentes da educação profissional, embora sejam profissionais com formação em bacharelado, apresentam iniciativas pedagógicas que tentam conectar a didática com a Educação Profissional. A modelagem didática, se apresenta como uma estratégia pedagógica capaz de motivar o aluno para a aprendizagem, além de potencializar a interação, o engajamento e envolvimento do discente no processo educacional.
- ItemFormação permanente de professores e mediação pedagógica com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC)(2021-07-17) Carneiro, Anderson dos Santos; Anecleto, Úrsula Cunha; Castro, Selma Barros Daltro de; Oliveira, Carloney Alves deEsta dissertação, tendo como objeto de estudo o curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (UPTE)” (BAHIA, 2017), discute sobre a formação permanente de professores para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na mediação do ensino e da aprendizagem, em sala de aula. Tematiza, ainda, sobre a realização de processos formativos que tenham como base epistemológica a racionalidade comunicativa e a construção de inteligência coletiva. A pesquisa tem como geradora de reflexões a seguinte problemática: como as ações formativas desenvolvidas pelo UPTE contribuíram para a formação permanente do professor para a utilização das TIC na mediação pedagógica, fomentando a construção da inteligência coletiva, a partir da racionalidade comunicativa? Em face da necessidade de resposta para esse questionamento, foi traçado o seguinte objetivo geral: refletir sobre as contribuições advindas da formação realizada pelo curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (UPTE)”, a partir de reflexões fomentadas pelos professorescursistas, e suas imbricações na mediação pedagógica e no fomento à inteligência coletiva construída por uma racionalidade comunicativa. Com um caráter interventivo, o perfil metodológico é de um estudo qualitativo com enfoque colaborativo, realizado no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP SEMIÁRIDO), localizado na cidade de São Domingos/BA, com a colaboração de dezessete coconstrutores. Os dispositivos de pesquisa utilizados foram: questionário on-line; grupo de discussão; App-diário on-line de pesquisa; plataforma on-line de pesquisa e formação; software Nvivo. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. As discussões e reflexões tiveram por alicerce as seguintes concepções teóricas: formação permanente de professores; TIC e mediação pedagógica; práxis pedagógica; inteligência coletiva; e racionalidade comunicativa. Como produto, concebeu-se uma matriz dialógico-reflexiva para a formação permanente de professores e o uso das TIC em sala de aula na escola locus. Com o estudo, inferimos que o UPTE pouco reverberou para a construção de uma prática de formação permanente dos professores em relação ao uso das TIC na mediação pedagógica, enquanto processo interativo e comunicativo de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se, ainda, que os sujeitos participantes identificam o caráter eminentemente técnico-instrumental do curso, em detrimento da construção de ações pedagógicas interativo-dialógicas, a partir das TIC. As discussões e reflexões notabilizaram, também, os movimentos de práxis dos coconstrutores (professores) e o quanto os partícipes estão engajados em suas respectivas formações permanentes, objetivando possibilidades reais de acionamento das TIC, em sala de aula, para mediar o ensino e a aprendizagem.
- ItemGestão escolar, desenvolvimento profissional e produção compartilhada de conhecimento: registro de práticas democráticas através de um e book em um município do Território do Sisal-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-20) Santos, Hemily Araujo dos; Castro, Selma Barros Daltro de; Coelho, Patricia Julia Souza; Venas, Ronaldo FigueiredoEsta pesquisa, intitulada Gestão escolar, desenvolvimento profissional e produção compartilhada de conhecimento: registro de práticas democráticas através de um e book em um município do Território do Sisal-BA, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Interventiva e Social (MPIES), tem a seguinte questão norteadora: Como os encontros formativos com os gestores escolares podem contribuir para o desenvolvimento profissional com foco em práticas gestoras compartilhadas através dos registros no e-book em um município do Território do Sisal-BA? Teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento profissional de gestores escolares em um município do Território do Sisal-BA, por meio de encontros formativos e de registros compartilhados das práticas democráticas em um e-book. Para tal alcance, os objetivos específicos foram: a) discutir a gestão escolar com ênfase no modelo de gestão democrática e sua relação com o desenvolvimento profissional; b) realizar encontros formativos com gestores escolares, discutindo aspectos profissionais, legais locais, teóricos da gestão escolar e as suas dimensões; e c) construir de forma colaborativa com os gestores escolares um e-book em que se revelem práticas e experiências das ações gestoras através de registros. A investigação ancorou-se nos estudos de Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Luck (2009), Marcelo (2009), Paro (2009), entre outros. Os aspectos metodológicos se constituíram a partir da pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa de intervenção em educação, utilizando como estratégias de coleta de dados, questionário semiaberto, análise documental, diário de campo e encontros formativos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com parecer consubstanciado sob o nº 6.100.375. Como produto final, foi construído colaborativamente com os gestores escolares um e-book intitulado Registros de práticas gestoras em um Município do Território do Sisal-BA, contendo registros das práticas gestoras implementadas no local de atuação dos gestores. Os resultados evidenciam que a elaboração e a implementação dos planos de ação, propiciaram mudanças na percepção dos gestores em relação a desenvolvê-los diante dos desafios emergentes, levando-os a ressignificar os planos como instrumento pedagógico para as práticas cotidianas de gestão escolar.
- ItemGrêmio estudantil na gestão democrática: proposições com estudantes do ensino médio(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-02) Ferreira, Janieli Lopes; Castro, Selma Barros Daltro de; Soares, Marcia Torres Neri; Silva, Fabrício Oliveira daEsta pesquisa problematizou o grêmio estudantil (GE), através da seguinte questão: como o GE pode se estabelecer enquanto instância para o desenvolvimento da participação estudantil e fortalecimento da gestão democrática, a partir da perspectiva de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Território de Identidade do Sisal (TIS)? O objetivo geral foi: analisar o GE e sua constituição enquanto instância para o desenvolvimento da participação estudantil e fortalecimento da gestão democrática, com vistas à construção de um e-book que subsidie a criação e implementação de GE, a partir da perspectiva de estudantes do Ensino Médio de uma Escola pública do Território de Identidade do Sisal. Os objetivos específicos foram: 1) discutir o GE como instância máxima e legítima de participação dos(das) estudantes no ambiente escolar e sua relação com a gestão democrática e participativa; 2) discutir sobre participação estudantil e suas implicações para/com o GE; 3) realizar ateliês formativos com estudantes de uma escola pública do Ensino Médio sobre aspectos teórico-metodológicos do GE; 4) construir com os(as) estudantes um e-book que subsidie a criação e implementação do GE em escolas do (TIS)-Bahia. O embasamento teórico contou com autores como: Bordenave (2002), Ciseski e Romão (2012), Cury (2002), Demo (1996), Ferretti; Zibas e Tartuci (2004), Gadotti e Romão (2012), Gadotti (2012), Lück (2009, 2013), Libâneo; Oliveira e Toschi (2012), entre outros. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética da UNEB, Parecer nº. 5.080.746, teve como opção metodológica a abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa de intervenção colaborativa (PEREIRA, 2019). As estratégias para a produção e levantamento de informações foram: a) intervenção educativa, realizada por meio dos Ateliês Formativos com os(as) estudantes do Ensino Médio, registros das gravações das falas dos(das) estudantes e nos formulários construídos no Google Forms; b) análise de documentos que apresentam indícios de participação estudantil na escola e documentos que versam sobre o GE no site institucional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O locus foi uma escola pública de Ensino Médio, situada no TIS, Bahia, e os(as) colaboradores(as), doze (12) estudantes matriculados(as) no 1° ao 3° ano. Como produto final, foi construído colaborativamente com os(as) estudantes o e book intitulado “Grêmio estudantil: juventude em ação”, contendo orientações sobre concepções e processos para a criação de GE em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia. A obra, que possui registro de ISBN (International Standard Book Number), está publicizada no site do MPIES e perspectiva contribuir para que os(as) jovens estudantes criem os GE nas suas respectivas escolas, especialmente no TIS. Os resultados revelaram: a) as possibilidades de contribuição do GE na promoção do modelo de gestão democrática na escola, por meio do reconhecimento de que estudantes jovens também são protagonistas do fazer educativo; b) pouco conhecimento dos(das) estudantes acerca do que é um GE e seu funcionamento; c) necessidade da escola promover espaços formativos com os(as) estudantes como possibilidade de despertar o interesse para composição do GE.
- ItemPolíticas públicas para a educação do campo no município de Santa Luz - Bahia no período 1997-2017(2020-12-12) Lima, José Romildo Pereira; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Eugenio, Benedito Gonçalves; Trindade, Domingos Rodrigues da; Castro, Selma Barros Daltro deA presente pesquisa tem o propósito de compreender as Políticas Públicas para a Educação do Campo no município de Santa Luz – Bahia no período 1997-2017. Nesse sentido, ancoramo-nos na seguinte indagação: de que forma o sistema municipal de educação de Santa Luz, Bahia tem contribuído no desenvolvimento e fortalecimento da Educação do Campo no decorrer dessas duas décadas (1997 a 2017)? A investigação foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas, com abordagem qualitativa. As reflexões fundamentam-se teoricamente nos estudos sobre a Educação do Campo e seus percursos históricos de Arroyo, Caldart e Molina (2004), Arroyo (2012), Caldart (1997), na categoria de Política Pública nos fundamentamos em Azevedo (1997), Friedman (1984), Jobert e Muller (1987), Mészarós (2005), Peroni (2003) e Scheibe (2002) nas discussões de trabalho pedagógico contamos com Ferreira (2015), discutindo conjuntura nos ancoramos em Fernandes, Cerioli, Caldart, (2009), Ferreira (2015) e Molina & Sá (2012). Como proposta de intervenção, realizouse a promoção de um curso de formação para os conselheiros municipais de educação, por via de um debate coletivo embasado teoricamente na Educação do Campo como concepção e não como programa de educação. Portanto, repensando a educação ofertada para o campo a partir da escuta dos sujeitos que dela fazem parte. Os resultados dessa investigação nos revelaram a ausência de Políticas Públicas municipais que contemplassem a Educação do Campo enquanto perspectiva emancipadora do homem e da mulher do campo. Desencadeando então, como desdobramento dessa pesquisa uma carta recomendação para o CME abarcando orientações a serem desenvolvidas a partir de sessões reflexivas para dialogar e refletir coletivamente e assegurar aos povos do campo uma educação contextualizada e emancipatória.
- ItemPrincípios teórico-metodológicos para o ensino de geografia na escola: caderno didático como subsídio à prática de professores dos anos iniciais no município de Valente-Ba(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-08-03) Santos, Gêisa Cunha dos; Batista, Marize Damiana M. B. e; Castro, Selma Barros Daltro de; Almeida, Lorena Ferreira de SouzaDiante do ideário neoliberal presente na educação, faz-se necessário questionar qual a geografia que está sendo ensinada nas escolas públicas brasileiras, considerando as implicações na prática de professores dos Anos Iniciais e as possibilidades superadoras. Assim, essa pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética, com parecer de número 5.475.168, tem como objetivo geral analisar a prática de ensino de geografia de/com professores dos anos iniciais do município de Valente-BA. Como objetivos específicos: analisar as dimensões de conteúdo e método que embasam a prática pedagógica a partir de um balanço da produção sobre ensino de geografia escolar no Brasil; problematizar a concepção de geografia que prevalece na prática de professores do ensino fundamental I, tendo como eixo orientador o tratamento dado ao livro didático; desenvolver uma proposta de intervenção por meio de oficinas formativas com professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental, articulando a práxis do ensino de geografia sob a abordagem da pedagogia histórico-crítica para problematizar a prática pedagógica e de maneira dialógica, identificar aspectos subsidiadores da práxis que envolve o processo de ensinar geografia e elaborar coletivamente por meio da sistematização da intervenção, um caderno didático contendo subsídios teórico-metodológicos norteadores da práxis acerca do ensino de geografia. Busca-se com isto conhecer como a Geografia é ensinada nas escolas e principalmente, situar o papel da ciência geográfica que é ensinada na educação básica, destacando a importância da apropriação deste conhecimento na prática pedagógica dos professores no que diz respeito à superação do modelo fragmentário de ensino e na superação de pensamentos que fragmentam a realidade socioespacial. Para tanto, foram realizadas intervenções fundamentadas na abordagem da pedagogia histórico-crítica através de oficinas formativas e com o resultado da sistematização dos dados foi elaborado um caderno didático em forma de E-book, contendo subsídios para o ensino de Geografia com alunos dos Anos Iniciais.