Navegando por Autor "Castro, Selma Barros Daltro de"
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- ItemAnais do II Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado Da Bahia, 2018-08-16) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO II seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia, do Departamento de Educação/Campus XI - Serrinha, organizado e executado por pesquisadores, estudantes e técnicos que compõem o grupo. Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino e a extensão constitui-se em tripé fundante na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o II Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social visa disseminar pesquisas oriundas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações, Teses, Iniciação Científica e Resultados de Pesquisas vinculadas a grupos.
- ItemAnais do III Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado Da Bahia, 2019-09-27) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO III seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia, do Departamento de Educação/Campus XI - Serrinha, organizado e executado por pesquisadores, estudantes e técnicos que compõem o grupo. Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino e a extensão constitui-se em tripé fundante na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o III Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social visa disseminar pesquisas oriundas de Conclusão de Curso (TCC, Dissertações, Teses), Iniciação Científica e resultados de pesquisas vinculados à Grupos de Pesquisa, PIBID, Experiência Profissional, Projeto de Extensão e de Ensino.
- ItemAnais do IV Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-09-24) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO IV Seminário Internacional Educação Políticas Públicas e Desenvolvimento Social é um evento internacional, bianual, promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Departamento de Educação/Campus XI – Serrinha Ba, organizado e executado pelas líderes, pesquisadoras, estudantes e técnicas que compõem o grupo em parceria com o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/CAMPUS XI). Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino, a extensão e a internacionalização constituem-se em pilares fundantes na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o IV Seminário Internacional EPODS visa disseminar pesquisas oriundas de Conclusão de Curso (TCC, Dissertações, Teses), Iniciação Científica e resultados de pesquisas vinculados a Grupos de Pesquisa, PIBID, Experiência Profissional, Projeto de Extensão de Ensino e de Pós-graduação stricto sensu da UNEB e de outras Instituições de Ensino Superior do âmbito regional, nacional e internacional. Destarte, os objetivos do IV Seminário Internacional EPODS visam socializar e debater pesquisas que ampliem os conhecimentos sobre a relação educação, políticas públicas e desenvolvimento social, com vistas a desvelar a complexidade de saberes e práticas educativas concernentes, bem como as interfaces que tangenciam a formação docente; oportunizar a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e internacionalização no DEDC Campus XI e na Universidade; fomentar a articulação de pesquisa em rede com outros grupos de pesquisas e universidades; e promover a divulgação e sistematização de trabalhos acadêmicos e científicos. Ademais, esperamos que esta IV edição do evento possa continuar com a nossa premissa de problematizar questões com base na Conferência de abertura, no canal Apontamento de Pesquisas no YouTube, “Direitos humanos e Interculturalidade: potencial transformador para uma sociedade sustentável”, com a Profª Drª Francisca Eugênia dos Santos (USACH); na Mesa Redonda Virtual, no canal Apontamento de Pesquisas no YouTube, “Impacto epidemiológico da COVID nas prisões: repercussões na saúde mental”, com a Profª Drª Cláudia Regina de O. Vaz Torres e o Profº Drº José Menezes e pelas sessões de comunicação oral.
- ItemAnais do V Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-15) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO V Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social é um evento internacional, bianual, promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Departamento de Educação/Campus XI – Serrinha BA, organizado e executado pelas líderes, pesquisadores/as, estudantes e técnicas que compõem o grupo em parceria com o Curso de Mestrado do Programa de Pós graduação Stricto Sensu Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB/CAMPUS XI). O evento tem por objetivo garantir um espaço destinado ao diálogo e à socialização das atividades dos/as pós-doutorandos/as, mestrandos/as, estudantes de Iniciação Científica e de graduação. Tais ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de cunho técnico-científico estão articuladas com a Graduação, Pós-graduação, Redes de Pesquisas e a sociedade civil organizada a partir de interlocuções com os territórios baianos e as Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais. Destarte, é relevante destacar que essa edição é marcada pela comemoração dos 40 anos da UNEB, 35 anos no Campus XI, 9 anos do grupo EPODS e 5 anos do PPGIES. Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino, a extensão e a internacionalização constituem-se em pilares fundantes na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o V Seminário Internacional EPODS visa disseminar pesquisas oriundas de Conclusão de Curso (TCC, Dissertações, Teses), Iniciação Científica e resultados de pesquisas vinculados a Grupos de Pesquisa, PIBID, Experiência Profissional, Projeto de Extensão, Projeto de Ensino e de Pós-graduação stricto sensu da UNEB e de outras Instituições de Ensino Superior do âmbito regional, nacional e internacional. Ademais, esperamos que esta quinta edição do evento possa continuar com a nossa premissa de problematizar questões com base na Conferência de Abertura intitulada “Pesquisa-ação no contexto da pós-graduação stricto sensu: desafios e potencialidades interventivas”, com o Profº Dr. Michel Thiollent, na sequência do evento teremos: Palestra 1 “Poéticas no curso dos rios da região Kongo”, com o Profº Dr. Nsimba Jose, a Palestra 2 intitulada “Novo Ensino Médio: Reformulação ou Revogação?”, com a Profº Me. Getúlio Marques Ferreira, assim como com os importantes debates nas sessões de comunicação oral e lançamento de livros.
- ItemCaderno de artigos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar - Vol 2(Universidade do Estado Da Bahia, ) Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Castro, Selma Barros Daltro deA produção intitulada Caderno de artigos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar, volume 1, emerge das produções de estudantes e professores, escritas a partir das atividades denominadas Colóquios e Seminários, desenvolvidas no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social - MPIES, da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XI, Serrinha-Ba, no decorrer do ano de 2023. Essa obra inaugura um novo formato de produção, tendo em vista que até 2022, os registros das atividades eram feitos em formato de resumo expandido. Com o amadurecimento acadêmico do MPIES e a necessidade de trazer mais contributos científicos e profissionais para a comunidade universitária, surgiu a necessidade de organizar a produção a partir de artigos produzidos pelos mestrandos e, em alguns textos, mestrandos e orientadores. Os textos trazem a articulação de aspectos teóricos e descritivos, embasados em uma concepção que valoriza a interlocução com a interdisciplinaridade, abordando temáticas contemporâneas experenciadas no cotidiano profissional e com o aprofundamento conceitual inerente à produção do conhecimento. Os temas tratados nas atividades de Seminários e Colóquios foram proposições que emergiram da escuta do conjunto de professores e estudantes do MPIES, construídos com a leitura de textos acadêmicos e a participação de profissionais renomados do ambiente profissional e que tinham vinculação com as temáticas, assim definidas: 1º Seminário - Pesquisa aplicada, processos de intervenção social: disputando a perspectiva crítica- superadora; 2º Seminário - Inovação e proteção da propriedade intelectual e o plágio acadêmico; 1º Colóquio - Letramento racial; 2º Colóquio - Transexualidade e olhares multidisciplinares para e na construção de diálogos inclusivos. Espera-se que essa obra, caracterizada por aportar princípios de respeito e valorização à diversidade inerente ao mundo contemporâneo, possa contribuir de modo interdisciplinar com o debate acerca da produção científica e suas vinculações ao contexto profissional.
- ItemEducação, políticas públicas e religião: diálogos interventivos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Santos, Janeide Bispo dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Martins, Paulo Cézar Borges; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Castro, Selma Barros Daltro deTivemos como tarefa escrevinhar este texto, que é a apresentação do livro “Educação, Políticas Públicas e Religião: diálogos interventivos”, esse que envolve o I WEBSEMINTER, o I WEB COLEPODS, o I Colóquio Internacional do LEPEGE e o III Colóquio Internacional sobre diversidade religiosa no Brasil Contemporâneo. A presente obra está dividida em três partes: Parte I – Educação; Parte II – Políticas Públicas; e Parte III – Religião. É importante ressaltarmos, aqui, os diversos grupos de pesquisa envolvidos nesta construção. Iniciamos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional, que é a multicampia, uma característica interdepartamental, possuindo pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que ele foi criado e certificado pelo CNPq, em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/interdisciplinar. O Grupo é composto por 08 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Está ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tem como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde; 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem; 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país; através de apresentações de comunicações, proposições de Grupo de Trabalho e da Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo, evento pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização são ancoradas por meio de diálogo, proposição de pesquisa e publicações conjuntas com as seguintes IES estrangeiras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Continuamos agora com o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE), que é integrante do Programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI. Tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes à análise da relação sociedade e natureza em suas interfaces com a Educação e a Geografia, considerando suas repercussões socioespaciais. Também visa produzir compreensões acerca dos projetos de sociedade em disputa, considerando suas correlações no âmbito dos paradigmas científicos, no arranjo socioespacial, nas teorias e práticas educacionais, bem como nas concepções de homem e de sociedade. Este grupo de pesquisa integrou as atividades do I Web Seminário Internacional Interdisciplinar: diálogos interventivos (I WEB SEMINTER), promovido pelo MPIES, através do seu I WEB Colóquio Internacional, cujo título foi Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais na Pandemia. Este colóquio teve o objetivo de contribuir com os debates acerca das políticas públicas, da educação e dos movimentos sociais, problematizando o papel do Estado no contexto da sociedade de classes, tendo em vista o trato dado à educação pública, sob o contexto das políticas neoliberais e analisando as suas repercussões socioespaciais no cenário da pandemia. Além disso, também foram evidenciados os enfrentamentos, as disputas, as resistências e as proposições que têm sido produzidas pelos movimentos sociais na defesa dos seus territórios sob uma perspectiva contra-hegemônica.
- ItemI Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social(Universidade do Estado Da Bahia, 2017-09-20) Amorim, Ivonete Barreto de; Castro, Selma Barros Daltro deO seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), da Universidade do Estado da Bahia, do Departamento de Educação/Campus XI - Serrinha, organizado e executado por pesquisadores, estudantes e técnicos que compõem o grupo. Em tempo, ratificamos que a pesquisa, o ensino e a extensão constitui-se em tripé fundante na formação profissional de estudantes no âmbito da universidade que preza pela qualidade. Com efeito, o I Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social visa disseminar pesquisas oriundas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações, Teses, Iniciação Científica e Resultados de Pesquisas vinculadas a grupos.