Navegando por Autor "Castro, Samara Mendes Toledo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA presença da Educação Ambiental nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental.(Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII, 2025-01-11) Castro, Samara Mendes Toledo; Aguiar, Maria Célia Santana; Moreira, Edna souza; Oliveira, Maria ErcíliaA presente monografia analisa como a Educação Ambiental está presente nos livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao longo do estudo, apresentam-se reflexões sobre a Educação Ambiental bem como as macrotendências político pedagógicas que vêm permeando a Educação Ambiental brasileira bem como as hegemonias. Este estudo se pautou em uma abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, com análise feita por triangulação, tendo como instrumentos de produção de dados o Plano Nacional do Livro Didático-PNLD e o livro didático de Ciências do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano da coleção A conquista – Ciências – Ensino Fundamental – Anos Iniciais de Geslie Coelho Carvalho da Cruz, adotado pela rede municipal de ensino das escolas públicas de Bom Jesus da Lapa – BA. A Educação Ambiental é contemplada na coleção analisada, com temas diversos como Animais em extinção, Resíduos sólidos urbanos e a política dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar; Impactos Ambientais e preservação dos ecossistemas naturais. Percebe-se nos temas e atividades, um misto de todas as macrotendências político pedagógicas da EA: conservacionista, pragmática e crítica, com uma predominância da macrotendência pragmática, o que é reflexo dos documentos oficiais que norteiam a EA no Brasil. As atividades reforçam orientações voltadas para uma EA comportamentalista, mas já se verificam atividades que exploram a inserção do humano nas questões socioambientais, não só como o que degrada, mas que também está inserido e é afetado por tais desequilíbrios, num viés da macrotendência crítica da EA. O livro didático de Ciências da coleção analisada, apresenta uma proposta que tanto auxilia o/a professor/a na formação ambientalmente orientada, visando a construção de sujeitos, participativos, críticos e cidadãos. Palavras-chave: Educação Ambiental; livro didático; Ensino de Ciências; educação.