Navegando por Autor "Castro, Janio Roque Barros de"
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- ItemCaminho da fé ou caminho do povo? :Ordenamento territorial na Península de Itapagipe – Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-31) Amorim, Jaqueline Lima; Baitz, Ednice de Oliveira Fontes; Castro, Janio Roque Barros de; Camboim, Silvana PhilippiO ordenamento territorial busca, captar os grandes padrões de ocupação, as formas predominantes de valorização do espaço, os eixos de inserção do povoamento e das inovações técnicas e econômicas e a direção prioritária dos fluxos demográficos e de produto, visando estabelecer um diagnóstico geográfico do território, indicando tendências e aferindo demandas e potencialidades, de modo a articular as políticas públicas setoriais, com vista a realizar os objetivos estratégicos do governo. Porém, este vem sendo pensado em Salvador para fornecer discursos técnicos para intervenção governamental, orientando-se efetivamente para uma modernização excludente da cidade onde os planos de desenvolvimento urbano se sucederam, como em outras capitais brasileiras, favorecendo múltiplos interesses econômicos. Nesse contexto, o capital imobiliário vem adquirindo um novo poder e protagonismo sobre o desenvolvimento da cidade, acentuado pela sua maior capacidade de intervenção no espaço urbano e pelo grau de liberdade do qual passou a desfrutar a partir do “empreendedorismo urbano”. Essa liberdade para a atuação do mercado imobiliário atingiu de forma mais direta e imediata alguns territórios como a Península de Itapagipe, que passou a despertar a cobiça do capital imobiliário por sua localização nas bordas da Baía de Todos os Santos. Diante desse novo padrão de governança sobre a cidade de Salvador, que parece estar sendo aplicado à risca na Península de Itapagipe, fica a seguinte indagação: Quais são os impactos das políticas públicas no planejamento urbano na Península de Itapagipe de 2000 a 2020? Por essas razões, esta pesquisa tem como objetivo a análise do processo de planejamento urbano e o ordenamento territorial na Península de Itapagipe – Salvador/BA entre 2000 e 2020 por meio dos planos e projetos urbanísticos, indicando os seus possíveis impactos territoriais para a população local. Esta pesquisa é documental, mas utiliza técnicas de cunho quantitativo e qualitativo para alcançar seus resultados. Uma técnica importante para a presente análise é a pesquisa bibliográfica sobre a Península de Itapagipe, seu desenvolvimento social e histórico, e sobre os sucessivos planos e políticas urbanas definidas pela Prefeitura de Salvador entre 2000 e 2020 para a área. Entre estas fontes encontram-se a imprensa soteropolitana, livros e artigos sobre a História de Salvador e da Península de Itapagipe. A caracterização socioeconômica da área exigiu o levantamento de dados demográficos, sociais e econômicos junto a órgãos públicos. A identificação dos proponentes, financiadores e beneficiários dos projetos e planos urbanísticos estabelecidos para a Península de Itapagipe exigiu também um mapeamento da sociedade civil local, por meio de análise de notícias. A análise dos impactos territoriais do ordenamento territorial da Península de Itapagipe foi objetivado por meio da criação de uma metodologia para Avaliação de Impacto Territorial para a realidade brasileira, aplicada no Projeto Caminho da Fé, o qual foi criado em homenagem a Irmã Dulce, santa brasileira cuja a história está ligado ao território itapagipano. Este estudo possibilitou a criação de uma metodologia de Avaliação de Impacto Territorial a qual tornou possível a identificação dos impactos territoriais do empresariamento urbano aplicado pelo poder local de Salvador no ordenamento territorial da Península de Itapagipe, sendo estes o impacto na infraestrutura e na economia do turismo, e os resultados desta pesquisa estão disponibilizados em um dashboard.
- ItemCidade, cultura e ensino de geografia: proposições para abordagens das dimensões culturais de Cachoeira-BA nos espaços educacionais(2023-05-07) Silva, Aisllan Damacena Souza da; Castro, Janio Roque Barros de; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos; Portugal, Jussara Fraga; Cavalcanti, Lana de SouzaO espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se abordar com as questões urbanas em sala de aula, de maneira ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso da cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações dos períodos colonial e imperial. Nessas mesmas ruas, ocorrem durante todo o ano diversas manifestações culturais relacionadas às expressões identitárias do Recôncavo. Diante disso, o presente estudo problematiza o espaço urbano por meio das especificidades da cidade de Cachoeira, com ênfase nas suas dimensões culturais e seu espaço de ensino para a Geografia. Adota-se, enquanto objetivo geral para essa pesquisa, analisar as dimensões culturais no/do espaço urbano da cidade histórica de Cachoeira, situada no Recôncavo Baiano, apresentando proposições didático-pedagógicas para o trabalho docente, com essas dimensões, no contexto do ensino de Geografia. Com abordagem metodológica qualitativa, os procedimentos desenvolvidos neste estudo de caso contemplam levantamento bibliográfico, o qual desencadeou, no referencial teórico-conceitual deste trabalho, análise de anais dos principais eventos do ensino de Geografia da atualidade, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), do Plano Nacional de Cultura (PNC), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Municipal (DCRM) de Cachoeira e, por fim, realização de entrevistas com quatro professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Edvaldo Brandão Correia. Levando em consideração que a cultura é um tema recorrente na área educacional e que a Geografia possui influência nesse debate, o presente trabalho se constitui em uma relevante contribuição com a Geografia Escolar, em que, por meio de interfaces dialógicas entre cultura, urbano e ensino, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, valorizando, assim, a importância do cotidiano dos estudantes.
- ItemCultura, Territorialidades e Propriedade intelectual: análise crítica do discurso sobre indicações geográficas na Bahia(2021-04-06) Silva, Priscila de Jesus; Castro, Janio Roque Barros de; Caldas, Alcides dos Santos; Teixeira, Salete KozelEsta pesquisa aborda a produção e a circulação de sentidos por meio da linguagem, no ambiente da Propriedade Intelectual brasileiro, para captar as significações produzidas através dos registros de Indicações Geográficas (IGs), nos territórios com produtos de especificidade territorial do estado da Bahia - Brasil. O objetivo é identificar e analisar, através de uma abordagem dialógica entre os Estudos Culturais, processos comunicacionais e a Geografia, a apropriação dos elementos culturais que competem para o reconhecimento e a consolidação das IGs. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia (PROET – UNEB) e elucidou o lugar das identidades culturais na construção discursiva hegemônica sobre as IGs; as territorialidades implicadas nessas construções, além de apontar as fragilidades e potenciais dos repertórios culturais enquanto recurso para o desenvolvimento territorial. Do ponto de vista metodológico, o trabalho norteia-se pelo modelo tridimensional da Análise Crítica do Discurso (ACD), em Fairclough, através do qual se pode averiguar as práticas sociais e discursivas, ideologias e intertextualidades imbricadas no discurso hegemônico sobre IG na Bahia. Investiga-se como a dimensão cultural dos territórios é interpelada tanto nos textos jurídico-técnicos das institucionalidades das IGs, como pelo discurso midiático sobre o tema. Norteando-se pela Análise Crítica do Discurso (ACD), em Fairclough, e por teóricos como o brasileiro Rogério Haesbaert e o britânico-jamaicano Stuart Hall, investigou-se como a dimensão cultural dos territórios é interpelada tanto nos textos jurídico-técnicos das institucionalidades das IGs, como pelo discurso midiático. Tratou-se de compreender como a lógica globalista para o consumo, sob os rótulos dos produtos de origem, impacta nas narrativas sobre a multiplicidade de representações identitárias territoriais e competem para o reconhecimento e promoção, ou suposta invisibilização das diferenças. Os resultados da pesquisa apontaram diretrizes para a sinergia entre os campos da Propriedade Industrial e produção em comunicação e cultura, na perspectiva da valorização da dimensão simbólica e identitária territorial através das IGs.
- ItemDinamismo urbano e organização espacial no entorno dos principais templos católicos de Santo Antônio de Jesus- BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-10) Santos, Ronês de Jesus; Castro, Janio Roque Barros de; Silva, Luís Claudio Requião da; Correia, Sandro SantosO catolicismo está presente no território brasileiro desde o início do colonialismo/expansionismo europeu, nesse sentido os primeiros templos Católicos foram edificados a partir do processo exploratório que ocorreu na época. O catolicismo é uma religião que se tonou hegemônica no Brasil em diferentes ciclos históricos. Ao se observar a morfologia e as organizações espaciais das cidades brasileiras, nota-se que a maioria dos templos Católicos estão situados em áreas proeminentes na qual se desenha uma centralidade. No presente trabalho, analisa-se o dinamismo urbano e a organização espacial no entorno dos principais templos Católicos da cidade de Santo Antônio de Jesus, localizado no território de identidade do Recôncavo Baiano. Para atingir os objetivos da pesquisa foi necessário compreender como os Templos Católicos influenciam na dinâmica urbana das cidades e seu papel como agente modelador do espaço urbano. Inicialmente se fez um referencial teórico-conceitual, observações da área de estudo através das fotografias e análise dos dados obtidos, optou-se por uma metodologia qualitativa. Os resultados das pesquisas realizadas ao longo do trabalho, indicam um forte dinamismo urbano, além de diferentes formas e uso do solo nas adjacências dos templos Católicos da cidade de Santo Antônio de Jesus.
- ItemEnsino de história e questões identitárias e territoriais: narrativas de estudantes e professores do ensino médio do Recôncavo Baiano(2021-05-28) Menezes, Leandro Oliveira de; Oliveira, Simone Santos de; Castro, Janio Roque Barros de; Oliveira, Itamar Freitas deEsta dissertação se propõe analisar como o ensino de História, nos municípios baianos de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba e São Félix, contribui com as identificações territoriais dos estudantes do ensino médio. Para tanto, recorre à discussão teórica sobre território, identidade e Ensino de História e ao contato com sujeitos que vivenciam a rotina do ensino e aprendizagem em História, na escolarização formal. Esta pesquisa contribui com a ampliação das discussões que versam sobre a relação entre território e identidade, bem como sobre a importância do ensino de História na formação identitária dos sujeitos em uma determinada fração do espaço geográfico. Trata-se de um estudo (auto)biográfico, com inspirações na fenomenologia e, portanto, uma investigação qualitativa e descritiva. O recorte espacial escolhido foi o Recôncavo Baiano, mais precisamente os municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba e São Félix. O método de recolha de informações utilizado foi a entrevista narrativa aplicada virtualmente devido à necessidade do distanciamento social como consequência da COVID 19. Os colaboradores de pesquisa foram quatro professores de História e oito estudantes, todos vinculados ao ensino médio nas escolas públicas dos municípios investigados. Foi possível, através deste estudo, identificar que o ensino de História vivenciado pelos professores e estudantes entrevistados oferta os conteúdos historicamente concebidos e reiteradamente determinado por dispositivos legais, como também temáticas outras que favorecem diversas identificações sociais, algumas delas territoriais também. Este percurso formativo proposto nas aulas de História contribui com a ampliação da Consciência Histórica, ao mesmo tempo em que impele a uma maior participação política. Além disso, tornou-se evidente que existem discussões locais, ainda que de maneira pouco expressiva, e que as discussões regionais são praticamente inexistentes, de modo que os estudantes têm dificuldade de identificar a regionalidade, Recôncavo Baiano, como um marcador social pessoal.
- ItemEntre a “Feira velha” e a “Feira nova”: um estudo sobre a intervenção na feira de São Joaquim de Salvador, Bahia (2012 a 2016)(2022-08-08) Barreto, Jamine Krause de Souza; Oliveira, Lysie dos Reis; Castro, Janio Roque Barros de; Falcão, Plínio MartinsAs Feiras livres são espaços periódicos de comércio que se expressam de diferentes formas em diferentes contextos geográficos no Brasil. Na cidade de Salvador/Bahia destacase a Feira de São Joaquim como a maior Feira livre do Estado. O presente trabalho consiste na análise crítica da intervenção urbana proposta no espaço da Feira de São Joaquim, no período de 2012 a 2016, denominada de 1ª Etapa, dentre as 03 (três) previstas no projeto urbanístico denominado pelo poder público estadual de “requalificação”, resultando em 02 (dois) espaços popularmente chamados de “Feira Velha” e “Feira Nova”. Para esta análise, foi necessário observar estes espaços com ênfase na investigação da “Feira Nova”, considerando questões relacionadas ao planejamento urbano, gestão e participação social sobre a ótica territorial, identificando pontos negativos e positivos ocasionados pela intervenção aos sujeitos sociais que usam e se apropriam da Feira e as transformações espaciais daí decorrentes. Essa investigação foi baseada nas visitas in loco, nas entrevistas com feirantes e frequentadores, nas observações dos ambientes construídos, fundamentadas na Avaliação Pós-Ocupação (APO) considerada uma metodologia de pesquisa, já utilizada em trabalhos acadêmicos, que além de uma avaliação técnica, baseia-se nos depoimentos dos usuários do meio social a ser estudado, identificando quais são as suas necessidades, buscando importantes informações no processo de projeto. Dessa forma, em resposta ao questionamento central da pesquisa, foi possível verificar se, de fato, pode-se denominar de requalificação a intervenção executada na Feira, seguindo os padrões técnicos, conceituais e normativos aplicados pelo IPHAN/IPAC para os espaços públicos urbanos de caráter patrimonial, já que a Feira de São Joaquim é considerada patrimônio cultural imaterial para os baianos. Nessa perspectiva, identificou-se que essa intervenção gerou mais pontos negativos do que positivos, os quais se concentram nos aspectos da estrutura física e de gestão do espaço que serão abordados no último capítulo deste trabalho.
- ItemA geografia no ensino fundamental i: práticas docentes e os desafios para ensinar a ler o mundo(2016-07-27) Ferreira, Carlos Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Castro, Janio Roque Barros de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Santos, Luciene SouzaO ato de ensinar exige constantes reflexões acerca dos métodos e práticas pedagógicas empregados pelos educadores e, sobretudo, os seus desdobramentos na vida escolar e social. Sob essa ótica, essa dissertação tem como objetivo refletir a respeito das práticas e concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino de Geografia, a fim de compreender as realidades e a consequente formação de consciências cidadãs, visto que é nesse segmento escolar onde se constroem as bases para uma instrução significativa. A pesquisa baseia-se nas análises das atividades desenvolvidas por professores e os relativos rendimentos apresentados pelos alunos em unidades escolares, localizadas no distrito de Inhatá, município de Amélia Rodrigues - Bahia. Fundamentados nos princípios da pesquisa participante, elegeu-se uma análise qualitativa dos dados, interpretados a partir da realização de observações, da análise documental e do uso de questionários e entrevistas com docentes investigados. Após essa etapa, identificou-se que a formação continuada específica dos professores é um mecanismo indispensável para a construção de saberes que possibilitam a realização de uma práxis condizente com as concepções da Geografia. Diante disso, constatou-se a necessidade da promoção de encontros para o compartilhamento de ideias e a socialização de experiências, com a finalidade de planejar estratégias para a ressignificação didática do ensino. Nessa perspectiva, por meio de um processo colaborativo, foi pensada a oficina pedagógica temática – A Geografia sem Segredos: Teoria e Prática. O produto desses encontros formativos será a elaboração de Proposições Metodológicas para Trabalhar com Geografia no Ensino Fundamental I. Assim, essa qualificação profissional docente merece destaque, na medida em que visa instrumentalizar os professores para lidar com os princípios da análise espacial – principal objeto de estudo da Geografia –, contribuindo para que os educandos desenvolvam a capacidade de apreensão da realidade e compreendam as diversidades, a partir da percepção e interpretação dos fatos e fenômenos espaciais, nas suas diferentes escalas. Com isso, acredita-se que, pesquisando e discutindo questões inerentes ao sistema educativo, o professor pode ampliar a visão sobre os possíveis caminhos para a construção de uma educação de qualidade, capaz de contribuir para que o aluno evolua no modo de sentir, pensar e ler o mundo, refletindo positivamente na construção da sociedade.
- ItemA geografia no Ensino Fundamental I: práticas docentes e os desafios para ensinar a ler o mundo(2016-07-27) Ferreira, Carlos Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Castro, Janio Roque Barros de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Santos, Luciene SouzaO ato de ensinar exige constantes reflexões acerca dos métodos e práticas pedagógicas empregados pelos educadores e, sobretudo, os seus desdobramentos na vida escolar e social. Sob essa ótica, essa dissertação tem como objetivo refletir a respeito das práticas e concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino de Geografia, a fim de compreender as realidades e a consequente formação de consciências cidadãs, visto que é nesse segmento escolar onde se constroem as bases para uma instrução significativa. A pesquisa baseia-se nas análises das atividades desenvolvidas por professores e os relativos rendimentos apresentados pelos alunos em unidades escolares, localizadas no distrito de Inhatá, município de Amélia Rodrigues - Bahia. Fundamentados nos princípios da pesquisa participante, elegeu-se uma análise qualitativa dos dados, interpretados a partir da realização de observações, da análise documental e do uso de questionários e entrevistas com docentes investigados. Após essa etapa, identificou-se que a formação continuada específica dos professores é um mecanismo indispensável para a construção de saberes que possibilitam a realização de uma práxis condizente com as concepções da Geografia. Diante disso, constatou-se a necessidade da promoção de encontros para o compartilhamento de ideias e a socialização de experiências, com a finalidade de planejar estratégias para a ressignificação didática do ensino. Nessa perspectiva, por meio de um processo colaborativo, foi pensada a oficina pedagógica temática – A Geografia sem Segredos: Teoria e Prática. O produto desses encontros formativos será a elaboração de Proposições Metodológicas para Trabalhar com Geografia no Ensino Fundamental I. Assim, essa qualificação profissional docente merece destaque, na medida em que visa instrumentalizar os professores para lidar com os princípios da análise espacial – principal objeto de estudo da Geografia –, contribuindo para que os educandos desenvolvam a capacidade de apreensão da realidade e compreendam as diversidades, a partir da percepção e interpretação dos fatos e fenômenos espaciais, nas suas diferentes escalas. Com isso, acredita-se que, pesquisando e discutindo questões inerentes ao sistema educativo, o professor pode ampliar a visão sobre os possíveis caminhos para a construção de uma educação de qualidade, capaz de contribuir para que o aluno evolua no modo de sentir, pensar e ler o mundo, refletindo positivamente na construção da sociedade.
- ItemLagoas urbanas/periurbanas de Feira de Santana-BA: apropriações e questões socioambientais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-06) Jesus , Aléssia Santa Rosa de; Castro, Janio Roque Barros de; Portugal, Jussara Fraga; Santo, Sandra MedeirosO presente estudo refere-se a uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais – (PROET), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O recorte espacial da pesquisa é a cidade de Feira de Santana, no estado da Bahia. No contexto regional onde está situado o município de Feira de Santana existiam várias lagoas. Muitos dessas formações lacustres desapareceram na paisagem geográfica, apesar de sofrerem impactos como ocupação irregular, poluição e aterramento, ainda resistem à expansão urbana. Na presente pesquisa, objetivou-se analisar os impactos e transformações em seis lagoas da área urbana de Feira de Santana, em uma perspectiva territorial, considerando as ações de agentes e as diferentes formas de apropriações por sujeitos sociais que atuaram ou atuam de forma direta nessas formações lacustres ou nos seus entornos imediatos. Inicialmente foram feitas observações da área de estudo para posteriormente se organizar o referencial teórico-conceitual sobre o espaço público em áreas urbanas e os impactos em alguns sistemas ambientais com destaque para as lagoas. Inicialmente foram feitas observações da área de estudo para posteriormente se organizar o referencial teórico-conceitual sobre questões socioambientais no espaço urbano. Como procedimentos, foram feitas observações em campo, registro fotográficos, análises documentais, coletas de relatos, atividades de campo com o suporte da cartografia. Constatou-se que algumas lagoas foram muito impactadas, tais como ocupações irregulares e canalizações de esgotos ou desapareceram totalmente da paisagem urbana de Feira de Santana, ao mesmo tempo outras resistiram aos processos de degradação provocados por diversos impactos diretos ou no seu entorno imediato. As Lagoas Grande e do Geladinho passaram por um processo de requalificação de espaços públicos e na inserção de alguns equipamentos de uso público com ações da gestão pública municipal e estadual. Essas intervenções deveriam ser mais horizontais e incentivar a participação de diferentes grupos sociais organizados, como associações de moradores e diversos movimentos socioambientais para incentivar uma diversidade de dotações com vistas à preservação das lagoas que constituem parte importante do patrimônio ambiental municipal.
- ItemLazeres e práticas de atividades físicas em espaços públicos da cidade de Feira de Santana (BA): estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-24) Coloma, Andréa Lorenna Lima; Castro, Janio Roque Barros de; Santos Filho, Antônio Muniz dos; Penteado Júnior, Wilson RogérioOs espaços públicos urbanos são usados ou apropriados de diferentes formas por uma diversidade de sujeitos sociais. No presente trabalho, objetiva-se analisar contextualmente as diferentes formas de apropriações dos espaços públicos urbanos da cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia, por diferentes sujeitos sociais, para as práticas de lazer e de atividades físicas, com ênfase nos bairros SIM, Baraúna e Parque Lagoa Grande, que se constituem em recortes espaciais da pesquisa acadêmica e resultou neste texto dissertativo. Para se atingir os objetivos da atividade investigativa, fez-se isso a partir de um referencial teórico-conceitual e de análises críticas de documentos institucionais, articulados dialogicamente com atividades de campo, entrevistas, observações participantes e registros fotográficos. Analisou-se a infraestruturas dessas áreas; a acessibilidade; e as modalidades de uso do espaço público para práticas de atividades físicas e/ou de lazer no âmbito do espaço urbano de Feira de Santana, notadamente na área que corresponde ao recorte espacial da pesquisa. Constatou-se um elevado nível de degradação de alguns espaços e parques públicos do referido município que pode estar relacionado tanto à ineficiência da gestão pública quanto ao mau uso por parte segmentos da população. As proposições para melhoria na gestão desses espaços devem ser norteadas por ações efetivas das gestões públicas municipal e estadual, articuladas dialogicamente com os coletivos sociais organizados, como associações de moradores, grupos ciclísticos e entidades culturais. Além da requalificação dos espaços físicos degradados, deve-se adotar políticas de conservação de espaços e equipamentos públicos e estimular uma apropriação ativista no sentido da gestão compartilhada dessas áreas, com estímulo à participação social.
- ItemO papel das atividades comerciais e de serviços na dinamização e organização da área central da cidade de Santo Antônio de Jesus – BA(2021-10-05) Ribeiro, Matheus da Silva; Castro, Janio Roque Barros de; Trindade, Gilmar Alves; Santos, Jânio Laurentino de JesusO setor terciário é extremamente importante no contexto socioeconômico de uma cidade, independentemente de sua posição/classificação hierárquica. O que difere as cidades é o porte e a função desempenhada por cada um em sua rede urbana, por isso, as atividades econômicas se organizam conforme a função e, em simultâneo, atuam como agentes responsáveis pela dinamização urbana e regional. Na presente dissertação, procurou-se analisar como o setor terciário influencia na organização e dinamização espacial da cidade de Santo Antônio de Jesus, localizada no Território de Identidade do Recôncavo Baiano. Para atingir o objetivo proposto, foi necessário o entendimento do papel exercido pela cidade em sua rede urbana imediata, considerando sua capacidade de polarizar e atrair múltiplos fluxos que, consequentemente, impactam a morfologia urbana. Com abordagem metodológica qualitativa, os procedimentos desenvolvidos no trabalho contemplam leitura teóricoconceitual; verificação de dados secundários de indicadores econômicos e sociais, disponibilizados em plataformas de institutos privados e governamentais; pesquisa de campo, com registros fotográficos e coleta dados para nortear a elaboração de mapas temáticos, posteriormente desenvolvidos por meio do software de geoprocessamento Qgis – versão 3.16.2; e, por fim, entrevistas semiestruturadas, realizadas on-line, por conta da pandemia da COVID-19. No quadro das dimensões teóricas, a dissertação foi fundamentada com base em leitura e interpretação de autores como: Corrêa (1995), Cleps (2005), Santos (1997), Singer (2017), Sposito (2001), Souza (2013), Pintaudi (1992) e Villaça (2001). A escolha da temática se deu pela necessidade de novas análises que expusessem perspectivas sobre a estrutura intraurbana de Santo Antônio de Jesus. Classificada pela Região de Influência das Cidades (REGIC) como um centro sub-regional A, com população estimada em 103.000 habitantes (IBGE, 2021) e que tem como base econômica a atividade terciária, principal motivadora de deslocamentos. Com as análises desenvolvidas no trabalho, entende-se que Santo Antônio de Jesus apresenta uma centralidade regional consolidada, no entanto, ainda não pode ser considerada cidade média, em razão do grau de dependência dos centros hierárquicos superiores, como Feira de Santana e Salvador. Além disso, em sua dinâmica intraurbana, visualiza-se um processo de expansão do centro de consumo tradicional, porém, sem a formação de centralidades secundárias mais expressivas.
- ItemParques urbanos de Salvador (BA): Abordagens multidisciplinares e contribuições para o planejamento territorial(2022-12-16) Teixeira, Rafaela Soares; Lima-Payayá, Jamille da Silva; Antonello, Ideni Terezinha; Castro, Janio Roque Barros deOs parques urbanos têm uma função histórica importante na organização das cidades. Tiverem diferentes papeis em cada tempo e sociedade, assumindo, desde a revolução industrial, uma posição de destaque em quase todos os movimentos de requalificação e reforma urbana. Isso os colocou no centro do planejamento urbano, como estratégia de melhorias, controle da ambiência urbana e de valorização imobiliária; ou alteração da própria imagem da cidade. Nas últimas décadas, com o fortalecimento do city marketing, processos de gentrificação verde foram articulados ao empresariamento urbano, tornando os parques públicos urbanos agentes e expressão das desigualdades sociais, contribuindo para a segregação socioespacial. Neste sentido, os parques urbanos tornaram-se, pode-se dizer, foco de disputas no processo de territorialização dos grupos sociais nas cidades na defesa do sentido social do espaço público urbano em uma perspectiva democrática. Esta pesquisa busca compreender o papel dos parques urbanos no planejamento urbano da cidade de Salvador, capital baiana, por meio de uma revisão sistemática das pesquisas realizadas sobre os 17 parques urbanos reconhecidos pela Prefeitura Municipal. Foram pesquisadas duas bases de dados para compor o corpus do trabalho: o Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Google Acadêmico. Identificamos 68 produções que foram analisadas em termos de sua abordagem, temática e aspectos metodológicos, oferecendo um quadro multidimensional que envolve os parques urbanos do município. A análise mostrou a necessidade e a pertinência de um planejamento territorial multiescalar e multidimensional, que contribua para ações que viabilizem o caráter social dos parques urbanos como espaços públicos constituintes do tecido urbano da cidade.
- ItemPeriferias urbanas? Interfaces rururbanas? Ou áreas rurais próximas à cidade? A criação do bairro CIS norte em Feira de Santana – Bahia(2021-04-05) Jesús, Mariana Oliveira de; Castro, Janio Roque Barros de; Coelho Neto, Agripino Souza; Silva, Onildo Araújo daEm cidades médias consolidadas, bem como em algumas metrópoles, nota-se que algumas áreas periféricas urbanas são confundidas com áreas rurais, do ponto de vista da leitura da paisagem. Essas áreas mesclam elementos urbanos e rurais confundindo assim o/a observador(a). Alguns/algumas autores/autoras chamam essas áreas de interfaces rururbanas. Na pesquisa em tela, objetiva-se analisar a criação do bairro CIS Norte, em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado da Bahia, instrumentalizada pela Lei Complementar 075/2013, buscando entender suas implicações socioespaciais à luz das especificidades das áreas periféricas e dos novos dinamismos de áreas rurais situadas próximas a espaços urbanos. Para sua realização, inicialmente fez-se um referencial teórico-conceitual para dialogar com diferentes autores que abordam conceitos importantes, como periferias urbanas, espaços híbridos, ruralidades e urbanidades; e analisou-se os documentos institucionais como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a da referida lei. Fez-se uso também de entrevistas com os moradores e atividades de campo com observações e anotações, promovendo diálogo entre teoria e empiria. O trabalho revelou que na cidade em questão a criação de bairros gerou especulação imobiliária, valorização e aumento do valor da terra, além do “esticamento” da malha urbana em direção às áreas rurais. A Lei 075/2013, transformou áreas com características predominante rurais em urbanas, como o CIS Norte, e não criou instrumentos urbanos que proporcionassem melhoria da qualidade de vida. Isso que impactou os direitos da população rural e a permanência dos moradores e seus descendentes no referido espaço analisado, recorte espacial da pesquisa que resultou no presente texto.
- ItemPlanejamento urbano em pequenas cidades: o PDDU de Gandu-Ba em análise(2021-03-31) Oliveira, Ecírio Barreto Santos de; Trindade, Gilmar Alves; Castro, Janio Roque Barros de; Ferraz, Ana Emília de QuadrosEste trabalho refere-se a dissertação de Mestrado intitulada Planejamento Urbano em Pequenas Cidades: O P.D.D.U. de Gandu-BA em Análise, desenvolvida no âmbito do Programa de Estudos Territoriais (PROET) - UNEB. O objetivo dessa pesquisa é analisar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Gandu-BA e sua aplicação enquanto instrumento de planejamento e ordenamento territorial. Os procedimentos metodológicos que orientaram esta etapa do trabalho contemplaram a revisão de literatura; o levantamento de dados secundários; a pesquisa online; a aplicação de entrevistas semiestruturadas e os registros fotográficos; a construção da base cartográfica com auxilio do software livre QGIS 3.10. Esse estudo destaca o sentido do planejamento em pequenas cidades diante das tendências e dos impasses do planejamento urbano no Brasil. Nessa abordagem é realizada uma investigação sobre o processo do planejamento urbano no Brasil, que tem seu inicío no final do século XIX, enfatizando suas características e as concepções de planejamento aplicadas ao longo do tempo. Posteriomente, passa-se a explorar essa temática por meio da análise acerca da interface entre o planejamento e a produção do espaço urbano. Na sequência, se discute acerca do Plano Diretor Urbano enquanto principal instrumento que resulta das políticas de planejamento urbano nos municípios brasileiros. Como desfecho dessa discussão teórica, dá-se ênfase ao debate em torno do planejamento urbano em pequenas cidades, onde são destacadas a sua relação com o campo e sua inserção na rede urbana. Essa dimensão teórica que embasa a pesquisa privilegiou as análises de autores como Corrêa (1995, 2006, 2007, 2011, 2012), Lefébvre (1999, 2001, 2006), Santos (2009, 2015), Villaça (1999) e Endlich (2009). Finalmente, são destacados os atributos socioespaciais do município de Gandu,conduzindo para a análise do seu P.D.D.U., dando ênfase ao processo da participação social na elaboração do documento, às políticas urbanas propostas no plano e às efetivadas no espaço. Como resultado da pequisa foi constatado que o P.D.D.U. de Gandu encontra-se desatualizado, pois já se passaram quase duas décadas após sua elaboração; assim, o estudo aponta alguns elementos no espaço urbano que devem ser considerados quando da elaboração/atualização de políticas de planejamento urbano no município. Além disso, enfatiza a necessidade de se aprofundar futuras investigações sobre o planejamento urbano em pequenas cidades baianas.
- ItemPráticas e experiências de economia solidária no contexto territorial da região Sisaleira da Bahia: interlocuções sobre as ações do COGEFUR(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Lopes, Ana Paula Araújo; Castro, Janio Roque Barros de; Santos, Janeide Bispo dos; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Rigonato, Valney DiasA presente Dissertação, intitulada “Práticas e Experiências de Economia Solidária no Contexto Territorial da Região Sisaleira da Bahia: interlocuções sobre as ações do COGEFUR”, teve como intento fomentar estratégias para o fortalecimento da atuação do COGEFUR no Território do Sisal e, concomitantemente, potencializar as ações coletivas de economia solidária e Agricultura Familiar nesse recorte local/regional. Os objetivos específicos se constituíram em: reconstruir os processos históricos, para analisar e sistematizar a produção das ações educativas e sociais do COGEFUR ao longo de sua existência; construir estratégias em rede para reaproximar o COGEFUR das entidades de base; mapear os Empreendimentos Econômicos Solidários e as famílias que foram apoiadas pelo crédito rural do fundo rotativo no Território do Sisal e que levaram em conta as especificidades socioculturais, locais e regionais; produzir material didático com a sistematização das experiências dos Empreendimentos Econômicos Solidários apoiadas pelo fundo rotativo. Diante do desafio de compreender e construir ações interventivas, nos debruçamos sobre a seguinte questão norteadora: De qual maneira pode-se contribuir para o fortalecimento e a visibilidade do COGEFUR, a fim de potencializar a dinamização da economia solidária no Território do Sisal, levando em conta as peculiaridades socioculturais locais/regionais? Em termos metodológicos, o estudo trata-se de uma Pesquisa ação, que se divide em quatro etapas: Diagnóstico; Planejamento; Execução e Avaliação. Durante a pesquisa foram utilizadas algumas ferramentas de metodologias participativas, a saber: as rodas de conversa; entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e análise documental. Como produto final das ações coletivas, foi elaborado um documento norteador, que ilustra o percurso histórico do COGEFUR, bem como, as experiências exitosas apoiadas pelo Fundo Rotativo. Desta forma, buscou-se embasamento teórico e reflexões em autores como: Baldissera (2001); Barreto (2017); Bertucci (2003-2007-2010); Betto (1985); Bordnave (1983); Brandão (1997-2009); Buarque (2002); Claval (2001, 2011); Dione (2007); Demo (1985); França Filho (2017); Gohn (2001-2005); Hall (1997, 2001); Hasbaert (2008); Nascimento (2003); Nascimento (2009); Santos (2001); Singer (2005, 2012); Thiollent (1997). Os resultados da pesquisa apontaram que a história do COGEFUR é marcada pela construção de práticas de solidariedade e pela contribuição histórica das CEB’s e da Educação Popular, no processo educativo de empoderamento das classes mais populares. Essas práticas foram identificadas desde as trocas do dinheiro pela semente e por animais, até a contribuição para a consolidação das cooperativas de crédito no território, cooperativas de produção, poupança comunitária, fundos rotativos de animais, contribuindo para a inclusão financeira e produtiva dos sujeitos, segurança nutricional e soberania alimentar. A partir das narrativas, evidenciou-se que o trabalho do COGEFUR foi decisivo para buscar estratégias de convivência com o semiárido, para amenizar as estatísticas do mapa da fome e da desigualdade social no território e erradicar o trabalho infantil. Além disso, acredita-se que a presente pesquisa-ação pode contribuir para com a continuidade do debate, para a abertura e tensão de novas frentes de reflexão e intervenção nas universidades, nas organizações públicas, nos movimentos sociais, nas ONGs. Essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob parecer nº 3.937.960, emitido em 27 de março do ano de 2020.
- ItemTerritorialidades juvenis na cidade de Feira de Santana - BA: estudo de caso para abordagens territoriais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-06) Carvalho, Helieneidy Ribeiro; Castro, Janio Roque Barros de; Santos, Simone Ribeiro; Meireles, Mariana Martins deO presente estudo refere-se a uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de PósGraduação em Estudos Territoriais – PROET, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O recorte espacial da pesquisa é a cidade de Feira de Santana, no estado da Bahia, analisada a partir das circularidades de jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, que é uma importante unidade educacional integrada à rede estadual de ensino público do estado da Bahia. O objetivo geral é compreender como os jovens estudantes do Ensino Médio da referida escola pública constroem suas territorialidades, expressas em diferentes formas de apropriação dos espaços públicos da área urbana da cidade de Feira de Santana. Do ponto de vista metodológico, inicialmente, fez-se uma revisão bibliográfica para a construção de um referencial teórico-conceitual, a fim de lastrear um Estudo de Caso assentado em uma abordagem qualitativa. Fez-se uso de documentos institucionais, como o Plano Diretor Municipal, para abordar políticas públicas para juventude na cidade, considerando questões como usos e apropriações de espaços públicos por diferentes sujeitos sociais, com especial ênfase nos jovens e adolescentes. Consta dos resultados da atividade investigativa que muitos desses jovens estudantes, entrevistados durante a pesquisa, destacam que a falta de segurança e infraestrutura impedem ou diminuem o uso de importantes espaços públicos de Feira de Santana, mesmo em áreas consideradas centrais e que já apresentaram elevada circularidade em um passado recente, a exemplo da década de 1990. Nota-se um quadro de parcial desvalorização de espaços públicos e, por outro lado, uma busca mais frequente pelos shoppings, considerados opções justificadas por questões relacionadas não apenas a conforto e segurança, como também à leitura desses equipamentos como espaços nos quais ampliam-se as probabilidades de encontros com outros coletivos do mesmo recorte etário. Os espaços públicos urbanos e os shoppings apresentariam diferentes formas e intensidades de sociabilidades que expressam relações identitárias de jovens que circulam sozinhos ou em grupos de formação recente, de constituição efêmera ou consolidados por relações afetivas mais duradouras.