Navegando por Autor "Castellucci Junior, Wellington"
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- ItemEntre algemas e liberdade: prática docente e uso do livro didático de geografia na educação de jovens e adultos-EJA em Serrolândia-Bahia(2016-11-29) Maia, Humberto Cordeiro Araújo; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, Wellington; Alves, Érica ValériaEste trabalho tem como objetivo principal investigar a prática docente em escolas do município de Serrolândia-BA, com foco no uso dos livros didáticos de Geografia na Educação de Jovens e adultos e identificar se os professores utilizam o Livro Didático na EJA; verificar se trabalham com o Livro de Geografia de forma contextualizada; perceber a influência deste recurso nas aulas de Geografia na EJA e construir Proposta Didático-Pedagógica para o ensino de Geografia nesta modalidade de ensino. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da pesquisa, foram utilizados questionários semiabertos, além de observações dos espaços pesquisados, em especial salas de aula. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em cinco capítulos, os quais apresentam o percurso metodológico da pesquisa; algumas reflexões em torno da Educação de jovens e adultos e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de EJA; o uso do Livro Didático e o ensino de Geografia na EJA; a prática docente na Educação de Jovens e Adultos dos professores de Geografia do município; e, por fim, a Proposta Didático-Pedagógica para os Professores de Geografia da EJA, em Serrolândia-BA. Podemos afirmar que a presente investigação possui relevância para a comunidade local, sendo importante para o ensino de Geografia na perspectiva da EJA. Foram averiguadas as formas de utilização do Livro Didático, por meio de uma análise contextualizada no que se refere ao seu uso na modalidade de ensino em questão. Além disso, o produto final desta pesquisa – a Proposta Didático-Pedagógica desenvolvida para os professores de Geografia da EJA – dará subsídios para que os mesmos repensem suas práticas e adotem posturas capazes de tornar mais significativo o ensino na modalidade de ensino supracitada.
- ItemEntre grades e trancas: o currículo da educação de jovens e adultos do Conjunto Penal de Eunápolis.(2015-12-18) Souza, Maria Natividade Almeida de Jesus; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, WellingtonO presente estudo teve como objetivo compreender como se configuravam as orientações e proposições curriculares na Educação de Jovens e Adultos do Conjunto Penal de EunápolisBA. Para tanto, primou-se por conhecer as atividades e práticas educativas instituídas nessa unidade prisional. A partir da realidade diagnosticada e conhecimento construído no contexto da pesquisa, foi proposta a construção de princípios curriculares para Educação de Jovens e Adultos da Instituição, com a participação dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa estruturou-se com base na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, orientada pela Etnopesquisa. Os procedimentos de pesquisa constituíram-se na observação in loco, na aplicação de entrevistas semiestruturadas para os sujeitos da pesquisa, realização de encontros e palestras. Assim como, na Análise Documental da Proposta da EJA do CPE. Os aportes teórico-metodológicos deste estudo basearam-se nas teorias e perspectivas contemporâneas da materialização do currículo, na formação humana, educação vista como direito de todos, e na discussão das relações de poder microscópicas, que perpassam a política institucional das prisões e, fundamentalmente, do currículo. Este estudo também se enveredou pela legislação vigente, as diretrizes educacionais brasileiras e as recomendações internacionais de sustentação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em âmbito geral e na educação prisional. Constatou-se por meio desta pesquisa que há avanços na construção legal que contempla e ampara a constituição de direitos à educação para jovens e adultos privados de liberdade. Contudo, perpassam pelos projetos e atividades educativas na EJA do CPE fragilidades no que tangem à garantia do direito e proposta curricular. Nesta perspectiva, crê-se que o desenvolvimento desta pesquisa dará visibilidade e subsidiará a implantação da EJA no Conjunto Penal, sob o reconhecimento de que os internos são sujeitos de direitos, e como tal precisam ser contemplados pelas políticas de educação de qualidade.
- ItemPopulações Litorâneas e Ribeirinhas na América Latina Estudos Interdisciplinares, Volume 2(2017-09) Castellucci Junior, Wellington; Blume, Luiz Henrique dos SantosO segundo volume da obra As Populações Litorâneas e Ribeirinhas no Brasil e na América Latina: estudos interdisciplinares chega agora às mãos dos leitores e consolida o projeto e o sonho de todos os pesquisadores que contribuíram para a construção dessa importante publicação envolvendo investigadores de diferentes países e regiões da América Latina.
- ItemPopulações litorâneas e ribeirinhas na América Latina: estudos interdisciplinares, v. 1(2016-10) Castellucci Junior, Wellington; Blume, Luiz Henrique dos SantosO primeiro volume da obra intitulada Populações litorâneas e ribeirinhas na América Latina: estudos interdisciplinares apresenta um conjunto de ensaios produzidos por pesquisadores especialistas de diferentes áreas de conhecimento, pertencentes a diversos países da América Latina. Todos esses especialistas concentram as suas atenções nas histórias de populações que residem há bastante tempo nas regiões litorâneas e ribeirinhas na América Latina. Os ensaios, aqui reunidos, têm como foco central a análise dos impactos dramáticos que as políticas de estado, assim como da iniciativa privada, vêm provocando aos ambientes marinhos e aos rios, resultando em transformações significativas na relação homem/meio ambiente e em mudanças radicais em sua cultura e formas de viver e lidar com a natureza. Como pesquisadores envolvidos e comprometidos, de alguma forma, política e academicamente com os povos litorâneos e ribeirinhos, os estudos, aqui publicados, são resultados de pesquisas inéditas de cada pesquisador em suas respectivas nações. Como resultado, esse livro revela a perspectiva interdisciplinar e a articulação de um grupo de pesquisadores que vem conectando os temas de seus estudos para tornar mais inteligível a história das populações litorâneas e ribeirinhas da América Latina e assim, quem sabe, contribuir na criação de melhores perspectivas de futuro para o meio ambiente desse continente tão rico em sua fauna e flora.