Navegando por Autor "Carvalho, Waltenice David de Sena"
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- ItemMeio ambiente e sustentabilidade: educação para além do espaço escolar(UNEB, 2020-03-02) Carvalho, Waltenice David de Sena; Carvalho, Luzineide Dourado; Martins, Josemar da Silva; Ramos, Paulo RobertoO presente trabalho apresenta um estudo sobre meio ambiente como um conceito complexo, em se tratando dos recursos naturais e do espaço das relações sociais, tendo o homem como um ser capaz de significar e/ou ressignificá-lo. Incluso a esse debate, apresenta-se a sustentabilidade nos aspectos ambiental e territorial, considerando a necessidade de uma maior racionalidade frente às demandas ambientais. Para tanto o estudo objetiva analisar as ações desenvolvidas no Curso Técnico em Meio Ambiente do CETEP Sertão do São Francisco que estimulam os alunos à prática da sustentabilidade ambiental e territorial, com vistas à qualidade de vida das pessoas das comunidades do entorno dessa escola e onde os mesmos estão inseridos. A metodologia da pesquisa é pelo Estudo de Caso, de cunho qualitativa, e desenvolvida com base no paradigma da complexidade, tendo o filósofo Edgar Morin como um dos principais teóricos. De acordo com esse autor, o meio ambiente é único e diverso. Único, porque se trata de sistema; e, diverso, porque é composto de múltiplas partes, as quais estão em constante transformação. Por isso, considera-se que tal método é o que melhor se aplica no desenvolvimento e alcance dos objetivos. Para coleta dos dados, buscou-se trabalhar com entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, documentos institucionais e observações no espaço escolar; e, para análise, a triangulação de dados, à aproximação das noções dos sujeitos, nos temas apresentados, aos princípios da complexidade, conforme Morin (1999), (2001) e (2011) e da interdisciplinaridade, apoiada na visão de Leff (2001). Nessa correlação dos resultados, aproximando-os aos princípios da complexidade, concluiu-se que o curso traz um pensamento complexo, porém mais centrado nos princípios sistêmico, dialógico, hologramático. Com isso, entende-se que o curso Técnico em Meio Ambiente contempla o todo (município) nas atividades interventivas e de conscientização, mas não considera, de modo substancial, as partes nele contidas (o bairro, a escola), especialmente por não considerar a qualidade de vida das populações diversas. Verificou-se também a importância do referido curso para a continuidade da implementação de ações mais efetivas que visem à preservação do meio ambiente e uma maior atuação do profissional técnico em Meio Ambiente nos diversos setores da sociedade.