Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Carvalho, Magnólia Moreira de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios e enfrentamentos para a permanência na universidade na perspetiva de mulheres na idade madura
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Carvalho, Magnólia Moreira de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Andrade, Claudia
    O presente trabalho tem por objetivo apresentar os desafios e enfrentamentos na permanência da universidade na perspectiva das mulheres maduras no âmbito do curso de pedagogia da UNEB- Universidade do Estado da Bahia. A metodologia centrou-se em uma abordagem qualitativa, embasada em um questionário respondido por 6 graduandas do grupo de WatsApp Pedagogas do futuro, que cursam o 7º semestre e 6 discentes que estão em diferentes etapas da formação e possuem idade acima de 40 anos. Dessa forma, totaliza-se 12 participantes que especificam os motivos que contribuíram para acessarem a universidade, mas especialmente, expressando suas expectativas, anseios e experiências vivenciadas durante sua permanência no curso. O aporte teórico foi embasado apresentando a abordagem interseccional de gênero, raça, classe social e o panorama sobre o lugar ocupado pelas mulheres mais velhas na sociedade brasileira e sua inserção na universidade. Os resultados mostram a ocorrência de conflitos que potencializam desigualdades e desafios que impactam na permanência no ensino superior, destacando também várias práticas positivas nesse cenário, como a importância dos pequenos grupos de apoio, o incentivo da família, o acolhimento dos professores, fruto das relações construídas ao longo desse trajeto dentro do espaço universitário. Nesse sentido, considerando os resultados obtidos e apresentados através dos relatos de experiência, no tocante à permanência deste público na universidade, seguem resilientes em sua jornada acadêmica, motivadas pelos efeitos muito positivos que reafirmam a capacidade de desenvolver habilidades contributivas que proporcionam novos conhecimentos e novas experiências, dando um novo ânimo e voz à essas mulheres. Palavras-chave: Permanência; Ensino superior; Mulheres maduras; Pedagogia
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais