Navegando por Autor "Carvalho, Joaquim Gama de"
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- ItemPonciá Vicêncio: memórias de uma Mulher Negra(2014-12-15) Alcantara, Adnilde Telis; Cajueiro, Ivanice Alves; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Menezes, Adriano Antônio Lima; Carvalho, Joaquim Gama deO presente trabalho analisa as memórias de uma mulher negra presentes na obra Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo, a escritora negra de projeção internacional, de quem a escrita expressa a emergência de uma visão de mundo relacionada à história, a cultura e a experiência de ser negra e mulher na sociedade brasileira. A partir dessa temática, a investigação procurou discutir como o sujeito negro e feminino vê sua história ao longo do tempo e de que forma a identidade afrodescendente é representada em Ponciá Vicêncio. Buscou-se examinar como as vivências memorialísticas sinalizam a presença da ancestralidade, levando-se em consideração alguns aspectos da diáspora negro-africana e o contexto escravocrata e pós-abolição no Brasil. O estudo investigou ainda como problemas, situações e experiências vivenciadas por esta mulher negra representa a voz de muitas outras mulheres, revelando por meio das memórias de Ponciá Vicêncio como a identidade étnica e feminina se faz presente na obra de Conceição Evaristo.
- ItemA presença das cantigas do mar de vigo nas canções de Chico Buarque(2016-06-07) Dantas, Priscila Sousa; Carvalho, Joaquim Gama de; Barreto, Maria Iraides Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaEste trabalho desenvolveu uma abordagem de análise comparativa, com vistas à arte literária, tendo como base a exploração bibliográfica entre algumas cantigas de amigo do jogral Martim Codax e algumas canções líricas femininas do cantor e compositor Chico Buarque, com finalidade de mostrar a influência do trovadorismo – uma das primeiras manifestações artísticas da Península Ibérica. Levando-se em consideração a importância do estudo lírico medieval, buscamos explanar o seu percurso histórico e sua literariedade com base nos estudos de alguns autores que alicerçaram e ajudaram na efetivação deste trabalho, dentre alguns, destacamos: Saraiva, Lopes (1950-1955) e Moisés (1982-2006), cujas obras trazem estudos sobre a literatura portuguesa e o trovadorismo; Le Goff (2014) e Macedo (1992) que apontaram fatos acerca da Idade Média; Kristeva (2010), teórica da intertextualidade; e Nitrini (2010) que apresenta em sua obra algumas questões sobre Literatura Comparada, viés que representa grande parte deste trabalho. Assim, observamos o diálogo entre os eu líricos feminino descritos pelo homem trovador medieval e o homem cantor e compositor contemporâneo, analisando as possíveis semelhanças e contrastes, mas também apontando alguns elementos da intertextualidade ao comparar e analisar algumas de suas obras.
- ItemA simbologia de uma nova protagonista(2016) Mercês, Elizana Silva; Carvalho, Joaquim Gama de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa que se propôs a analisar a mudança de protagonismo que ocorre com a vilã do conto de fadas Malévola. Para tanto, fez-se uma análise comparativa entre a adaptação cinematográfica Malévola (2014) de direção de Robert Stromberg, e o conto de fada A bela Adormecida (1812) dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm. Pretende-se realizar uma análise de cunho comparativo entre a linguagem literária e cinematográfica, destacando a inter-semiótica em ambas. O ponto de partida da investigação foi um estudo acerca do Mal, já que se propõe uma análise de uma personagem de contos de fadas vilã.
- ItemO subúrbio e a mulher em Clara dos Anjos de Lima Barreto(2015) Sartunino, Daiane dos Santos; Santos, Maiara Oliveira; Lima, Elizabeth Gonzaga; Santos, Eumara Maciel dos; Carvalho, Joaquim Gama deO conceito de uma literatura Negra é muito recente no cenário literário brasileiro. Dentre os romancistas brasileiros, considerados representantes dessa literatura, destaca-se Lima Barreto, que mesmo sem autoproclamar-se um escritor afrobrasileiro foi incluído nessa literatura pelo caráter de denúncia social de sua produção literária. O escritor tornou-se a voz dos menos favorecidos, como demonstra o romance Clara dos Anjos (1948). Nele, o escritor ficcionaliza as dificuldades de uma jovem mulher negra e suburbana, vivendo em uma sociedade racista e excludente. Buscou-se examinar, a partir dessa observação, de que maneira a narrativa de Lima Barreto, no romance analisado, denuncia os preconceitos existentes no período entre os séculos XIX-XX. O trabalho escolheu como recorte para a investigação a trajetória da personagem Clara dos Anjos e as experiências de preconceito vivenciadas por ela, como forma de representação da voz de muitas mulheres do período, que assim como Clara, sofriam opressões pela condição de mulher, de suburbana e por ser negra.