Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Carvalho, Gislaine Ferreira dos Santos"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de geometria no 3º ano do ensino médio: uma amostra na perspectiva de professores de instituições públicas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2019-02-12) Carvalho, Gislaine Ferreira dos Santos; Porto, Rozimeire Soares de Oliveira; Silveira, Adamilton Novais; Silva, Maria Telma Oliveira da
    Neste trabalho apresentamos uma amostra analítica com cinco professores de Matemática em que propomos investigar a situação do ensino de Geometria no 3º ano do Ensino Médio de três escolas estaduais de uma cidade do interior baiano. Nossa opção teórica metodológica aporta-se nos fundamentos de uma pesquisa qualitativa, na modalidade descritiva com uma aproximação interpretativa. Para desenvolver esta pesquisa recorremos a BOYER (2010); LORENZATO (1995); LIBÂNEO (1985); DANTE (2008) dentre outros e aos documentos oficiais como a LDB, Lei 9394/96; os PCNs (1997, 2002) e a BNCC (2018). O instrumento investigativo selecionado foi um questionário contendo 19 questões em forma de perguntas abertas e fechadas. Este gerou dados que nos possibilitaram direcionar, organizar e coletar as informações necessárias para a análise e compreensão do objeto de investigação. Esses dados foram analisados a partir de categorias emergentes selecionadas no decorrer da pesquisa. A partir das perspectivas dos professores pesquisados podemos concluir que no ensino de Geometria existe um movimento constante que visa mudanças conceituais e didáticas no seu processo de ensino para garantir a aprendizagem dos estudantes. Todavia para que estas mudanças façam um diferencial na educação como um todo, exige-se investimento físico por parte dos órgãos estaduais de ensino e, também uma melhoria no processo de formação inicial e continuada dos professores regentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de geometria no 3º ano do ensino médio: uma amostra na perspectiva de professores de instituições públicas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2019-02-12) Carvalho, Gislaine Ferreira dos Santos; Porto, Rozimeire Soares de Oliveira; Porto, Rozimeire Soares de Oliveira; Silveira, Adamilton Novais; Silva, Maria Telma Oliveira Da
    Neste trabalho apresentamos uma amostra analítica com cinco professores de Matemática em que propomos investigar a situação do ensino de Geometria no 3º ano do Ensino Médio de três escolas estaduais de uma cidade do interior baiano. Nossa opção teórica metodológica aporta-se nos fundamentos de uma pesquisa qualitativa, na modalidade descritiva com uma aproximação interpretativa. Para desenvolver esta pesquisa recorremos a BOYER (2010); LORENZATO (1995); LIBÂNEO (1985); DANTE (2008) dentre outros e aos documentos oficiais como a LDB, Lei 9394/96; os PCNs (1997, 2002) e a BNCC (2018). O instrumento investigativo selecionado foi um questionário contendo 19 questões em forma de perguntas abertas e fechadas. Este gerou dados que nos possibilitaram direcionar, organizar e coletar as informações necessárias para a análise e compreensão do objeto de investigação. Esses dados foram analisados a partir de categorias emergentes selecionadas no decorrer da pesquisa. A partir das perspectivas dos professores pesquisados podemos concluir que no ensino de Geometria existe um movimento constante que visa mudanças conceituais e didáticas no seu processo de ensino para garantir a aprendizagem dos estudantes. Todavia para que estas mudanças façam um diferencial na educação como um todo, exige-se investimento físico por parte dos órgãos estaduais de ensino e, também uma melhoria no processo de formação inicial e continuada dos professores regentes.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais