Navegando por Autor "Carvalho, Fernando Luís de Queiroz"
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- ItemApp Família Conectada(2022-12-22) Santos, Indaiane Rosário Abade dos; Carvalho, Fernando Luís de QueirozTrata-se de um aplicativo baseado em ações de educação em saúde com vistas à melhoria da interação entre as famílias e as equipes de saúde, visando a melhoria do acesso à informação dos pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva.
- ItemDesenvolvimento de aplicativo sobre conhecimento da relação saúde/doença pelo idoso: estratégia de educação em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2022-03-25) Ribeiro, Thalita San Martin Silveira; Carvalho, Fernando Luís de Queiroz; Ferreira, Suiane Costa; Santana, Rejane Conceição; Vaghetti, César Augusto OteroVisto que o envelhecimento populacional tem aumentado em todo mundo e no Brasil, a qualidade de vida na fase idosa é muito importante para que sejam minimizadas as limitações impostas pelos aspectos fisiológicos, sociais e emocionais nesta idade. A educação em saúde é uma estratégia para acesso ao conhecimento em saúde através do diálogo e reflexão crítica para apoderar os sujeitos a desenvolver o autocuidado. Atualmente, os dispositivos móveis são acessíveis em larga escala, assim o uso de recursos tecnológicos está presente nas atividades rotineiras que possibilita interatividade e permite a conectividade ao mundo moderno, inclusive facilitando e inovando o ensino e aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso de tecnologias e sua influência sobre o conhecimento da relação saúde/doença pelo idoso voltada ao desenvolvimento de ferramenta de coleta de dados em saúde dessa população. A metodologia adotada trata-se de estudo de revisão integrativa da literatura considerando trabalhos publicados nas bases de dados MEDLINE/PubMed e SciELO no período de 2018 a 2021. A partir dos dados obtidos nessa revisão, foi percebida a possibilidade de desenvolver um aplicativo para coletar dados em saúde da população idosa para subsidiar estratégias de educação em saúde, “Conhecer para saber!” Para desenvolvimento do aplicativo, houve a criação de dois módulos, um módulo gerenciador para edição e o módulo para os participantes inserirem as respostas das questões, logo após houve a inserção dos blocos de questões sobre dados demográficos, hábitos de vida, dados clínicos, dados antropométricos e o questionário sobre conhecimentos em saúde. Toda a ferramenta digital foi elaborada a fim de atender ao público de participantes idosos, porém tem flexibilidade para edição a vários perfis. Os resultados dessa pesquisa identificam a necessidade de mais pesquisas voltadas para uso da tecnologia voltada para atendimento às necessidades fins da pessoa idosa, os achados do artigo apontam aplicativos, tv, filmes e robôs sendo bem utilizados para esse atendimento, os demais artigos apresentaram apenas protótipo para pesquisa, assim totalizando uma limitação de pesquisa voltada para esse público. O aplicativo na versão quiz para a pessoa idosa “Conhecer para Saber!” permite coletar dados sobre dados demográficos, hábitos de vida, dados clínicos, dados antropométricos e o questionário sobre conhecimentos em saúde, permitindo maior conhecimento do público que utilizará a tecnologia e aumentando as possibilidades de estratégias para educação em saúde. As informações deste estudo permite explorar conteúdos de grande valia para a comunidade científica com publicação de artigos e apresentação de trabalho em congressos, e mais importante contribuirá para a qualidade de vida da pessoa idosa que enfrenta limitações nesta faixa etária.
- ItemEducação em saúde enquanto estratégia para a prevenção e o controle das síndromes respiratórias no ambiente escolar: o que aprendemos com a pandemia?(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-20) Melo, Ana Luiza Andrada de; Carvalho, Fernando Luís de Queiroz; Lima, Maricelia Mia de; Costa, Patricia Lessa SantosAs síndromes respiratórias constituem um importante problema de saúde pública e representam atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo. A pandemia de 2020 trouxe preocupação e um aumento significativo dos casos notificados decorrentes de infecções pelo SARS-CoV2. As Síndromes Respiratórias podem ser definidas pela presença de febre, tosse (ou dor de garganta) e dispneia ou saturação de O2 reduzida. A transmissão ocorre mediante o contato direto com pessoas doentes e/ou objetos contaminados, seguida de contato com o nariz, boca ou olhos. A ausência de tratamento específico, indica para a necessidade de medidas para a promoção da saúde, prevenção das doenças e interrupção da cadeia de disseminação na população, incluindo a adoção de medidas de higiene das mãos e distanciamento social, revelando ainda, a importância da educação em saúde neste processo. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito das estratégias de educação em saúde sobre a prevenção e o controle das Síndromes Respiratórias no ambiente escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza quantitativa. Os dados foram coletados após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, a partir de questionários respondido por professores e funcionários que foram aplicados antes e depois das rodas de conversas realizadas em cada escola para coletar as vivências sobre Síndromes Respiratórias sendo elas pessoais ou não, a exemplo de ocorrência de surtos de Influenza e COVID-19 na escola. A roda de conversa foi pautada nos pontos fortes e frágeis identificados após a aplicação do questionário, para avaliar professores e funcionários de sete escolas selecionadas no município de Feira de Santana-BA, totalizando n=73 participantes. Nesse contexto o estudo mostra que o ambiente escolar pode ser um espaço educativo de promoção da saúde e não de riscos para a comunidade escolar. A oferta de conteúdos associada ao uso de metodologias ativas promoveu após a aplicação das oficinas, melhores resultados sobre o conhecimento dos professores e funcionários, mas a maior importância desse achado reside no fato de que estes profissionais poderão promover mudanças significativas nos seus ambientes de trabalho a partir da conscientização da população.