Navegando por Autor "Carvalho, Débora Hévila dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção identitária do poeta contemporâneo: uma prática educativa a partir de discursos digitais de Pedro Gabriel(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-01) Carvalho, Débora Hévila dos Santos; Silva, Sidnay Fernandes dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães deA presente pesquisa tem como objeto o discurso poético de Pedro Antonio Gabriel Anhorn materializado em seu perfil no Instagram @eumechamoantônio. Suas obras são poemas construídos por meio da interação entre imagem e palavra, ambas desenhadas em guardanapos e postadas em redes sociais. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a identidade autoral de Pedro Gabriel é construída a partir de textos digitais publicados em sua rede social (Instagram), que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: i) compreender as características presentes no discurso digital da rede social do poeta e como o digital participa na significação da sua autoralidade e de suas obras; ii) analisar poemas de Pedro Gabriel do ponto de vista linguístico-discursivo, considerando os suportes de materialização como produtores de significação em uma dada conjuntura histórico-social e; iii) apresentar um manual didático, direcionado para professores do Ensino Médio. A proposta deste manual (produto educacional) é apresentar orientações de como utilizar os poemas de Pedro Gabriel em sala de aula, tendo em vista como sua produção artística pode contribuir no ensino de língua portuguesa que pretende ser educativo-crítico. Esta pesquisa é qualitativa, fundamentada na metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Por meio dessa metodologia, os trajetos de estudo caracterizam-se por um constante “ir e vir” entre teoria e análise, no qual prevalece a relação descrição e interpretação, por meio de uma pesquisa bibliográfica e interpretação dos dados coletados (análise discursiva). Dentre os principais conceitos e teóricos em diálogo na pesquisa destaca-se: Marie-Anne Paveau (2021) e Pierre Lévy (2010) (2011) para a discussão, respectivamente, sobre discurso digital e cibercultura, Paulo Freire (2015) para a reflexão sobre práticas educativas críticas, Foucault (2001) e Maingueneau (2010), para a fundamentação e diálogo entre as discussões sobre identidade autoral. O corpus de análise foram as publicações (poemas, desenhos, textos, imagens, vídeos e fotografias) do perfil @eumechamoantonio no Instagram no período de sete meses, de janeiro a julho de 2022. Portanto, conclui-se que a autoralidade e a imagem de autor de Pedro Gabriel é construída a partir do que terceiros falam dele (críticos) e do que ele fala e mostra sobre si mesmo, bem como a forma que suas obras dialogam com essa imagem construída. Dentre os pontos da sua autoralidade, pode-se destacar como principais a de um autor que preza por uma literatura próxima do leitor de forma prazerosa e a de poeta experimentalista, que desenvolve várias formas de explorar a subjetividade e as sensações da poesia.
- ItemMediação no ensino de poesia: uma prática educativa a partir de discursos digitais de Pedro Gabriel(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-03-01) Carvalho, Débora Hévila dos Santos; Silva, Sidnay Fernandes dos Santos