Navegando por Autor "Carvalho, Carla Meira Pires de"
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- ItemConcepções de práxis nos programas PIBID e PRP: um estudo crítico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-16) Souza, Jorsinai de Argolo; Oliveira, Rosemary Lapa de; Mororó, Leila Pió; Viana, Marta Loula Dourado; Lago, Ana Cristina Castro do; Carvalho, Carla Meira Pires deA presente pesquisa constitui-se um estudo crítico, de abordagem dialética, e insere-se no conjunto de produções investigativas vinculadas à Linha de Pesquisa Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e ao Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH). O objeto de estudo centra-se nas políticas de formação inicial de professores no Brasil, em especial, os programas de iniciação à docência - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP). O objetivo foi analisar as concepções de práxis presentes nas propostas do PIBID e do PRP e suas relações com as políticas de formação inicial docente no Brasil. Os impactos do embasamento ideológico da concepção neoliberal para as políticas de formação de professores, a partir dos anos 90, voltado para a valorização do saber prático, com ênfase no saber-fazer, provocando a cisão entre a teoria e a prática nas propostas de formação são o cenário para a questão de pesquisa: em que medida a concepção de práxis, presente na proposta do PIBID e do PRP, considerando as reformas educacionais implementadas na política de formação de professores no Brasil apresenta elementos que contribuem para a formação teórica e prática dos pedagogos para atuar na Educação Básica? Para responder à questão, produziu-se informação através de pesquisa documental (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia; Editais do PIBID e do PRP – ano de 2022; Plano Institucional e Subprojetos de Pedagogia, PIBID e PRP, da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC) e bibliográfica sobre formação inicial de professores, PIBID, PRP e concepção de práxis (MARX, 1989,1996, 2003; VÁZQUEZ, 2007; SAVIANI, 2007, 2008, 2009, 2014; GRAMSCI,1981, 2004). As análises foram realizadas através do Materialismo Histórico-dialético-MHD e suas categorias - totalidade, contradição, mediação, historicidade. As análises das informações indicaram que: há distância entre o conceito de teoria e prática apresentados nos documentos e o conceito de práxis da visão dialética; a forma equivocada de compreender a relação teoria e prática reforça a tendência de separá-las; identificou-se, predominantemente, a concepção de prática, e não de práxis nas propostas dos programas. O estudo oportunizou repensar a licenciatura, principalmente a Pedagogia, e rediscutir os objetivos e princípios dos programas de iniciação à docência, cujo foco está centrado na categoria que articula a atividade prática e teórica; a identidade e o currículo dos cursos de licenciatura, a fim de garantir a apropriação de conhecimentos filosóficos, científicos, pedagógicos e didáticos, em uma perspectiva de formação omnilateral salvaguardando a responsabilidade legal de formar os licenciandos para atuar na Educação Básica.
- ItemA formação estética e crítica do professor de arte na EJA: implicações na prática pedagógica(2019-08-02) Silva, Nilzete Araújo; Dantas, Tânia Regina; Canda, Cilene Nascimento; Carvalho, Carla Meira Pires de; Silva, Francisca de Paula Santos daA presente pesquisa tem por temática: A formação estética e crítica do professor de Arte na EJA: implicações na prática pedagógica. Assim, seu objeto de pesquisa centrou-se no estudo da formação de professores de Artes Visuais da EJA. A problemática delimitou-se às seguintes questões: como ocorre o processo da formação docente no contexto da EJA da Rede municipal de Salvador, considerando a perspectiva estética e crítica e sua influência na prática pedagógica? Assim, o objetivo consistiu em compreender, por meio das entrevistas, quais os percursos e propostas formativas dos professores da Educação de Jovens e Adultos de quatro escolas da Rede Pública Municipal de Salvador, e de como estas podem contribuir para refletir a formação de professores da EJA. Os sujeitos que contribuíram à construção dessa pesquisa foram quatro professores de Artes Visuais, que atuam em turmas de EJA da rede municipal de municipal de Salvador - Bahia. O trabalho possui abordagem qualitativa, sendo adotada a pesquisa colaborativa, tendo em vista que a mesma constitui em um importante meio de investigação e formação. Como referencial teórico, dialogamos com Arroyo (2007), Barbosa (1997), (Dantas (2012, 2016), Fusari e Ferraz (2001) Freire (1989, 1996, 2015), Haddad (1987), Ludke e André (1986), Macedo (1996), Ostrower (1987) dentre outros. O dispositivo utilizado para a obtenção das informações que fundamentam este estudo foram as entrevistas, realizadas individualmente com os professores. Sendo que o processo de realização das entrevistas orientou-se a partir de temáticas geradoras da experiência (escolarização; entrada e trajetória formativa na profissão e na EJA; abordagens metodológicas utilizadas, outros tempos e espaços de formação). As análises das entrevistas foram direcionadas pela investigação das experiências dos professores, sinalizando contribuições para a formação de professores na EJA. Este estudo permitiu como resultado a construção coletiva de um produto, Proposição de um Projeto de Oficinas pratico-reflexivas para professores de Artes Visuais da Educação de Jovens e Adultos que atuam no município de Salvador, proposta de formação para os profissionais que atuam na EJA, com o intuído de articular direcionamentos que certamente contribuirá para a formação docente na especificidade dessa modalidade educativa. A presente pesquisa apresentou o potencial de investigação da pesquisa colaborativa e do dispositivo das entrevistas, no processo de reflexão das trajetórias de formação de professores da EJA, e como estas são significativas na articulação da formação de professores.
- ItemO sentido do desenho na prática pedagógica da educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Santos, Laura Soares Macedo dos; Almeida , Márcia Tereza Fonseca; Carvalho, Carla Meira Pires de; Xavier, Antonete Araújo SilvaO presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito analisar em que medida o desenho vem sendo utilizado como recurso para a exploração da criatividade e do desenvolvimento motor das crianças na Educação Infantil. Assim, trago para este estudo o seguinte questionamento: Qual a concepção das (os) professoras (es) sobre a utilização do desenho na Educação Infantil? Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, e contou com a participação de quatro professoras que atuam na Educação Infantil. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil localizado no Bairro da Paz na cidade de Salvador. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram um questionário com dez perguntas e observação direta. Para fundamentar o trabalho e suas discussões, me baseei em estudos de Sans (2014), Gandini et al (2019), DIAS (1999) e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), dentre outros documentos. O estudo mostra que o uso do desenho como recurso pedagógico tem grande valor ao ser inserido na prática pedagógica dos (as) professores (as) que estão atuando na Educação Infantil, na medida em que o desenho desempenha um papel essencial no processo do desenvolvimento das crianças, além de proporcionar aos meninos e meninas uma forma de expressarem seus sentimentos e comunicar-se com seus pares(crianças e adultos), podendo manifestar seus pensamentos e emoções através da criatividade, expressa em traços e cores.
- ItemO teatro na educação de jovens e adultos: contribuições para o processo de letramento e a formação da cidadania(2009-09-10) Carvalho, Carla Meira Pires de; Mota, Kátia Maria Santos; Farias, Sergio Coelho Borges; Trigo, Isa Maria FariaA escola constitui-se como um dos principais espaços de socialização na vida do indivíduo por conta da diversidade expressa por diferentes sujeitos e a sistematização dos conhecimentos construídos histórica e culturalmente pela humanidade. Neste contexto formativo, situa-se o Letramento como um dos maiores desafios educacionais, tornando-se ainda mais complexo e acentuado quando se trata da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Reflete-se, então, que tal modalidade de ensino requer um cuidado e um olhar diferenciados, pois os sujeitos envolvidos possuem histórias de vida marcadas por um processo de exclusão da aprendizagem formal, dentro de uma sociedade grafocêntrica. Sendo assim, o caminho metodológico trilhado nesta investigação fundamentou-se na pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando, além da observação por parte do pesquisador, a análise de dados através da sistematização de categorias advindas das falas dos sujeitos entrevistados, professores e alunos de EJA. Este estudo investigou a inserção da disciplina Teatro e suas implicações político-pedagógicas na formação do Letramento e da Cidadania na Educação de Jovens e Adultos. Como fundamentação teórica, a presente investigação está embasada nos estudos sobre letramento, cidadania, teatro e educação. Utilizando como aporte teórico autores como Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Magda Soares, Ângela Kleiman, Tomaz Tadeu da Silva, Flávio Desgranges, Ana Mae Barbosa, Duarte Júnior e Viola Spolin. Os resultados da pesquisa, organizados em um total de 13 categorias, apontam não só para a contribuição da disciplina Teatro no desenvolvimento das práticas de letramento, como também para a motivação do sujeito da EJA em frequentar a escola, ao mesmo tempo em que insere este sujeito em espaços culturais que lhes foram historicamente interditados. Finalmente, fica evidente que a sensibilização estética desses sujeitos, a partir da experiência teatral, passa a se desenvolver nos diferentes espaços sociais em que estes sujeitos circulam, contribuindo, assim, para a sua formação de cidadania.