Navegando por Autor "Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação de jovens e adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins?(Universidade do Estado da Bahia , 2023-11-24) Lima, Ana Francisca de Jesus; Santos, Loyana Dócio; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Fábio de; Martins, Nilza da SilvaA Educação de Jovens e Adultos – EJA com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96 em seu Art. 37 garante o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso na idade adequada. No Brasil, a EJA tem a sua trajetória marcada por múltiplas dificuldades a serem sanadas. Pesquisas apontam fragilidades neste sistema que versam desde os conteúdos a serem ministrados até a existência de livros próprios, onde o material didático destinado a esse público não é suficiente para atender às necessidades dos alunos (e mesmo as da sociedade), sendo, muitas vezes, descontextualizados da realidade deles. Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.
- ItemA ludicidade na prática pedagógica da educação infantil em uma creche no municipio de Barreiras– BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Pinheiro, Cassia Ludimila Santos Almeida; Barreto, Fabiola Veras; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Santos, Jânia Cardoso dos; Figueiredo, Márcia RasiaEste trabalho de Conclusão de curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus IX da Universidade do Estado da Bahia, tem como objeto de pesquisa investigar de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica da educação infantil para garantir os direitos de aprendizagem previsto na BNCC, nas turmas da creche pesquisada no município de Barreiras. Para tanto investigamos de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica das turmas de educação infantil. Nessa mesma linha traz como objetivos específicos descrever como as propostas pedagógicas da creche pesquisada garantem os direitos de aprendizagem da criança preconizados pela BNCC e como a ludicidade contribui no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, Analisamos como ludicidade está presente na pratica pedagógica docente da Educação Infantil, a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e identificamos os pontos comuns e divergentes das propostas pedagógicas pesquisadas , quanto a garantia de direito de aprendizagem das crianças na educação infantil, e de que forma o lúdico está presente nessas propostas. Trata- se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, com levantamento através de entrevistas, questionários e visita em observação in lócus. Participaram três professoras e uma coordenadora pedagógica. Os principais teóricos que fundamentaram nosso trabalho foram: D´Avila (2018), Maluf (2022) e Kishimoto (2017). A pesquisa proporcionou informações de grande relevância mostrando a importância do brincar como um instrumento essencial no desenvolvimento da criança, tendo em vista que mais do que lazer e diversão, o brincar é aprendizagem.
- ItemEstágio supervisionado e narrativas (auto)biográficas: experiências de formação docente(2008-12) Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Souza, Elizeu Clementino de; Lucena, Maria do Socorro; Sonneville, Jacques Jules; Marques, Zoraya Maria OliveiraO trabalho apresenta resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB, tendo como objeto de estudo o estágio no curso de Pedagogia do Campus IX, desta universidade, em Barreiras – Bahia. Busco compreender por meio da abordagem experiencial - pesquisa (auto)biográfica, qual o papel do estágio para a formação do pedagogo e que conceito é construído, ao longo do curso. Ressalto o caminhar da pesquisa, os instrumentos metodológicos, o trabalho de campo realizado com os professores de estágio do curso de Pedagogia e os discentes que estavam cursando nos dois semestres de 2007 as disciplinas de estágio supervisionado, vivenciadas em áreas diferenciadas de atuação do pedagogo. Foram utilizadas como fontes de pesquisa as escritas narrativas nos diários de estágio, memoriais de formação, com os discentes estagiários e entrevistas narrativas com os professores de estágio. Analiso a forma de organização da disciplina, no contexto da reformulação curricular, as concepções de estágio que emergem das narrativas, ao apontar o conceito construído pelos discentes, ao longo do curso, a organização do trabalho do professor de estágio na universidade, as histórias de vida e de formação dos colaboradores da pesquisa, traçando o perfil biográfico do grupo. Situa-se numa proposta de investigação-formação, no âmbito da abordagem experiencial, que tem o sujeito aprendente, seu cotidiano e suas experiências como centro. Com este trabalho, busco contribuir para a superação do reducionismo teoria-prática a que esta disciplina foi relegada ao longo da história nos cursos de licenciaturas, na perspectiva de ressignificação do papel do estágio, da importância e potencialidades da abordagem (auto)biográfica, apontando percursos formativos, para além das competências, na construção de outra epistemologia da formação docente.
- ItemUm olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Oliveira , Franciellem de Andrade; Oliveira, Fábio de; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Moreira, Maria de Fátima Santana da SilvaEsta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem.