Navegando por Autor "Carvalho, Ana Carla Fagundes de"
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- ItemO fazer pedagógico nas turmas multisseriadas em uma unidade escolar do município de Camaçari-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Carvalho, Ana Carla Fagundes de; Oliveira, Iris Verena Santos de; Sodre, Maria Dorath Bento; Santos, Terciana Vidal Moura dosA pesquisa trata sobre as turmas multisseriadas que são caracterizadas pela junção de alunos de diferentes níveis de aprendizagem, em uma mesma turma, geralmente submetida à responsabilidade de um professor. Essas turmas se configuram como expressão da efetivação de direitos para os povos que habitam no campo, embora haja um consenso na atualidade entre professores que a forma que este ensino está organizado compromete a sua qualidade (Maia, 2021). Na rede de ensino do município de Camaçari-BA, há no total 103 escolas, 13 destas com turmas multisseriadas, e existem algumas iniciativas de formação continuada para os professores da rede, contudo são iniciativas que excluem as especificidades do fazer pedagógico para estas turmas. Em vista disso, esta dissertação teve como objetivo compreender as potencialidades do fazer pedagógico de professores nas turmas multisseriadas de uma escola pública do município de Camaçari-BA, a partir das práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Para tanto, a escrita desta pesquisa foi inspirada nas escrevivências de Conceição Evaristo, e por isso, o texto foi desenvolvido no formato de cartas, explicitando a relação de intimidade entre a autora e suas interlocutoras. As cartas, enquanto recurso metodológico, coloca em discussão o lugar de pesquisadora negra em constante movimento de pesquisa com enfoque no fazer pedagógico, a partir de rodas conversas que foram realizadas com professoras que atuam em turmas multisseriadas. Percebemos que os materiais didáticos como os livros, não consideram a heterogeneidade presente nestas turmas, assim como tratam o tempo didático como simultâneo e linear desconsiderando os diferentes ritmos de aprendizagem. Para superar estas limitações esta pesquisa propõe enquanto intervenção, uma outra forma de organizar o trabalho pedagógico, a partir de Trilhas de saberes que considera a heterogeneidade enquanto potência e estabelece um diálogo com os diferentes ritmos de aprendizagens, a partir da troca de saberes entre pares na sala de aula, bem como compreende o tempo escolar para além dos padrões estabelecidos no ensino regular.