Navegando por Autor "Carvalho , Márcia Regina Pereira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGovernança, o coração do hotel: estudo de caso do São Salvador Hotéis e Convenções em Salvador/ BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Carvalho , Márcia Regina Pereira de; Reis, Rosana Santana dos; Silva, Emília Maria Salvador; Avena, Biagio MauricioA hotelaria surgiu em paralelo às viagens empreendidas pelo homem objetivando atendê-lo em suas necessidades primordiais de proteção, repouso, segurança, higiene e alimentação. Desse modo, é evidente a importância das hospedagens para a sociedade, pois de certa forma são a extensão ou o substituto temporário da residência que os viajantes utilizam em seus deslocamentos. A hotelaria tem como objetivo fornecer alojamento, que é seu principal papel. Além de um bom atendimento, alimento e segurança o hotel oferece outros serviços para a satisfação e bem-estar do hóspede como os serviços prestados pelo setor de governança, tais como: higiene, arrumação, rouparia e lavanderia. O setor de governança vem consolidando-se cada vez mais, devido a sua relevância no empreendimento hoteleiro. Seu papel já não se resume apenas ao serviço de limpeza do hotel, mas é um dos maiores responsáveis pela garantia da excelência dos serviços oferecidos. Observa-se o papel da governanta como um veículo de motivação e sucesso para que o setor desempenhe suas funções de forma a não causar nenhum descontentamento ao hóspede. A partir desse entendimento, o presente trabalho tem como tema “Governança, o coração do hotel: estudo de caso do São Salvador Hotéis e Convenções em Salvador/BA”. Tem como objetivo geral analisar a importância do setor de Governança do São Salvador Hotéis e Convenções. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo e visitas in loco nas quais foram realizadas entrevistas estruturadas com o gerente de operações e a governanta do Hotel São Salvador, entrevista com o gerente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/BA, além da aplicação de questionários com supervisoras de andares, camareiras, roupeiras, funcionários do serviço gerais do Hotel São Salvador. O resultado mostra-se positivo pois conclui-se que os serviços do setor de governança são importantes para a hotelaria, contribuindo para a satisfação dos hóspedes e manutenção das condições de uso das unidades habitacionais.