Navegando por Autor "Carneiro, Olívia Pereira"
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- ItemA linguística de corpus como “alternativa” para o ensino e aprendizagem de inglês em escolas estaduais de Conceição do Coité (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Carneiro, Olívia Pereira; Eluf, Cristina ArcuriEsse trabalho descreve uma pesquisa de cunho etnográfico e qualitativo sobre o uso de novas tecnologias como alternativas para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (doravante LI). Objetivamos apresentar a Linguística de Corpus doravante (LC) como alternativa para ensino/aprendizagem de Língua Inglesa e, por meio desta pesquisa, investigar até que ponto a LC. Pode representar, uma alternativa para praticas pedagógicas em nossa comunidade de pratica de modo coerente com as mudanças da contemporaneidade. Discorreu-se, brevemente quais perspectivas teóricas nortearam a pesquisa; constatou-se, primeiramente, uma breve história sobre a Linguística de Corpus, e a relevância de suas ferramentas para a aprendizagem de LI para beneficiar no aprendizado de línguas, localmente. Em nossas comunidades de pratica, em nossa sociedade com a pesquisa em dados de escolas públicas do interior da Bahia na cidade de Conceição do Coité. Instigou-se reflexões ás possibilidades de inserção de recursos tecnológicos para o contexto educacional e também para o ensino de línguas. Partimos de um pressuposto sobre como ensinar e aprender na atualidade, pelo espaço cibernético. E as novas tecnologias do mundo globalizado. Desenvolveu-se uma pesquisa pautada nas necessidades de uma pedagogia pluralista que sustentasse as diversas formas de aprender LI. Consequentemente também optamos por realizar a coleta de corpus por meio de diferentes formas adotados pelo pesquisador com um suporte da Linguística de Corpus e também de acordo com minhas experiências vividas no estágio supervisionado. Os instrumentos utilizados na coleta de dados, possibilitaram a comprovação da importância dos recursos tecnológicos na aprendizagem de LI, foi também possível investigar e refletir sobre a amostragem dos alunos da escola pública na qual a pesquisa foi realizada.