Navegando por Autor "Carneiro, Breno Pádua Brandão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTomada de decisão no exercício da liderança acadêmica: a produção de sentido dos Coordenadores de Colegiado de Curso de Graduação da UNEB(2014-05-15) Carneiro, Breno Pádua Brandão; Fialho, Nadia Hage; Boaventura, Edivaldo Machado; Santos, Norma Lúcia Vídero Vieira; Webb, Carol; Novaes, Ivan Luiz; Mutim, Avelar Luiz BastosEste trabalho tem como objetivo geral analisar como os coordenadores de colegiado de curso de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) utilizam informações no exercício da liderança para tomar decisões. Os seguintes objetivos específicos foram selecionados para oferecer suporte à investigação: i) Explorar os sentidos atribuídos pelos coordenadores de co-legiado de curso de graduação à função que exercem; ii) Identificar as principais atividades inerentes à função de coordenador, a partir da visão dos sujeitos; iii) Identificar principais fontes de informação (ajuda/uso) a que os coordenadores de colegiado de curso de graduação recorrem para exercer sua função. A pesquisa foi motivada pelo desejo de melhor compreen-der o processo de tomada de decisão para a implementação de políticas educacionais. Nesse sentido, a investigação teve como pano de fundo a implementação do Observatório Regional do Estudante Universitário (OREU), por meio do Projeto de pesquisa “Tornar-se Universitário: do lugar, do sentido e do percurso do ensino médio e da educação superior” integrante do Pro-grama Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes). Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a metodologia de Sense-Making, com aplicação de entrevistas em um grupo de sete coordenadores. Como resultado, observou-se que os coordenadores entrevistados buscam ajuda principalmente em suas próprias características pessoais e experiência/conhecimento, bem como no suporte de outros atores (professores, alunos e técnicos da Universidade) com pontos de vista, conhecimento e/ou experiência que podem complementar os seus. Foi possível, ain-da, identificar as principais atividades que caracterizam a atuação do coordenador, assim co-mo outros aspectos envolvidos no exercício da função (aspiração, estruturas de poder, obstá-culos, etc.). Como resultado específico, identificaram-se quatro diretrizes que podem auxiliar na assimilação do OREU à prática da gestão acadêmica dos cursos de graduação da Uneb: i) desenvolvimento de processos formativos focados no aprofundamento sobre políticas públi-cas setoriais de ensino superior; ii) desenvolvimento de processos formativos focados na utili-zação de dados como referência para a tomada de decisão voltadas à implementação de políti-cas; iii) adequação do sistema que dá suporte ao OREU às necessidades práticas dos gestores; iv) bem como fomento à colaboração entre coordenadores na perspectiva da cooperação mú-tua.