Navegando por Autor "Carmo, Jeovania Silva do"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiálogos Linguísticos e Filológicos Variação, Cultura Escrita e Léxico(2018-11) Carmo, Jeovania Silva do; Santiago, Huda da Silva; Sant’ana, Anaci Carneiro deO desejo que motivou a reunião dos textos apresentados nesta coletânea foi o de dar visibilidade a alguns relevantes estudos que têm sido desenvolvidos, recentemente, na Bahia, sob orientações teóricas diversas, em duas áreas que se inter-relacionam: a Linguística e a Filologia. Os estudos dão notícias das possibilidades do fazer científico nessas áreas e contribuem para compor um panorama das tendências atuais, das vinculações teórico-metodológicas e dos resultados de investigações, além de situar o trabalho de importantes projetos desenvolvidos em universidades baianas, em parceria com outras instituições brasileiras. Desses projetos, são integrantes a maior parte dos autores, como o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), sob a direção, desde 1996, da saudosa prof.a dr.a Suzana Cardoso e da prof.a dr.a Jacyra Mota, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); o Programa História Social da Cultura Escrita no Brasil (Hisculte), coordenado pela prof.a dr.a Tânia Lobo, que é vinculado ao Programa para a História da Língua Portuguesa (Prohpor), também da UFBA; e alguns projetos que integram o Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa (Nelp), criado pelas prof.as dr.as Norma Lucia de Almeida e Zenaide Carneiro na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
- ItemEntre cliques e touchs: transformações no comportamento leitor e a democratização da leitura nas plataformas digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Souza, Amanda Oliveira; Freitas, Marcia Ferreira de; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Carmo, Jeovania Silva do; Evangelista., Emanuelle da SilvaO presente estudo analisa o impacto do Wattpad no hábito de leitura e na democratização do acesso à leitura. A pesquisa investiga a evolução do comportamento leitor ao longo do tempo, especialmente em ambientes digitais, utilizando uma metodologia que inclui pesquisa bibliográfica e um formulário digital. Os resultados revelam o perfil dos leitores do Wattpad, suas preferências literárias e a dinâmica da interação autor-leitor. Assim como compreende quais foram as principais mudanças nas concepções de leitura e escrita no decorrer dos anos, além de debater como a tecnologia influencia a forma como lemos e escrevemos hoje em dia e quais são os desafios e oportunidades do letramento digital, que é a capacidade de usar a tecnologia para ler, escrever e se comunicar de forma eficaz. Destaca ainda como as práticas de leitura na cibercultura, que envolvem a análise do comportamento dos leitores nos ambientes virtuais, e como a cibercultura influencia as práticas de leitura, interações sociais e participação em comunidades virtuais. A pesquisa tem como destaque a plataforma digital de leitura Wattpad e sua influência no mundo contemporâneo. Por fim, o trabalho oferece uma contribuição significativa para o entendimento da transformação do comportamento leitor, integrando teoria e dados empíricos para enriquecer o conhecimento acadêmico. Conclui-se que a plataforma desempenha um papel vital na democratização e promoção da leitura, destacando-se como uma ferramenta significativa na sociedade atual.
- ItemLivro didático geração alpha língua portuguesa 6º ano: explorando gêneros textuais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-18) Lima , Vanessa Daislane da Paixão; Carmo, Jeovania Silva do; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Araújo, Jean Marcel OliveiraEssa pesquisa de conclusão de curso investiga a abordagem dos gêneros textuais no Livro Didático, focalizando o livro didático "Geração Alpha Língua Portuguesa: Ensino Fundamental Anos Finais do 6º ano". O objetivo central é analisar como as propostas de gêneros textuais apresentadas no referido livro contribuem para o desenvolvimento da produção autoral e criticidade dos estudantes, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa é estruturada em três seções: a primeira contextualiza historicamente os livros didáticos, a segunda descreve as atividades inseridas nos gêneros textuais, e a terceira concentra-se na análise prática destas atividades. Com embasamento teórico em autores como Marcuschi (2008/2010), Batista (2003), Geraldi (1997) e Bakhtin (1992), a pesquisa busca oferecer uma compreensão sobre a eficácia das abordagens pedagógicas no contexto educacional, contribuindo para o debate sobre a formação da competência autoral dos estudantes a partir dos gêneros textuais que constam no Livro didático.
- ItemMultimodais: uma análise a partir de três gêneros textuais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-08) Santos, Anna Thereza Macêdo; Santos, Livany Lima; Lima, Joana Angélica Santos; Carmo, Jeovania Silva do; Santos, Vanusa MascarenhasEstudo sobre o conceito de texto, multimodalidade e letramento, analisando 03 documentos, a saber: um texto literário infantojuvenil, abro ou não abro?, de Helena Armond (1990); uma tirinha, de Fernando Gonsales (2003), e um infográfico, Aprenda a identificar uma notícia falsa, do Senado Federal (2018), de maneira a entendermos como o texto e a multimodalidade configura-se nesses gêneros. Objetivamos compreender, a partir da multimodalidade presente em três gêneros textuais, como o texto mobiliza outros elementos para além das palavras para a sua composição, expandindo neste movimento o seu sentido. Diante da metodologia adotada, o movimento textual se deu por meio de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. Para realização do presente estudo utilizamos como base teórica os escritos de autores como Cademartori (1991); Costa Val (2004); Marcuschi (2008); Soares (2009) e Dionisio (2011). O trabalho com esses autores mostrou-se de suma importância para compreendermos como se deu a mudança e ampliação textual, acompanhando neste movimento os anseios da sociedade moderna. Entendemos que, a partir desse novo formato de texto advindo dos avanços tecnológicos, precisamos mais do que falar em letramento, falar em multiletramentos, visto que a leitura do texto hoje abarca não só o signo alfabético, mas as imagens, os sons, os gestos, as cores, entre outros. O estudo desse tema nos ajudou a compreender que enquanto professores, precisamos sempre estarmos atentos às mudanças presentes na sociedade, pois elas impactam diretamente no ensino não só de língua portuguesa como também de todas as outras disciplinas. Desse modo, é imprescindível considerarmos tudo o que acontece à nossa volta, para que a educação permaneça atual e relevante para o aprendizado de nossos alunos.