Navegando por Autor "Cardoso, Jaqueline dos Santos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação em saúde bucal: da pesquisa-ação a uma experiência no cotidiano da Escola Municipal Miguel Mirante, Povoado Arrecife, Brumado, Alto Sertão Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-03) Silva, Edna Maria Costa Pinto; Bastos, Luciete de Cássia Souza Lima; Pessôa, Marcela Oliveira; Cardoso, Jaqueline dos SantosEsta dissertação descreve a pesquisa realizada na Escola Municipal Miguel Mirante, no Povoado Arrecife, em Brumado, Alto Sertão Baiano, e apresenta o produto educacional resultante do estudo como alternativa para a educação em saúde bucal das crianças das séries iniciais da Educação Básica. Para pensar sobre os problemas, um objetivo geral foi formulado: relatar, criticamente, como se deu a implementação das práticas de atenção à saúde bucal na escola selecionada para a pesquisa, considerando-se sua localização na zona rural e a recepção de crianças pertencentes a famílias de baixa renda. Ao objetivo central ligaram-se outros: averiguar se a secretaria de educação promove políticas de incentivo à saúde oral das crianças na escola escolhida e outras, a fim de prevenir doenças; verificar se as escolas, por iniciativa própria, ensinam e realizam cuidados bucais, como técnica de escovação, uso do fio dental e dieta saudável e se têm, ou não, condições de realizar esse trabalho; promover ações educativas/preventivas com as crianças sobre doenças bucais e incentivar práticas de higiene oral adequada; elaborar um manual de orientação para a implantação das práticas de saúde bucal nas escolas, buscando reduzir as disparidades no acesso aos cuidados odontológicos, a fim de melhorar a qualidade de vida das crianças. Para tanto, optamos pela pesquisa-ação por entender que esta metodologia atende nossas necessidades. Para o diagnóstico, utilizou-se como ferramenta a roda de conversa, através da qual se verificou a falta de escovação ou sua prática inadequada. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa que pode contribuir para transformar práticas de higiene oral não recomendadas com vistas a prevenir doenças bucais, melhorando a qualidade de vida das crianças.
- ItemUm guia para trabalhar educação empreendedora na educação básica(2020-12-14) Carvalho, Gabriele Santos; Cardoso, Jaqueline dos Santos
- ItemPermacultura, estudos multiespécies e ensino no semiárido(Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-31) Santos, Ailton Pinheiro; Cruz, Elizeu Pinheiro; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Limoeiro , Maria Eunice BorjaEste trabalho tem como proposta discutir os conceitos de Permacultura e de multiespécie, bem como suas possibilidades de ensino na área de Educação Ambiental e Agroecologia para as populações do campo em regiões do semiárido. A convivência com as estiagens do sertão é um desafio histórico para animais humanos. Nesse contexto, a Permacultura estabelece condições para que um indivíduo, comunidade ou sociedade trabalhem em parceria com a natureza, ao invés de ir contra ela. Um exemplo considerado permacultural é o planejamento consciente de espaços humanos com elementos integrados (horta, herbário, captação e reutilização da água, armazenamento de energia, plantio de agroflorestas, compostagem e bioconstrução), reduzindo, assim, as necessidades de recursos externos e transformando o que tradicionalmente é considerado lixo em recursos em potencial. Elementos estes, que seriam um problema em habitações convencionais, se transformam em solução ecológica capaz de gerar alimentos e renda para famílias. Uma consequência dessa perspectiva ecológica é a observação da natureza e seus ciclos, analisando as espécies que compõem um ecossistema e que cooperam para um equilíbrio. Em um ambiente sem interferência humana não há lixo, tudo se transforma em recurso num processo retroalimentar entre seres distintos. A reprodução dessa lógica em ambientes humanos é fundamental quando se pensa numa perspectiva de permanência da própria espécie no planeta com as demais que o habitam. Esta dissertação representa uma busca por práticas de ensino transdisciplinar de Permacultura numa perspectiva multiespecífica, popular e rural para as comunidades do campo