Navegando por Autor "Campos, Roberto Rodrigues"
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- ItemHarry Potter e a institucionalização de um fenômeno cultural convergente(2015-03-24) Campos, Roberto Rodrigues; Oliveira, Sayonara Amaral de; Silva, Márcia Rios da; Pereira, Maurício Matos dos SantosNesta dissertação, pretende-se discutir como a série Harry Potter se tornou um fenômeno literário ecultural, apresentando os caminhos para a sua institucionalização e para a criação da marca Harry Potter. Para tanto, a série será analisada como um fenômeno da cultura de convergência, nos termos de Henry Jenkins, considerando os diversos meios e suportes a partir dos quais a narrativa Harry Potter se ramifica. Dentre esses meios e suportes, será dado destaque à Plataforma Pottermore, sítio criado pela autora da série para dar continuidade ao fenômeno no mundo digital, e o site floreioseborroes.net, produzido por um grupo de fãs brasileiros da série para a criação e publicação de narrativas em torno de Harry Potter, as chamadas fanfictions. Na abordagem desses dois sites, ambos os domínios (da autora e do público leitor) serão avaliados a partir das seguintes peculiaridades da cultura de convergência: de um lado, as estratégias criadas pelo produtor literário para assegurar o seu público e manter o controle sobre a sua criação; de outro, a autonomia e liberdade do público para construir histórias à revelia do autor, o que se torna possível graças ao crescimento da cultura midiática na contemporaneidade
- ItemHarry potter e os modos de ler no ambiente acadêmico: interpretações de pesquisadores de fanfictions(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-25) Quadros, Naiara de Jesus; Campos, Roberto Rodrigues; Satorno, Marla Silva do Vale; Nunes, Paulo Henrique SantosNeste trabalho, pretende-se discutir os modos de leitura e interpretações dos pesquisadores de fanfictions de Harry Potter, levando em consideração a relevância de teses de doutoramento para a produção e disseminação de conhecimentos modernos, realizando, assim, uma (ultra)metaleitura, analisando os modos de ler utilizados pelos leitores e escritores de fanfictions, a partir do que foi discutido pelas pesquisadoras doutoras Pelisoli (2011) e Vargas (2011). Para tanto, as fanfictions de Harry Potter serão analisadas como um fenômeno consequente da reconfiguração do ambiente literário massivo e midiático, discutido por Campos (2015), bem como do papel do leitor, defendido por Jouve (2002), aliados ao processo de convergência das mídias, nos termos de Jenkins (2006; 2010). Ao final, pode-se compreender o que leva os leitores de Harry Potter escreverem e lerem fanfictions e o que há nessa série de livros que convida os fãs não só lerem a obra, mas a criarem uma identificação emocional a ponto de buscarem um lugar de coautoria, recriando e/ou modificando o foco das narrativas de J.K. Rowling, à revelia da autora.