Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Campos, Pablo Kristian Trindade"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Guia formativo em tecnologias educacionais: explorando o universo de possibilidades
    (2022-08-29) Campos, Pablo Kristian Trindade; Carvalho, Eliana Marcia dos Santos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de tecnologias educacionais associadas à metodologia de resolução de problemas no ensino básico em escolas públicas
    (2022-08-29) Campos, Pablo Kristian Trindade; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Sant’ana, Claudinei de Camargo
    Este trabalho de pesquisa constitui-se de um estudo de caso da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC e da metodologia Problem Based Learning – PBL, destacando seus conceitos, aplicações e as técnicas de aprendizagem. O método PBL e as TIC podem contribuir no processo ensinoaprendizagem na educação básica para um ensino democrático e transformador nas escolas da rede pública? Assim, esta pesquisa se propõe discutir a utilização de novas tecnologias e Metodologias Ativas como uma forma viável para a melhoria do rendimento escolar na educação básica. Deste modo, pretende-se elencar os possíveis entraves educacionais presentes no ensino remoto, bem como, realizar uma análise da aplicação de Metodologias Ativas e TIC no ensino. Para tanto, foi analisada a utilização das TIC e do método PBL nas escolas e colégios municipais de Palmas de Monte Alto-BA, compreendendo todo o ciclo da educação básica (educação infantil e ensino fundamental) por meio da aplicação de questionários aos estudantes e professores. Como Produto Educacional, foi desenvolvido um Guia Formativo e um Curso para a formação de professores para o uso das Tecnologias Educacionais, alinhado às demandas da atualidade na educação básica. Com isso, observou-se que os professores-participantes do curso de formação obtiveram maior desenvolvimento na compreensão para transmitir suas aulas de forma mais eficiente para os estudantes, almejando uma educação mais dialógica e emancipadora, sobretudo, no ensino remoto e híbrido. Desta forma, notou-se não apenas a influência das teorias socioconstrutivistas na implementação dessas metodologias, mas também as possibilidades de melhorá-las no contexto educacional. Nesse sentido, os dados, coletados com alunos e professores do município de Palmas de Monte Alto, cristalizaram a existência de desigualdades tecnológicas. Ao passo que muitos têm acesso a computadores, smartphones e internet de qualidade, outros tantos não possuem acesso a esses recursos. Portanto, os desafios são variados devido à mudança cultural no ensino, mas também existem inúmeras premissas favoráveis ao uso de TIC e Metodologias Ativas na educação, à medida que os estudantes aprendem a pensar, buscar alternativas e criar estratégias de sucesso.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais