Navegando por Autor "CARVALHO, Dalete Mota de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA utilização de Recursos Tecnológicos no Ensino da Geografia: uma Reflexão(2016-12-15) CARVALHO, Dalete Mota de; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; ARAÚJO, Joseane Gomes; SANTOS, Edvaldo Hilário dosEstamos vivendo em uma nova era da informação e comunicação, através das inovações tecnológicas e do uso internet como ferramenta, que são meios que facilitam o cotidiano social, tornando o mundo atual cada vez mais globalizado. E percebe-se que a parte significativa da população tem acesso a estes meios de informação quebrando uma barreira territorial entre pessoas de qualquer classe social. A partir desse conceito, o presente projeto teve como objetivo principal investigar as práticas pedagógicas dos professores de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira na cidade de Jacobina, além da influencia que o uso dos recursos tecnológicos atuais possam interferir na aprendizagem dos alunos da referida escola. Portanto o interesse desta pesquisa é perceber de que forma a tecnologia é usada e qual benefício ela traz para professores e alunos no ensino da Geografia. Em termos específicos buscou-se conhecer o perfil dos participantes e levantar informações quanto aos recursos tecnológicos utilizados na relação de ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 02 professores que atuam no ensino da Geografia, e com uma amostra de 25 alunos do 6º ano. Foi elaborado um questionário misto, com questões fechadas e abertas que foram aplicadas com esses professores e alunos. Foram feitas algumas observações do espaço físico, e dos equipamentos tecnológicos disponíveis na unidade escolar. A metodologia empregada foi qualitativo e quantitativo, com a construção de gráficos e quadros para representarem os resultados obtidos. O resultado da pesquisa revela que a Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira oferece poucos recursos tecnológicos, apesar dos professores terem sidos capacitados para manusear esses equipamentos tecnológicos. Sendo assim, o livro didático e o quadro são utilizados como principais recursos. Falta mais reflexão pelo professor sobre a utilização desses aparatos tecnológicos no ensino da Geografia como um recurso inovador e que pode contribuir no processo ensino e aprendizado.