Navegando por Autor "Brotas, Josiane Argolo"
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- ItemA pedagogia dos multiletramentos por uma práxis pedagógica na formação de professores(2021-09-30) Brotas, Josiane Argolo; Silva, Obdália Santana Ferraz; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Anecleto, Úrsula Cunha; Boas, Fabiola Silva de Oliveira VilasEste estudo tempor objetivo compreender como osmultiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, poderão, a partir da formação docente, potencializar a ação sociopolítica dos professores, visando a uma práxis pedagógica. Compreendendo a importância da discussão sobre as potencialidades dos diversos letramentos ligados a contextos socioculturais específicos, esta pesquisa propõe a seguinte questão: comoos multiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, podempotencializar a práxis pedagógicadosprofessoresedasprofessorasdosAnosIniciaisdoEnsinoFundamentalda Escola Normal de Camaçari?Trata-sedeumadiscussãoereflexãosobreaformaçãode professoresnoâmbitodaculturadigital, buscandoampliar odebatesobredemandasdo ensino e aprendizagem relevantes na sociedade atual. Abase teórica deste estudo é constituídapeladiscussãodasseguintestemáticas:multiletramentos; tecnologiasdigitais;a práxis pedagógica, ação sociopolítica e a formação de professor. A abordagem metodológicaénorteadapelospressupostosdapesquisacolaborativa,umadasvertentesda pesquisaqualitativa.Osresultadosdestapesquisademonstramqueotrabalhopedagógico orientadopelosmultiletramentos, ampliadospelas tecnologiasdigitais,aindaéumdesafio na formaçãodeprofessores.Aconstruçãodepropostasdidático-pedagógicas, sustentadas nospilaresdapedagogiadosmultiletramentoscontribuiparaqueprofessorascolaboradoras reflitamsobre a importância de se debater emsala deaulaquestões sociais e sobrea emergênciasdenovos aprendizados ea ressignificaçãodaspráticasdeensino.Portanto, concluímosqueumaeducaçãoqueatendaàsnovasdemandasdasociedadeéconstruída comuma formaçãodocentevoltadaparapráxispedagógicacomoaçãosociopolíticade transformação. Portanto, urgeacriaçãodeespaços formativosquepotencializemaação sociopolítica do professor e propiciem a sua atuação como agente de letramento e intelectual transformador.