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Navegando por Autor "Brito, Zilaine Aguiar"

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    A literatura infantojuvenil afro-brasileira como prática antirracista em uma Escola Pública Do Município de Brumado - Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-29) Brito, Zilaine Aguiar ; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Cazumbá, Renailda Ferreira
    Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade Estado da Bahia (UNEB). Esta dissertação teve como objetivo investigar como a literatura afro brasileira pode contribuir para uma prática antirracista na Educação Básica e perceber as formas de racismo que perpassam tanto nas instituições escolares como na sociedade. Neste sentido, foi primordial falarmos sobre a Lei 10.639 e seus impactos na Educação Básica. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal Maria Iranilde Lôbo no município de Brumado – BA, em que foi realizado questionário para compreender o porquê os alunos do 5º ano não tem a literatura afro-brasileira como principal instrumento de leitura, já que, a escola é, majoritariamente, composta por crianças negras. Foi necessário também analisarmos o Projeto Político Pedagógico da instituição a fim de compreender se o documento condiz com o que é proposto pela Lei 10.639. Essa pesquisa utilizou-se de teóricos de grande importância e representatividade para o povo negro como Franz Fanon, Neusa Santos, Djamila Ribeiro, Alessandra Devulsky, bell hooks, Grada kilomba, entre outros. Em resposta a essa investigação desenvolvemos uma sequência didática com literaturas afro-brasileiras com o propósito de proporcionar uma educação antirracista e a equidade racial dentro da sala de aula, intitulado Sequência didática: a Literatura Afro brasileira como prática antirracista na Educação Básica, buscando promover o respeito à diversidade, à cultura e às ancestralidades do povo negro.
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    Sequência didática: a literatura afro-brasileira como prática antirracista na educação básica
    (2024-07-29) Brito, Zilaine Aguiar; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos
    Essa sequência didática tem como objetivo nortear o educador (a) no uso das literaturas afro-brasileiras em sua metodologia colocando a criança em contato direto com as histórias que ressignificam nossa identidade negra positivamente, assim como, discutir temas que fazem parte do cotidiano da sociedade de forma prazerosa. Este produto educacional contribui para uma aula interativa, promovendo a equidade racial e o respeito às diferenças dentro da sala de aula e, principalmente, abrindo portas para a inserção do letramento literário através da leitura, interpretação e contação de história, despertando a imaginação, a escuta, a afetividade, a linguagem, oferecendo a oportunidade de criar um ambiente que eleve a autoestima das crianças negras para que elas se percebam como seres sociais, críticos, reflexivos, essenciais à nossa sociedade e se orgulhem de quem são, como são, reafirmando suas identidades e seus traços descendentes de realezas africanas. Este trabalho apresenta uma sequência didática com literatura infanto-juvenil comentada que será apresentada em oficina, disponibilizando metodologias, que desenvolvam o letramento literário como meio de construção do conhecimento sobre a cultura africana e afro-brasileira. As sequências didáticas, estarão todas relacionadas a Literatura Afrobrasileira e poderá ser utilizada por professores da Educação Básica, já que possibilita que os alunos (as) entrem em contato direto com a subjetividade e estética dos textos afro-brasileiros, oportunizando a formação de leitores competentes prontos para perceber práticas racistas e discriminatórias, dentro ou fora da escola. O professor poderá acessar o material pelo QR CODE (Quick Response Code) que se apresenta em forma de uma etiqueta ilustrada com um código digital.
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