Navegando por Autor "Brito, Tiago Morais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistória da Matemática: possibilidades e desafios para o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Escola Dom Manoel Raimundo de Melo - Povoado de Santa Luzia - Caetité-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Pinheiro, Carmelita Prates; Brito, Tiago Morais; Mattos , Robson Aldrin Lima de; Jesus , Gildelson Felício de; Souza Neto , José Brilhante deO objetivo central desta pesquisa foi analisar e investigar como a História da Matemática é vista pelos alunos e professores, e se estes trabalham essa História da Matemática em sala de aula. A pergunta que motivou este trabalho foi: Quais os limites e possibilidades ao trabalhar a história da matemática como conteúdo pedagógico em um curso do 7° ano do Ensino Fundamental? Para tanto, optamos por uma abordagem qualitativa como instrumentos para levantamento. O estudo foi realizado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Dom Manoel Raimundo de Melo, localizada no município de Caetité-Ba, especificamente nas aulas com oficinas envolvendo a história da matemática e através de questionários com perguntas relacionadas ao uso da história da Matemática na sala de aula como também nos livros didáticos. A base teórica para este trabalho foi GOMES (2012), GROENWALD (2004), D’AMBRÓSIO (2003), LIBÂNEO (1994), BIANCHI (2006), SEBASTIANI (1990), CURY (2003), GUZMÁN, (1993), MIORIM (2011), entre outros. Os resultados mostram que levar a história da matemática para sala de aula contribui muito para uma melhor compreensão dos alunos em relação aos conteúdos, tanto no aspecto ensino aprendizagem como também tornando as aulas mais atraentes e dinâmicas.