Navegando por Autor "Brito, Gilmario Moreira"
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- ItemEducação: autonomia e intelectualidade negra na fundação da igreja batista independente do garcia (1910-1930)(2020-07-03) Cruz, Gicélia da; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Silva, Elizete da; Brito, Gilmario MoreiraA presente pesquisa trata-se de um estudo de caso acerca da fundação da Igreja Batista Independente do Garcia com o objetivo de compreender como se deu o processo de educação, autonomia e intelectualidade negra nesta instituição, no período entre 1910-1930, na cidade de Salvador, visto serem seus fundadores um grupo de negros. A fim de compreender as origens e trajetórias dos fundadores desta congregação, buscou-se, especialmente no acervo da referida instituição, documentação histórica que auxiliasse a (re)construir essas histórias e trazê-las à tona. Assim, observou-se a necessidade de se ter um olhar multidisciplinar para compreender estes homens e mulheres a partir do contexto sócio-histórico no qual estavam inseridos, o pós-abolição da escravatura. Segundo a literatura especializada, esses negros transitavam entre o Catolicismo Romano e as Religiões de Matriz Africana. Entretanto, com a chegada de missionários estadunidenses na capital baiana, no final do século XIX, certa parcela dessa população passa a professar uma nova fé (Protestante). Ao longo da pesquisa, notou-se que o período em questão proporcionou diversos desafios para os fundadores da Igreja Batista do Garcia, entretanto, também forjou o caráter de seus fundadores de modo a fazê-los rejeitar os moldes e a mentalidade escravagista, especialmente na relação com os missionários brancos estrangeiros. Deste modo, pôde-se perceber o histórico protagonismo da população negro na memória da História do Protestantismo na Bahia, ainda que, muitas vezes, estes atores sejam invisibilizados.
- ItemLições para ordenar Salvador: práticas de cura de Dona Analia nas páginas do Diário de Notícias em 1940(2021-08-16) Soares, Luana Vanessa Costa; Brito, Gilmario Moreira; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Souza, Christiane Maria Cruz de; Batista, Ricardo dos SantosEsta pesquisa tem como objetivo compreender os motivos que levaram o jornal Diário de Notícias a visibilizar e desqualificar as práticas de cura ministradas pela médium Analia Ferreira dos Santos, apelidada como “Dona Analia”, moradora do bairro da Fazenda Garcia, Salvador, Bahia, entre os meses de março e abril de 1940. No curso da investigação, inquiriram-se quais as relações entre a grande visibilidade conferida à médium, em discursos que tentavam folclorizar e desqualificar as suas práticas de cura, e as pretensões do referido periódico em apoiar um processo de ordenamento da sociedade soteropolitana, de modo a adequá-la aos padrões de desenvolvimento desejados pelas classes dominantes da Bahia em 1940. Tal ordenamento se desenvolveu por diversas estratégias, entre elas ações nas áreas da educação e da saúde com a finalidade de apontar referências que julgava necessárias para educar o cotidiano das classes populares e com o propósito de promover a supressão de elementos e manifestações culturais que se consideravam indesejadas para o contexto local. Entre essas práticas, se incluíam as relacionadas ao espectro da cura, como as efetuadas por Dona Analia e adotadas por seus consulentes.
- ItemUm olhar sobre as Ciências Sociais na Bahia: história de um campo em formação(2019-08-20) Cruz, Luciana Pereira de Oliveira; Souza, Sueli Ribeiro da Mota; Almeida, Claudio Roberto dos Santos; Couto, Edilece Souza; Brito, Gilmario Moreira; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Vieira Filho, Raphael RodriguesEsta tese analisa a História das Ciências Sociais na Bahia, desde a origem dos primeiros registros de estudos sobre temas sociais até a formação dos cursos na atualidade. Tendo como objetivo principal fazer uma reflexão sobre a trajetória de vida e experiências de sujeitos envolvidos com o tema em diferentes períodos históricos e contextos. Trata de discutir a presença dos primeiros pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estudaram temas sociais na Bahia; as influências de diferentes áreas de conhecimento (medicina, direito e engenharia), para formação dos primeiros grupos de interpretes da sociedade baiana e os estudos de comunidade. Entre estes interpretes estão: Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, Teodoro Sampaio, Manuel Quirino, Gilberto Freyre, Donald Pierson, Charles Waghey. Apresenta a formação das primeiras instituições de ensino superior do Estado; da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade da Bahia. Destaca a criação do curso de Ciências Sociais na UFBA, com a participação de Isaias Alves, Anísio Teixeira, Thales de Azevedo, Luiz Aguiar Costa Pinto, Guerreiro Ramos e Vivaldo Costa Lima; as Escolas de Sociologia e Política de Salvador e Vitória da Conquista. Além de destacar a presença feminina de professoras e pesquisadoras como Ruth Landes, Maria Isaura Pereira de Queiroz, Edith Mendes da Gama de Abreu, Zahidé Machado Neto, Maria Davis de Azevedo Brandão, Consuelo Pondé de Sena e Josildeth Consorte que desenvolveram estudos sobre temas sociais na Bahia. É uma pesquisa histórico e documental realizada nos Arquivos do Departamento de Ciências Sociais da UFBA; nos Arquivos do Museu Pedagógico de Vitória da Conquista (UESB); nos Arquivos de Teses Raras da Biblioteca dos Barris em Salvador-BA; no Arquivo Municipal de Salvador. Baseado na análise de teóricos como E.P.Thompson, Sergio Miceli, Thales de Azevedo, Lucia Luppi de Oliveira, Enrique Dussel, investiga como ocorreu a formação em Ciências Sociais no Estado. Por último, analisa a construção do curso na UFBA, UESB e UNEB a partir da matriz curricular em cada instituição e quais os desdobramentos para produção de conhecimento na Contemporaneidade.
- ItemA presença da temática racial negra em trabalhos de conclusão de curso de graduação produzidos entre 2008 a 2018 no departamento de educação do Campus I da UNEB(2020-07-10) Cerqueira Júnior, Raulino Santos; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Nunes, Míghian Danae Ferreira; Brito, Gilmario MoreiraEsta dissertação tem como problema de pesquisa identificar quais temáticas sobre a diversidade racial negra são mais recorrentes nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I (Salvador) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nesse sentido, tomou como referência os TCCs produzidos no período de 2008 a 2018 e apenas os resumos de cada um deles foram lidos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com o uso das metodologias do estado da arte e da análise de conteúdo. Ao todo, foram encontrados 73 TCCs que atendiam aos critérios estabelecidos. Desses, 69 foram produzidos por egressos do curso de Pedagogia; e quatro, de Psicologia. Além desses dois cursos, o DEDC I oferta Filosofia e Ciências Sociais. O tema mais frequente discutido pelos estudantes foi a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos da Rede de Ensino. Os outros temas que apareceram na investigação tratavam de identidade, religiosidade, pluralidade cultural, racismo, ações afirmativas, leitura, literatura, linguagens criativas, quilombos educacionais e genocídio da população negra. O ano em que mais houve TCCs discutindo a temática étnico-racial negra foi 2010 A análise dialogou como teóricos como Nilma Lino Gomes (2011), Kabengele Munanga (2003) e Abdias do Nascimento (1978). No primeiro capítulo, discute-se a diversidade étnicoracial e identidade negra, dando ênfase à discussão da negritude na prática educativa. No segundo, a abordagem é sobre a UNEB e o seu pioneirismo nas políticas de ações afirmativas. No terceiro, faz-se a análise dos TCCs, relacionando as temáticas com discussões propostas por teóricos que são referências nos assuntos em debate. Nas considerações finais, reflete-se sobre a pesquisa feita e apresentam-se os resultados.