Navegando por Autor "Brito, Gilmário Moreira"
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- ItemA campanha de educação de adultos na Bahia: formação para o trabalho, cultura e política (1947 a 1963)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-26) Ramos, Eliene Rodrigues; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus; Dick, Sara Martha; Silva, Paulo Santos; Costa , Livia Alessandra Fialho daEssa tese tem o objetivo de compreender as concepções educacionais para a formação de trabalhadores e as disputas políticas na Bahia pelas classes de ensino da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947 a 1963. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), foi um plano de ensino supletivo aprovado pelo Ministério da Educação e Saúde em convênio com os estados e territórios da federação, para instalar classes de ensino supletivo para todo país. A pergunta que norteia a pesquisa é: como as concepções educacionais para a formação de trabalhadores provocaram disputas políticas pelas classes de ensino da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos na Bahia de 1947 a 1963? A análise se pauta em acontecimentos educacionais, culturais e políticos que possibilitam compreender motivações, atitudes e divergências em grupos políticos e intelectuais envolvidos no fenômeno múltiplo e complexo da cultura política no contexto de 1947 a 1963. Trata-se de pesquisa documental cujas abordagem e problematização estão articuladas com as perspectivas de autores engajados com o modo de fazer história da educação que estabelece amplo diálogo com a história cultural, a exemplo de Beisiegel (1974); Berstein (1998); Bomeny (1993); Brito (2001); Carvalho (2014); Faria Filho (2014); Fonseca (2008); Galvão (2008); Gatti Jr. (2002); Gomes (2016); Luz (2009); Magalhães (2015); Paiva (2003); Silva (2011); Veiga (2008). A CEAA foi além das disputas político partidárias e instaurou novas formas de funcionamento com intervenção do Estado no processo de escolarização formal para adolescentes e adultos e inaugurou uma expansão do ensino supletivo tutelada pelo Estado para fortalecer a si próprio a partir da mudança de valores, costumes, crenças e práticas, na tentativa de formar trabalhadores.
- ItemCotidiano e inter-relações culturais na escola municipal Olga Figueiredo de Azevedo: diálogos e tensões no bairro de Cosme de Farias.(2016-06-21) Nascimento, Fábio Oliveira; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Queiroz, Delcele MascarenhasA presente pesquisa tem por objetivo compreender as expressões cotidianas da cultura escolar características da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, situada em Salvador no bairro de Cosme de Farias, apreendidas a partir da investigação dos processos de inter-relação entre a escola e o espaço urbano no qual está inserida. Procuramos entender de que maneira diferentes práticas, identidades, comportamentos e lugares sociais de alunos, professores e funcionários convivem e se confrontam no cotidiano da escola e quais relações / tensões estabelecem com o seu entorno. Efetuamos a pesquisa de campo, composta por observação e entrevistas realizadas na turma do nono ano do curso fundamental, por tratar-se de um estágio de transição no qual os alunos deveriam finalizar os estudos da última fase do Ensino Fundamental II para ingressar no Ensino Médio. O processo de investigação foi realizado ainda através de registros realizados em diário de campo sobre as comunidades do entorno da escola e as relações que compõem o cotidiano escolar, bem como da reflexão baseada no diálogo com estudiosos e pesquisadores que construíram obras a respeito da educação, da cultura escolar e das juventudes.
- ItemDesvelando a permanência das/dos estudantes cotistas e/ou bolsistas do instituto federal de educação, ciência e tecnologia da Bahia (IFBA) / campus Salvador(2018-09-28) Chaves, Antonia do Socorro Freitas; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Silva, Naiaranize Pinheiro da; Santos, Dyane Brito Reis; Brito, Gilmário MoreiraEsta pesquisa teve como propósito principal conhecer as contribuições do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE) e as estratégias na permanência das/dos estudantes bolsistas e/ou cotistas, das vagas socioeconômicas e étnico-raciais, dos cursos de Nível Médio e Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - campus Salvador, sendo este estudo realizado dentro das perspectivas das desigualdades raciais e das políticas afirmativas na educação. Para nós, as políticas afirmativas na educação compreendem o acesso e a permanência. Por outro lado, percebemos que somente a oferta de bolsas e/ou auxílios aos estudantes é insuficiente para assegurar-lhes a permanência, porque há diversas demandas que superam as questões econômicas, e perpassam também pelas condições simbólicas da convivência no cotidiano. Portanto, para além do direito de acesso das/dos estudantes pelas cotas, ou seja, das/dos estudantes negras/os e vindas/os de escolas públicas, o direito de permanência ultrapassa a questão material, sendo essencial que a instituição também promova meios de favorecer a permanência simbólica dessas/es estudantes, possibilitando a equidade do direito social à educação pública, gratuita e com qualidade.
- ItemDifusão de saberes pedagógicos de professores e alunas na revista de educação da escola normal de Caetité (1924-1928)(2020-07-17) Silva, Jaqueline Maria de Santana Oliveira; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta pesquisa tem como objetivo compreender quais eram os saberes pedagógicos difundidos pela Revista de Educação da Escola Normal de Caetité nas publicações dos seus diferentes articulistas para divulgar uma cultura letrada e impressa no sertão da Bahia (1924 - 1928). Para analisar algumas diretrizes metodológicas foram adotadas, como a articulação da História Política e da Nova História Cultural com a História da Educação para compreender as confluências de uma conjuntura políticoeducacional delineadas por várias relações e conflitos presentes nos suportes impressos. Para referenciar as discussões, estabeleceram-se diálogos com os estudos de Veiga e Fonseca (2008), Luz (2009), Aguiar (2008) e Reis (2013; 2018) que foram importantes para compreender as alianças e refregas políticas em torno da implantação e do funcionamento da Escola Normal de Caetité. Os estudos sistematizados por Santana (2011), Santana et al. (2013), Santana e Menezes (2015), e Sousa (2001) contribuíram para analisar os aspectos legais referentes às reformas educacionais na criação das Escolas Normais da Bahia. Nesse processo, os periódicos e as revistas assumem um papel de extrema importância, pois, longe de serem imparciais, eram regidos e controlados por intelectuais que também atuavam nessa gambiarra política como aliados de alguns representantes do poder baiano. Nesse caso, a análise das publicações das revistas de Educação da Escola Normal de Caetité revela quais são os atores e suas intencionalidades no processo de seleção e organização dos saberes escolares considerados importantes na formação dos professores. Para subsidiar tais discussões, tanto os estudos de Chartier (1992) como os debates sobre os significados que a cultura vem ganhando para entender a história da educação apresentadas nas pesquisas de Julia (1995), Chervel (1988), Frago (1995), Frago e Escolano (1998), Forquin (1992), Vidal e Faria Filho (2000), Catani e Sousa (1992), Carvalho (2005), Amaral (2002) e Silva (2007), contribuíram, de forma significativa, para compreender a importância da cultura escolar como categoria para analisar e compreender as dinâmicas, as práticas desenvolvidas no ambiente escolar e a organização dos espaços e tempos escolares postados em publicações da revista.
- ItemA educação de adultos à distância no Estado da Bahia – 1961-1979: meb, serte e a criação do IRDEB(2010-10-06) Argôlo, Idália Maria Tibiriçá; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santanna, Charles D’Almeida; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; Brito, Gilmário MoreiraA presente dissertação faz uma reflexão sobre a Educação de Adultos no Brasil através de Campanhas de alfabetização e analisa a trajetória da Educação de Adultos na Bahia à Distância, através do rádio, durante os anos de 1961 a 1979, tendo início com o Movimento de Educação de Base (MEB) através da alfabetização de adultos para conscientização política, no início da década de 1960. Após o Golpe Militar de 1964 o MEB tem a sua estrutura modificada e, em 1966, foi fechado pelos militares. A partir deste período se inicia no Brasil e na Bahia o Curso de Madureza Ginasial pelo Rádio em convênio com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a Secretaria de Educação e Cultura (SEC), através do Serviço de Rádio e TV Educativa (SERTE), preparando jovens e adultos para o Exame de Madureza Ginasial, elaborado pela equipe de professores produtores do SERTE. Faz uma análise da transição do SERTE para Seção de Educação Supletiva (SES) e em seguida para Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e a transformação do Curso de Madureza para o Curso de Supletivo de 1º e 2º grau. A dissertação focaliza as aulas pelo rádio para o curso de supletivo através das tele-salas, com a presença de um Orientador de Aprendizagem (O. A.), através dos scripts para as aulas radiofônicas e as apostilas elaboradas pelos professores produtores do SERTE/IRDEB. O IRDEB foi durante muitos anos um órgão ligado à SEC e tinha como principal objetivo a veiculação de programas educativos formais para uma população adulta. Atualmente a instituição está ligada à Secretaria de Cultura (SECULT) e, através da Rádio FM e da TVE, veicula uma programação cultural e educação não formal.
- ItemEducar pelas leituras: ações educativas como concepções morais e políticas veiculadas pelo jornal correio mercantil (Salvador, 1838-1839)(2017-08-24) Moraes, Fabio Valente de; Brito, Gilmário Moreira; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Sousa, Ione Celeste Jesus deEsta pesquisa é resultado da análise de duzentos e sessenta e três exemplares do jornal baiano “Correio Mercantil” – de mais de dois mil e duzentos disponíveis na Hemeroteca Digital do portal da Biblioteca Nacional. Utilizamos quarenta e nove números desse periódico para examiná-lo como empreendedor, entre outras possibilidades de leituras, de ações educativas em Salvador, produzindo, reproduzindo e fazendo circular, entre abril de 1838 e março de 1839, concepções morais e políticas que interessavam a determinados grupos sociais – comerciantes, proprietários, negociantes, empregados públicos e titulares (nobres) – cujos valores, alinhados à ordem vigente, alimentavam expectativas de serem utilizados e seguidos por outros grupos de menor visibilidade política na cidade. Assim, analisamos tensões sociais na capital da província da Bahia no contexto dos anos finais da década de 1830, como o Levante dos Malês (1835) e a Sabinada (1837-1838), além de outras sublevações e desobediências rotineiras locais atribuídas pelo jornal aos sabinos e escravizados africanos. Nesse sentido, apreciamos as estratégias de leitura que os redatores e proprietários do “Correio Mercantil” – os irmãos João Antonio e Luiz Antonio de Sampaio Vianna – usaram para elaborar ou disseminar conceitos em nome de determinados grupos sociais envolvidos com atividades relacionadas com a dinâmica comercial da cidade; e como esses escritores públicos – em suas atuações jornalísticas e educativas – fizeram do seu periódico um suporte de linguagem empenhado em receber, registrar de forma impressa e imagética opiniões, posicionamentos políticos e ideológicos de representantes incisivos de uma cultura letrada que experimentavam estampar no jornal o combate intransigente daquilo que consideravam perigo à manutenção das relações de poder do referido grupo. Cientes da importância das tradições de oralidade constitutivas da maioria dos moradores da cidade, recorreram aos “boatos” como forma de repercutir e disseminar o medo, visando a composição de versões que fizessem proliferar ou preservar princípios tidos como apropriados àquela sociedade. A pesquisa foi realizada a partir de fontes documental e bibliográfica, como referencial teórico abordagens dos Estudos Culturais e da História Cultural que realizaram aproximações entre a produção e veiculação de informações e notícias em jornal, com leituras à “contrapelo” de valores morais e políticos produzidos por letrados para o consumo da sociedade mediante o suporte do jornal. Esse exercício de pesquisa possibilitou analisar o “Correio Mercantil”, tanto como fonte para a história, quanto meio de veiculação de concepções educativas, superando a superficialidade que pode limitá-lo a mera condição de documento histórico ou simples veículo de informação. Logo, procuramos ir além da transcrição – integral, abreviada ou fragmentada – sem problematização dos textos, tornando indispensável e crucial a análise das linhas e entrelinhas do que era estampado e útil à pesquisa.
- ItemEntre trilhos, dormentes e estações: a Escola Profissional Ferroviária de Alagoinhas (1941-1962)(2008) Santos, Vânia Regina de Souza; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Campos, Rogério da Cunha de; Almeida, Sílvia Maria Leite de; Brito, Gilmário MoreiraEste trabalho tem como objeto de estudo a Escola Profissional Ferroviária de Alagoinhas (EPFA), no período de 1941 à 1962. Nele buscamos fazer uma reconstrução histórica da sua fundação e funcionamento, relacionando a aprendizagem industrial, base de sua prática pedagógica, com a política educacional da época que priorizava a formação de uma mão-de-obra qualificada e ao mesmo tempo dócil e despolitizada. Neste intuito, analisamos a Legislação educacional brasileira do período, buscando o respaldo legal que justificava a existência da EPFA. O contexto histórico alagoinhense, desde a fundação da cidade até os anos 1940, foi por nós investigado, destacando a criação da Estrada de Ferro, que dinamizou a vida urbana alagoinhense. Nesse sentido, esta pesquisa de natureza qualitativa, se caracteriza por ser um estudo de caso, o que não implicou num estudo isolado da instituição escolar, pelo contrário, buscamos estudá-la, considerando-a como fazendo parte de uma totalidade social e cultural, que de uma forma ou de outra a determinava e com a qual a escola mantinha determinadas formas de relacionamentos.
- ItemEscola mãe Hilda: território insurgente da pedagogia da ancestralidade antirracista(2020-12-21) Santos, Aurelielza Nascimento; Brito, Gilmário Moreira; Silva, Jamile Borges da; Filho, Raphael Rodrigues VieiraEsta pesquisa apresenta reflexões no campo da Educação, a partir da contemporaneidade, e versa diálogos com a Geografia de acordo com as insurgências que potencializam o território que se configura na construção do Território Jitolu, no Curuzu/Liberdade, no município de Salvador – BA. O lócus da pesquisa é a Escola Mãe Hilda, materializada pelas forças ancestrais do Terreiro Ilê Axé Jitolu para a atuação da educação como prática da liberdade e das ações afirmativas, tendo como prioridade as lutas insurgentes do movimento negro educador atuante nesse quilombo da resistência, onde as sementes foram lançadas no solo fértil do Curuzu e onde nasceu a árvore frondosa semeada sobre as bênçãos do Axé pela Yalorixá Mãe Hilda Jitolu, que abriu as portas do Terreiro Ilê Axé Jitolu para apoiar o Bloco Ilê Aiyê e também a realização de um sonho – a construção da escola. Assim, essa dissertação analisa como a Escola Mãe Hilda, ancorada na pedagogia da ancestralidade antirracista e dos dispositivos pedagógicos, potencializa o fazer pedagógico através das insurgências para o enfrentamento do racismo estrutural e consolida suas práticas pautadas nas relações étnicoraciais e de forças ancestrais que reverberam e valorizam o legado africano e da diáspora. Esses processos civilizatórios salvaguardam a diversidade, a alteridade, a diferença e a pluralidade cultural que se materializam na Escola Mãe Hilda de acordo com o que postula a Lei nº 10.639/03 e a Lei nº 11.645/08. A metodologia utilizada nesse estudo tem como base a análise dos dados qualitativos, de inspiração etnográfica, a partir da investigação da atuação política e combativa do Ilê Aiyê e de suas práticas pedagógicas de valorização da educação para as relações ético-raciais, pautadas nas ações realizadas na Escola Mãe Hilda. Através das narrativas do movimento educador, o Ilê Aiyê e as vozes das intelectuais negras consolidam a pedagogia da ancestralidade antirracista alicerçados em dispositivos pedagógicos. Concluímos que é necessário tecer olhares críticos, bem como reconhecer a atuação pioneira do movimento negro educador e da prática pedagógica da Escola Mãe Hilda, entrelaçados pela tríade terreiro, bloco e escola, para a promoção da educação como mobilidade social ancorada no legado da ancestralidade africana e afro-brasileiros na diáspora na atuação antirracista.
- ItemExperiências de estudantes e a cultura do Colégio Estadual David Mendes Pereira-Salvador -Bahia: currículo e cotidiano na formação de jovens de uma turma de 3ª série do ensino médio(2018-08-31) Rocha, Nailton José de Menezes; Brito, Gilmário Moreira; Faria, Ivan; Leiro, Augusto Cesar RiosEsta dissertação estabelece diálogos sobre as experiências de estudantes e a cultura do Colégio Estadual David Mendes Pereira-Salvador -Bahia: currículo e cotidiano na formação de jovens de uma turma de 3ª série do Ensino Médio, a partir de leituras e análises de textos de: Julia (2001), Chervel (1990), Viñao del Frago (2008), Dayrel (2014), Carrano (2013), Certeau (1994), Portelli (1997), acerca das temáticas: cultura escolar, juventudes, cotidiano e disciplinas escolares. Inspirando-me na etnografia, realizei uma pesquisa qualitativa que buscou analisar as possíveis inter-relações e tensões existentes entre as experiências de cinco estudantes de uma terceira série do Ensino Médio e as práticas educativas cotidianas do Colégio Estadual David Mendes Pereira (CEDMP), situado em Salvador-Bahia. Utilizei a metodologia de observação em campo, nas aulas e nos corredores do colégio, e a escuta das narrativas dos/as estudantes, a partir de elementos da história oral. O principal instrumento utilizado para ouvi-los foi uma entrevista semiestruturada, composta de dez perguntas. Realizada individualmente com os/as estudantes, ela me permitiu notar, nas respostas apresentadas, que, apesar dos planos, metas e discursos oficiais e dos esforços cotidianos presentes na cultura do colégio, ainda havia uma lacuna entre o que propõe a educação formal e o atendimento às aspirações e aos projetos reais de vida dos/ as jovens que concluíam o Ensino Médio no CEDMP.
- ItemA identificação das altas habilidades/superdotação nas práticas docentes dos professores de duas escolas públicas de Salvador(2014-09-04) Andrade, Dartilene Pires de; Brito, Gilmário Moreira; Freitas, Soraia Napoleão; Silva, Luciene Maria daA pesquisa apresentada procurou conhecer as práticas docentes dos professores de duas escolas públicas de Salvador (BA), com os codinomes Um e Dois, buscando compreender como esses educadores identificam alunos com características de altas habilidades/superdotação. Por meio de um trabalho de investigação minucioso, buscou-se perceber como os professores, em suas práticas docentes, manifestam suas concepções, valores e atitudes no processo de identificação dos referidos alunos. O estudo prioriza os aportes teóricos do pesquisador Joseph Renzulli, que desenvolveu, dentre outros, o modelo da concepção dos três anéis, utilizado para identificar estudantes com altas habilidades/superdotação. A pesquisa foi realizada com catorze professores dessas escolas, como sujeitos participantes do estudo. Os dados coletados valeram-se das referências metodológicas da pesquisa qualitativa e da metodologia de história oral temática, permitindo, com as observações em salas de aula, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário dedutivo, auscultar os docentes, e relacionar as ações desses professores, em sala de aula, às dificuldades com as carências de recursos didáticos, metodológicos, estruturais e políticos educacionais, para a identificação e o atendimento aos alunos com as mais diversas necessidades educacionais, dentre elas, as altas habilidades/superdotação. Com a utilização dessas estratégias de intervenção, obtiveramse dados indicando que os professores das escolas Um e Dois enfrentam diversas dificuldades, comprometendo seriamente a identificação dos alunos com inteligência acima da média.
- ItemInfluências da declaração de Incheon na formação de professores da educação básica no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Silva, Milena Nascimento; Machado, Célia Tanajura; Brito, Gilmário Moreira; Assis, Thayse LacerdaO trabalho tem como objetivo identificar aproximações e afastamentos entre as estratégias constantes na Declaração de Incheon e as orientações para a formação de professores da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, quanto aos objetivos, e adota como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A análise dos resultados encontrados foi realizada por meio da análise e interpretação crítica dos dados. O estudo analisou a Declaração de Incheon: “Educação 2030: Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos” e seu Marco de Ação e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Os resultados demonstram que a Resolução CNE/CP nº 02/2019 possui aspectos que remetem à Declaração de Incheon, no que tange à: centralidade no desenvolvimento das competências e habilidades; avaliação como forma de monitoramento do processo de ensino-aprendizagem; indução a parcerias público privadas; e inclusão de tecnologias e plataformas digitais nas escolas, que conformam e limitam o trabalho do professor à reprodução de conteúdo de valor imediato e de interesse do mercado. Notou-se, porém que a Declaração de Incheon parece avançar em relação à Resolução CNE/CP Nº 02/2019, quando alinha formação inicial e continuada, ressalta a necessidade de implantação de políticas de gênero e inclusão de pessoas com deficiência na formação dos professores e propõe a valorização do desenvolvimento profissional dos professores, por meio de remuneração, carreira e condições de trabalho.
- ItemLivros didáticos de história: concepções civilizatórias para o ensino primário da Bahia (1925-1933)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-23) Assis, Cristina Ferreira de; Brito, Gilmário Moreira; Galvão, Ana Maria de Oliveira; Luz, José Augusto Ramos; Pina, Maria Cristina Dantas; Reis, Joseni Pereira Meira; Vieira Filho, Raphael RodriguesO objetivo central desta pesquisa é analisar as concepções civilizatórias em livros didáticos de História no contexto da Reforma do ensino primário da Bahia entre 1925 e 1933. Situada no campo da Nova História Cultural, essa tese busca em três livros didáticos de História as possíveis relações entre as concepções neles presentes e aquelas que circularam no modelo educacional adotado durante a gestão de Anísio Teixeira, especificamente a partir da Reforma da educação primária durante o governo de Góes Calmon. Sua finalidade visa aproximar as práticas, conteúdos e instruções difundidas aos alunos e professores, interpretando-se mais especificamente o desenvolvimento de hábitos e comportamentos relacionados à civilidade entre as estratégias de instrução da escola primária na Bahia. Para isso, foram selecionados como fontes os livros didáticos Vultos e datas do Brasil, de Alberto de Assis, Nossa Pátria, de Rocha Pombo, e História da Bahia, de Pedro Calmon, indicados por Anísio Teixeira, na condição de Diretor de Instrução da Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública do Estado da Bahia entre 1926 e 1927. No entrecruzamento da História da educação e da História cultural, situa-se o livro didático como instrumento da cultura escrita e suporte de relações e tensões estabelecidas entre a cultura escolar e outras culturas produzidas pela sociedade na Bahia. Para isso, interessa ainda compreender o tempo histórico, os costumes e valores republicanos em voga no contexto de adoção do primeiro Programa de ensino oficial do estado, que apontou metodologias de ensino e prescrições aos professores. Os livros foram analisados a partir de seu conteúdo e sua materialidade, segundo a perspectiva de Choppin (2009), Chartier (2002), Elias (1994), dentre outros autores. Ao indagar e problematizar as concepções civilizatórias difundidas pelos livros realizou-se um entrecruzamento entre as obras e outras fontes, como o Programa de ensino de 1925, as correspondências de Anísio Teixeira com os educadores e intelectuais, além de jornais e revistas, a fim de evidenciar aproximações e diferenças entre as concepções identificadas no contexto da reforma escolar da Bahia. Para investigar a trajetória dos autores, a produção dos livros e a circulação de suas concepções, a pesquisa se concentrou em biografias, jornais, revistas e outras obras publicadas por eles. Entre as considerações finais foram encontrados indícios sobre o leitor imaginado pelos autores e pelas editoras, e sobre as intencionalidades dos órgãos gestores em educar e civilizar a mocidade. Observou-se também que as palavras “civismo” e “família”, foram fortemente utilizadas pelos autores dos livros didáticos, mas “moralidade”, “instrução” e “cultura” foram as mais destacas como sinônimos das concepções civilizatórias, com ênfases e exemplos distintos, embasadas em discursos que tentavam orientar a modernização da sociedade. Contudo, as apropriações dos sentidos difundidos pelos livros não puderam ser contempladas, em razão dos desafios de realizar uma historicidade do leitor do início do século XX. Verificou-se, por fim, uma tentativa de modernização escolar eurocentrada, pautada em novos horários, métodos de ensino e comportamentos, inserida em um projeto civilizatório, que perpetuou as desigualdades já existentes na Bahia.
- ItemMeu corpo, meu jeito: identidades e (in) visibilidades de estudantes afro-brasileiras do ensino médio no Colégio Estadual Professora Marileine da Silva(2020-11-27) Gomes, Joelma Floriano Tosta; Brito, Gilmário Moreira; Monteiro, Artemisa Odila Candé; Silva, Maria Cecília de Paula; Pereira, Olívia Santos; Queiroz, Delcele MascarenhasA dissertação “Meu Corpo, Meu Jeito: Identidades e (In) Visibilidades de Estudantes Afrobrasileiras do Ensino Médio no Colégio Estadual Professora Marileine da Silva” tem como objetivo compreender quais as percepções e os sentimentos das jovens estudantes afrobrasileiras relacionados às identidades étnico-raciais nas relações que estabelecem entre si e outros sujeitos inseridos na cultura escolar do referido colégio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa das observações registradas no cotidiano da sala de aula e de outros espaços de convivência e na escuta sensível de relatos e silêncios sobre os estereótipos corporais, recorrendo à metodologia da história oral na produção da fonte compartilhada entre a pesquisadora e as entrevistadas, registros documentais e com base em diálogos com a bibliografia: Hall (2006), Munanga (2002), Gomes (2012) e Fanon (2008) acerca de conceitos de identidades e invisibilidades; Dayrell (2007) sobre o processo de socialização da juventude no mundo contemporâneo; Antonacci (2013) a respeito dos sentidos histórico e cultural que produzem significados nas vozes e memórias corporais, Silva (2009) que reflete sobre a dimensão histórico-política do corpo na educação brasileira e Vidal (1990) com a proposta do uso do método da história oral na educação. No exercício para responder a questão de pesquisa, foi possível identificar tanto nos documentos que integram a rotina escolar e os indicadores na formação educacional, quanto nas manifestações corporais e lúdicas estabelecidas em movimentos individuais e atividades pedagógicas coletivas como a gincana escolar e, principalmente, a partir das histórias de vidas das estudantes que, apesar do esforço do Colégio em promover, em parceria com outras instituições, práxis que favorecem ampliar a visibilidade das estudantes através de ações sócio culturais relacionadas a dança e a cidadania, que ainda há sentimentos de discriminações fora do colégio, evidenciados nos preconceitos aos marcadores estéticos afro-brasileiros e às relações étnico-raciais.
- ItemO movimento dos trabalhadores e a educação na Bahia: um estudo sobre o centro operário da Bahia – 1894 a 1920(2011-10-27) Oliveira, Maristela Gomes de; Menezes, Jaci Ferraz de; Luz, José Augusto Ramos da; Sousa, Leliana Santos de; Brito, Gilmário MoreiraEste estudo tem como especificidade identificar e analisar as ações educativas do Centro Operário da Bahia, as suas modalidades e características de educação formal e não formal, procurando conhecer o interesse da classe trabalhadora pela educação ministrada na organização e como recorte temporal toma o período de 1889 a 1920. A abolição da escravatura e logo em seguida, a Proclamação da República foram eventos que trouxeram mudanças no contexto político, econômico e social do país, os trabalhadores na Bahia, com experiência organizativa em associações de ajuda mútua, caixas beneficentes e de proteção ao trabalho, consoante com o movimento operário no Brasil, buscaram aprofundar as suas formas de luta, criando partidos políticos, ligas, centros operários e sindicatos que aglutinaram as classes operárias em prol de melhores condições de vida e acesso a educação. Metodologicamente, esta dissertação toma como referência a história social do movimento dos trabalhadores e procura refletir sobre o contexto da época e as relações sociais então estabelecidas. Embora reconhecendo as limitações, aponta para o protagonismo de sujeitos que vivenciaram o período escravocrata e assumiram a liderança de organizações que promoveram ações em prol da educação das classes artísticas e operárias. Como procedimento metodológico utiliza a pesquisa documental, privilegiando os dados primários, embora a bibliografia sobre a temática tenha sida utilizada para fundamentar teoricamente a pesquisa de campo.
- ItemMuseu digital do pagode baiano em uma abordagem educacional(2019-08-15) Sousa Neto, Dourival; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Santos, José Eduardo Ferreira; Brito, Gilmário Moreira; Bomfim, Natanael ReisO presente trabalho traz uma abordagem acerca da formação da musicalidade brasileira partindo dos primeiros movimentos musicais que aconteceram ainda em meados do século XVII, analisando tais movimentos a partir dos três primeiros povos a ocupar o território brasileiro. Assim, iniciamos esse estudo considerando os povos indígenas inicialmente pelo fato de serem estes, os primeiros habitantes do nosso território, antes da chegada dos portugueses e dos africanos, para prosseguir nossa análise sobre os principais aspectos culturais dos portugueses e logo após, dos povos africanos. Esse estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada, utilizando a base metodológica Design Based Research – DBR e tem como objetivo criar um museu digital denominado Museu Digital do pagode Baiano. Tal projeto será disponibilizado sob forma de uma página web construída sobre a plataforma Wix.com e uma Tv web hospedada sob forma de canal no site youtube.com. Ambos os instrumentos digitais se destinam a discutir o pagode baiano como elemento gerado a partir do imbricamento cultural no Brasil, mais precisamente tendo o samba como principal elemento gerador, assim também como discutir o pagode como uma possibilidade no processo de educação musical de estudantes de escolas públicas. O estudo utilizou como instrumentos de coleta de dados o espaço virtual da página web e do canal no youtube, bem como questionário, diário de bordo, conversas informais, dentre outros instrumentos que se mostraram necessários para a análise dos dados. O projeto teve como lócus de pesquisa a escola Municipal Santa Júlia, localizada no município de Lauro de Freitas-Ba.
- ItemNotícias produzidas pela imprensa da Bahia sobre o candomblé: reflexões críticas (1950 a 1990)(2018-10-28) Pereira, Jaime Santana Sodré; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Brito, Gilmário Moreira; Ramos, Cleidiane Patrícia Costa; Santos, Hélio de Souza; Silva, Valdélio SantosA presente tese, que compreendeu o período de 1950 a 1990, resulta de uma observação da presença de matérias sobre o candomblé nos jornais de Salvador. Essa tarefa resultou como prática metodológica em uma compilação sistemática dos momentos históricos da trajetória desse modelo de culto na sociedade baiana, em especial, Salvador. Essa imprensa tinha como tarefa registrar de forma jornalística as atividades relativas à prática religiosa afro-brasileira, o candomblé, no misto de abordagem adequada e outras carentes de maior aprofundamento, que ao longo do tempo transforma-se no noticiário mais qualificado. Ainda do ponto de vista metodológico observou-se carências de fontes fidedignas, abordagem com parcos conhecimentos sobre o rito e, por vezes, expressando essa crença religiosa como algo associado à barbárie. Este trabalho utiliza o conceito de representações sociais como algo dinâmico, assumido e interiorizado, por vezes, pelos próprios agentes que ajudam a construí-las, essas representações espelhadas nos jornais atuam na construção e até mesmo difusão de ideias sobre determinadas situações ou determinados grupos. E os jornais, vistos como fonte de informação, são portadores de uma linguagem constitutiva do social que detém uma historicidade e peculiaridades próprias. Ao ler e analisar como se efetuava o registro dos acontecimentos relacionados à religião do candomblé, nos jornais pesquisados, do ponto de vista teórico-metodológico, elaboramos uma série de categorias analíticas, além de categorizações destacadas por outros autores interessados no assunto. A prática jornalística através do perfeito conhecimento e apuração dos fatos possibilitará desencadear uma série de posturas que vão de uma boa matéria a um registro de má qualidade, que implicará ou não na correta compreensão do fato pelo leitor. Como conclusões, observamos o potencial dessas notícias como elementos importantes no registro da trajetória histórica do candomblé. Esta tese também oferece às pessoas do campo da comunicação, quer pesquisadores, professores, estudantes ou profissionais, estes, principalmente, ligados a prática jornalística uma oportunidade para reflexão sobre a atuação do jornal, especialmente servindo de apoio na abordagem desta temática no campo da educação. Destacamos, deste modo, a oportunidade de abordagens do tema relativo à contribuição africana na nossa formação, voltada ao que determina a Lei 10.639/03, que enfatiza o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil, bem como servindo de orientação na formação de profissionais da comunicação, em particular, da imprensa escrita.
- ItemO mundo lá fora: cultura estudantil entre a reprodução e a transgressão(Universidade do Estado da Bahia , 2023-08-28) Alvarenga, Otávio Silva; Messeder, Marcos Luciano Lopes, Marcos; Junqueira, Marili Peres, Marili; Brito, Gilmário MoreiraEste trabalho surge das minhas inquietações cotidianas enquanto educador inserido em meu meio de atuação, uma escola pública de ensino médio localizada na periferia de Salvador, mas acima de tudo de minhas redes de interação e afeto criadas a partir dos encontros com as culturas estudantis que ali se desenvolvem. Para tanto, abarco três conceitos centrais que direcionam os passos desta pesquisa: o de culturas estudantis como universo simbólico compartilhado e particular à juventude brasileira, o de reprodução das estruturas historicamente estabelecidas pautando as teorias cunhadas nas obras de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, e das possibilidades concretas de transgressão das mesmas partindo das bases teóricas de uma pedagogia da liberdade em bell hooks. Baseio-me antropologicamente nas perspectivas e sentidos criados por estudantes acerca do espaço escolar e suas formas institucionais e simbólicas imbricadas em seus processos educativos. Parto do suposto que tais estudantes atravessam os portões da escola carregando consigo uma trama de sentidos e vivências pré-estabelecidos pelos universos culturais em que se inserem (relegados muitas vezes somente à uma exterioridade, um mundo “à parte, lá fora”), encontrando no espaço escolar formal um ambiente por vezes hostil às manifestações populares das culturas locais, bem como uma instituição reguladora de comportamentos. Para tanto, organizo minha metodologia a fim de criar uma observação participante de tipo etnográfico, a partir da construção de diários de campo autorais, aliada à discussão das temáticas e acompanhamento progressivo de trajetórias estudantis por meio de entrevistas individuais com estudantes concluintes ou egressos do ensino médio no colégio em que estou locado. A partir das reflexões oriundas de minhas vivências em campo e dos registros das relações imbricadas à cultura estudantil, pude elencar elementos substanciais que reforçam a noção de sujeitos ativos frente à estrutura institucional, conscientes dos fatores limitantes à sua emancipação, bem como possibilidades concretas de transgredir as insuficiências escolares ao buscar vivências de fato significativas para suas trajetórias.
- ItemPor uma roda de saberes: cultura e formação no samba de roda do recôncavo baiano(2014-09-25) Lemos, Hozana Carla Freitas de; Santos, Luciano Costa; Santos, José Eduardo Ferreira; Brito, Gilmário MoreiraEsta dissertação, com apoio no método fenomenológico-hermenêutico, busca refletir sobre os saberes e aprendizagens propiciados pelo Samba Chula do Recôncavo, a partir da análise de canções, relatos e comportamentos recolhidos pela autora em pesquisa bibliográfica e contato com cantadores, compositores, violeiros e sambadeiras da região de Santo Amaro e São Francisco do Conde. A investigação do objeto de estudo põe em evidência as aprendizagens propiciadas pelo Samba-Chula do/no Recôncavo, os impactos dos processos culturais nas práticas educativas, assim como a importância das experiências comunitárias transmitidas de geração a geração. Os resultados da pesquisa pretendem favorecer e incentivar a elaboração de estratégias didáticas em prol da socialização e fortalecimento do Samba de Roda, elemento nuclear da herança cultural do Recôncavo Baiano.
- ItemPráticas e incentivos à leitura mediados pelo PROLER/ UESB na zona rural de Vitória da Conquista.(2015-09-09) Silva, Márcia Betânia Amorim e; Brito, Gilmário Moreira; Câmara, Heleusa Figueira; Coutinho, Maria Antônia RamosEste estudo analisou as práticas de incentivo à leitura promovidas nos Encontros de Leitura que foram realizados pelo PROLER/UESB no Centro Educacional Euclides da Cunha, no Centro Educacional Moisés Meira e no Colégio Municipal José Rodrigues do Prado, na zona rural do município de Vitória da Conquista nos anos 2010, 2011 e 2012 e como os professores compreendem e avaliam esse evento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos metodológicos foram pesquisa bibliográfica e análise dos relatórios dos eventos, diário de campo, entrevista, aplicação de questionário. As análises e interpretações obtidas revelaram que ao eleger como estratégia as referências culturais das comunidades, os Encontros são considerados atividades relevantes para a promoção da leitura e da escrita, numa abordagem do texto em diferentes formatos e linguagens, mobilizando conhecimentos, sensibilidades e afetos, que possibilitaram exercícios de leitura, além da troca de experiências e saberes entre seus participantes.
- ItemPrescrições e silenciamentos nos cadernos de língua portuguesa para professores/as do ensino fundamental de Salvador do projeto nossa rede: a educação das relações étnico raciais e a história e cultura afro-brasileira e africana na educação de salvador de 2015 a 2020(2022-12-15) Brito, Kalypsa Kardinaly Souza; Brito, Gilmário Moreira; Santos, Mariana Fernandes dos; Vieira, Claudia AndradeEsta é “uma pesquisa científico-poética, que traz a importância de contar a nossa história ‘por nós e com nós’, não a partir do racismo e sim por nossas pontencialidades”2 . A pesquisa analisa prescrições e silenciamentos nos cadernos de língua portuguesa produzidos para professoras/es do ensino fundamental pelo Projeto Nossa Rede, da Secretaria de Educação a partir dos significados atribuidos à Educação Das Relações Étnico Raciais e a História e Cultura AfroBrasileira e Africana na Educação de Salvador de 2015 a 2020. Para tanto, foram realizadas revisões de literatura acerca dos conceitos de cultura escolar, cultura material escolar, relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana. Em seguida, levantamos dados educacionais no sítio virtual da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e na plataforma Nossa Rede. Constatamos a ausência de referências às professoras/pesquisadoras da rede municipal no sítio oficial da SMED, desta forma, adotamos uma postura de enfrentamento ao memóricídio e primamos por protagonizar a produção/intelectualidade dos/as mesmos/as como uma postura politico-social-educacional. Para tanto, priorizamos uma consulta ao banco de teses e dissertações da Universidade do Estado da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), por ser um dos programas nos quais mais encontramos pesquisas realizadas por mulheres que atuam na Educação Básica da Bahia. Incluímos ainda uma pesquisa no sítio virtual do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. No percurso epidemiológico atravessado pela pandemia da COVID-19, a construção metodológica adotada privilegiou a evidência da cultura material disponível no material didático. Assim, a pesquisa constatou, dentre outras questões, que apesar do diferencial existente na predominância de representações de crianças negras, permanece, em alguns casos, a manutenção de estereotipos para com as mesmas. Percebeu-se ainda a manutenção de referências a personalidades não negras e aos homens em locais de destaque nos cadernos enquanto referencias à mulheres como Carolina Maria de Jesus foram relegadas a locais de menor prestígio, como os anexos dos cadernos. Salienta-se, entretanto, que alguns avanços significativos acerca da História e Cultura Afro-brasileira e Africana também foram encontradas no material analisado.