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Navegando por Autor "Brito, Mireli Fonseca"

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    Letramento estatístico: uma análise por meio dos impostos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2019-10-08) Fernandes, Jefferson Pereira; Brito, Mireli Fonseca; Pires, Fernando de Carvalho; Pires, Fernando de Carvalho
    Esse estudo busca verificar o processo de letramento estatístico, verificado através de apresentação de Gráficos e Tabelas, por meio dos quais se abordam questões relativas ao pagamento de impostos cobrados no Brasil. O trabalho é de cunho qualitativo, enfatizando os processos formativos de um grupo de pessoas quanto à capacidade de ler, interpretar, justificar, argumentar e contrapor informações apresentadas pela mídia, quando esse meio de comunicação utiliza a Estatística para divulgar seus noticiários. O referencial teórico se desdobra em seções destinadas a discutir o conceito de Letramento Estatístico, a definição de elementos básicos da Estatística e conceituações de Tributação e Impostos. Para tanto, ao se discutir Letramento Estatístico, utilizamos os conceitos defendidos por Soares (1998), Cazorla (2008), Lopes (1998) e Silva (2007). No tocante às definições da Estatística, seção destinada à apresentação de elementos basilares deste campo do conhecimento, lançamos mão das ideias e estudos realizados por Tiboni (2010), Crespo (2002), Ponte (2013) e Oliveira (2012). Em se tratando de Impostos, momento em que discutiremos a distinção entre os vários tipos de Tributos, e os impostos estabelecidos constitucionalmente no Brasil, utilizamos o pensamento de Amed (2003), Sacshida (2011), dentre outros. A técnica de pesquisa empregada foi a aplicação de um Questionário a um grupo de pessoas residentes e domiciliadas nos municípios baianos de Caetité, Guanambi e Ibiassucê, cidades que compõem o território do Alto Sertão Produtivo. Dentre outras conclusões, percebemos que o letramento estatístico é, de um modo geral, um processo formativo ainda inexplorado no ensino de matemática do nosso país. A despeito disso, as habilidades inerentes à capacidade de ler, interpretar, argumentar e contrapor são essenciais ao desenvolvimento pleno do cidadão. É preciso difundir essa temática entre toda a população brasileira.
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