Navegando por Autor "Brandão, Josiane de Jesus"
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- ItemCartografia tátil: novas formas de pensar o ensino de geografia para pessoas com deficiência visual(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-03) Brandão, Josiane de Jesus; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Góes, Liliane Matos; Miranda, Helga Porto; Araujo , Joseane Gomes deA Educação Inclusiva é uma modalidade de ensino fundamentada no respeito e na valorização das diferenças, busca promover um espaço de aprendizagem equânime que enxerga a diversidade como a oportunidade de promover a empatia e a tolerância, por meio de práticas e ações que visam combater expressões preconceituosas e inibir atos discriminatórios. A educação inclusiva, portanto, defende um ensino para todos/as, independentemente de suas limitações ou potencialidades, ou seja, cada pessoa é única. No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem de pessoas com Deficiência Visual (DV), esse ainda apresenta algumas fragilidades, sobretudo na falta de recursos adaptados às suas necessidades, o que de alguma forma pode prejudicar a aquisição de habilidades básicas. Nessa perspectiva, nasce a Cartografia Tátil, campo específico para o desenvolvimento e produção de recursos cartográficos táteis, que possam potencializar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com algum comprometimento visual, de modo a proporcionar sua autonomia e independência enquanto parte integrante do espaço à sua volta. Nesse sentido, estudos no campo da cartografia tátil são de suma importância para um ensino inclusivo e que valorize as particularidades das pessoas com DV. Diante do exposto, trouxemos a seguinte pergunta de pesquisa: Como a cartografia tátil pode contribuir na formação inicial de discentes do curso de Geografia da UNEB-Campus IV, na perspectiva de práticas inclusivas para as pessoas com deficiência visual? Com o intuito de responder a esse questionamento e buscando contribuir com o ensino de Geografia para discentes do Campus IV a partir da linguagem cartográfica tátil na formação inicial, elencamos como objetivo geral: Analisar as contribuições da Cartografia Tátil para potencializar práticas inclusivas no curso de Licenciatura em Geografia da UNEB-Campus IV, por meio do desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis que atendam às necessidades de estudantes com deficiência visual e contribuam para um ambiente educacional equitativo. A abordagem dessa pesquisa é de cunho qualitativo, com delineamento fundamentado em uma pesquisa-formação. Este estudo materializou-se por meio de levantamento bibliográfico para embasamento teórico sobre o tema, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e oficina formativa com discentes do curso de Geografia que aceitaram participar da pesquisa. Desta forma, o estudo aqui descrito foi realizado com os entrevistados e discentes do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Ciências Humanas-DCH IV, localizado no município de Jacobina-BA. Buscando contribuir com o processo de ensino das pessoas com DV, tendo em vista a escassez de materiais adaptados às suas especificidades, optou-se pela elaboração de um caderno de sequência didática com os procedimentos para a produção e uso de mapas táteis, com o propósito de potencializar o ensino da ciência geográfica no Fundamental Anos Finais, como produto final desta pesquisa. Por fim, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir de forma significativa para a disseminação da Cartografia Tátil no que se refere ao desenvolvimento de práticas inclusivas no curso de licenciatura em Geografia, promovendo uma formação inicial mais reflexiva e equânime para todos/as.