Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bozetti, Andressa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O desafio do “ensino remoto” para docentes de história no contexto da pandemia da Covid-19: um olhar sobre as escolas municipais de Eunápolis
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023) Bozetti, Andressa; Vinhas, Thaís
    Este estudo investiga desafios enfrentados por docentes que atuaram no ensino remoto emergencial no ano de 2021, devido à situação de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Diante da necessidade de conter a propagação do vírus, foi implementado um modelo de ensino remoto emergencial, no qual estratégias didáticas e pedagógicas foram empregadas para diminuir os impactos do distanciamento social. Esta pesquisa busca explorar as estratégias educativas utilizadas no contexto da pandemia no processo de ensino-aprendizagem, com o olhar voltado para o componente curricular História. Para a condução dessa análise, autores como Rüsen (2007) e Schimidt (1998; 2009) são referenciados, a fim de compreender os métodos pedagógicos empregados no contexto do ensino remoto de História. O estudo reconhece que a transição para o ensino remoto emergencial demandou dos docentes uma rápida adaptação ao uso de tecnologias, resultando na necessidade de adquirir novas competências pedagógicas e familiarização com ferramentas digitais pouco utilizadas ou até mesmo desconhecidas. Notadamente, o uso das plataformas digitais através de dispositivos como computadores e celulares com acesso à internet, tornaram-se essenciais para o processo educativo em decorrência da pandemia de COVID-19. A discussão sobre a integração das tecnologias ao ensino revela-se crucial diante dos desafios enfrentados pelos professores e das lacunas em suas formações iniciais e continuada. Pensando nisso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com docentes de História que atuaram de forma remota no ensino Fundamental II em escolas municipais de Eunápolis, no ano de 2021. Para o levantamento dos dados da pesquisa, optamos pela aplicação de questionário com docentes da rede municipal de educação, para coletar informações sobre os desafios enfrentados durante o ensino remoto. Os dados foram analisados qualitativamente, identificando as principais dificuldades e estratégias relatadas pelos docentes. Os resultados da pesquisa indicam que os docentes enfrentaram diversos desafios durante o ensino remoto emergencial, como falta de recursos tecnológicos e acessibilidade digital, como também dificuldades de utilização das plataformas digitais, sem um processo formativo direcionado pra essa questão. Neste contexto, esta pesquisa enfatiza a importância de compreender a trajetória de ensino-aprendizagem dos professores de História a partir de suas experiências durante esse período excepcional, e seus impactos no ensino-aprendizagem do componente curricular no contexto da pandemia.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais