Navegando por Autor "Borges, Victor Santana"
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- ItemPotencializando a imersão dos sujeitos no jogo-simulador kimera(2016-02-29) Borges, Victor SantanaO Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), ambos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é formado por pesquisadores de diferentes áreas do saber e tem como objetivo o redimensionamento das Tecnologias da Informação e Comunicação, neste caso, jogos-simuladores para conhecer e viver a cidade junto aos sujeitos da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia. Esse dinamismo do grupo impõe aos profissionais um redimensionamento do seu fazer, no sentido de acompanhar as novas tendências e satisfazer o desejo da sociedade que o cerca. Assim, os jogos surgem como potenciais mediadores que permitem ultrapassar as barreiras físicas para satisfazer a busca pelo lúdico. A abordagem dos jogos-simuladores demonstra que as experiências encontradas no Kimera: Cidades Imaginárias podem proporcionar uma perspectiva de apropriação da realidade dos sujeitos, haja vista que consiste em simulações dos elementos e relações que auxiliam a compreensão de conceitos complexos imperativos à sociedade, os quais se relacionam aos esforços vividos e concebidos pelos sujeitos alunos nesta proposta. Este trabalho surgiu com o objetivo inicial de ampliar as discussões sobre a temática de Entendimento do Espaço para além da sala de aula – além do jogo no computador dentro dos espaços da escola. Durante a realização desta primeira fase do trabalho, novas possibilidades foram evidenciadas frente à imersão dos sujeitos nos temas abordados pelo jogo-simulador Kimera: Cidades Imaginárias, o que provocou um redimensionamento do objetivo inicial. No segundo ciclo, buscou-se entender os significados de Imersão e Engajamento e de que forma um ou outro poderia contribuir para maior envolvimento dos sujeitos nas temáticas abordadas pelo jogo. Inserido numa dinâmica de envolvimento dos pesquisadores do grupo GEOTEC, este projeto teve seu desenrolar subsidiado pela metodologia de Pesquisa-ação, com intervenções estabelecidas através de discussões coletivas e deliberativas, onde se reconhecia a necessidade de intervenções em produtos ou processos, mas, não se sabia ao certo quais os resultados poderiam ser obtidos através destas intervenções. Ao final do segundo ciclo deste trabalho, obtivemos uma versão ampliada do jogo-simulador Kimera: Cidades Imaginárias – no sentido da imersão – com o atendimento das demandas elencadas pelo grupo GEOTEC. Pôde se constatar, também, que a participação dos diversos envolvidos na dinâmica da pesquisa – pesquisadores, discentes, docentes, gestores da escola e na escola – é fator agregador e potencializador da imersão dos sujeitos.