Navegando por Autor "Borges, Vandearley dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurso Livre de Extensão: iniciação ao letramento científico na universidade(2024-07-27) Borges, Vandearley dos SantosOportuniza ao estudante ingressante da Universidade acesso a informações, produções que contribuam para facilitar o processo de construção do conhecimento científico desse estudante. Proporciona a este estudante um espaço interativo que ele consiga aprofundar seus conhecimentos sobre os caminhos para a construção de produções científicas como: resumos, resenhas, fichamentos, relatórios e artigos científicos.
- ItemLetramento científico em um dispositivo de acolhimento de ingressantes no ensino superior(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-27) Borges, Vandearley dos Santos; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Nunes, Cláudio Pinto; Souza, Elizeu Pinheiro deEste trabalho teve como objetivo principal elaborar um dispositivo de acolhimento de ingressantes no Ensino Superior a partir das leituras sobre letramento científico. Utilizamos a técnica de pesquisa do tipo revisão integrativa. As etapas seguidas nesta revisão foram: elaboração do tema e questão de pesquisa, identificação dos descritores em busca de amostragem, estruturação de rotinas boleanas e coleta de dados, critérios de inclusão e exclusão e análise de dados, apresentação e discussão dos resultados. O levantamento de dados foi realizado nas plataformas: Scientific Electronic Library Online e Portal de Periódicos da CAPES, pois, estes portais de buscas se configuram como os mais importantes bancos de dados das produções científicas de acesso livre. Como resultados da pesquisa, apresentamos uma produção textual sobre o letramento científico para ingressantes no Ensino Superior e um produto educacional: um curso livre de extensão sobre letramento científico para ingressantes no Ensino Superior a ser disponibilizado na Plataforma avate.uneb.br, plataforma de cursos à distância da UNEB. O resultado da pesquisa apresenta para a comunidade acadêmica uma importante fonte de busca de dados e de novos conhecimentos sobre o letramento científico para ingressantes no ensino superior, além de fornecer ferramentas essenciais para a introdução da escrita científica.