Navegando por Autor "Borges, Mariana Nascimento de Carvalho"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProcesso ensino-aprendizagem na pandemia do covid-19: análise da readequação do programa integrado de residências FESF/FIOCRUZ-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Borges, Mariana Nascimento de Carvalho; Vieira, Silvana Lima; Santos, Thadeu Borges Souza; Silva , Rosana Maria de Oliveira; Souza, Márcio Costa de; Picanço, Carina MarinhoO presente estudo trata sobre o processo ensino-aprendizagem dos residentes dos Programas Integrados de Residências-PIR-FESF/FIOCRUZ-BA (PIR) no contexto da pandemia pelo COVID-19. Desse modo, tem como objetivo geral analisar as readequações realizadas pelos apoiadores pedagógicos no processo ensino-aprendizagem adotadas pelo PIR frente à pandemia. Assim sendo, trata-se de um estudo de caso, qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido no PIR no Estado da Bahia, cujos dados foram coletados entre março e maio de 2020, mediante entrevistas com 4 (quatro) apoiadores pedagógicos do PIR. Outrossim, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa foram realizadas entrevistas gravadas e transcritas, tratadas por análise temática de conteúdo e ancorada no referencial teórico de Paulo Freire. Ademais, os resultados foram estruturados em três categorias: o Processo EnsinoAprendizagem em Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde: Um olhar sobre o caso dos PIR e no contexto pandêmico, as Normativas dos Programas Integrados de Residências em Saúde em Tempos de Pandemia pela Covid-19 e as Readequações do processo ensinoaprendizagem realizados pelos Apoiadores Pedagógicos do PIR a partir das recomendações normativas frente à pandemia da COVID-19. A partir desta pesquisa, analisou-se as readequações realizadas nos espaços educacionais frente à pandemia pelo COVID-19 e possibilitou a revisão do instrumento didático-pedagógico que contribuirá para o processo ensino-aprendizado dos residentes e equipe formadora dos PIR. Concluiu-se que, a partir dos novos movimentos de adaptação dos apoiadores pedagógicos ao contexto pandêmico, permitiram a continuidade das atividades formativas dos residentes, cumprindo as cargas horárias teórica e prática determinadas pelas Comissão Nacional de Residência Médica e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, bem como contribuirá para a formação técnica e humana dos profissionais.