Navegando por Autor "Borges, Ângelo Aparecido Soares"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino de história e tecnologias digitais: desafios, limites e potencialidades do uso de diferentes plataformas na aprendizagem histórica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Borges, Ângelo Aparecido Soares; Nascimento, Jairo Carvalho do; Fernandes, Marinalva Nunes; Junior, Adenilson Souza CunhaEsta dissertação tem por objetivo estudar os desafios, os limites e as potencialidades da utilização das tecnologias digitais no ensino de História por meio da investigação do impacto e importância dessas tecnologias na sociedade e na educação, analisando-as do ponto de vista das discussões dos teóricos, da legislação brasileira sobre o tema e da contribuição dos gestores escolares e professores que atuam na educação básica. A evolução das tecnologias digitais transformou radicalmente a sociedade. Desde a criação da internet, as inovações tecnológicas têm impulsionado mudanças significativas na forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Essa evolução criou uma rede global interconectada, democratizando o acesso à informação e revolucionando a educação. No entanto, essa expansão trouxe novos desafios, tornando-se necessário desenvolver habilidades digitais, garantir a segurança da informação e promover o uso ético, consciente e eficiente das tecnologias. Analisamos a legislação brasileira pertinente ao tema, as implicações da sociedade midiática com suas manifestações mais recentes, como a convergência digital e a cultura da mídia. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre os autores brasileiros e estrangeiros que se dedicam ao estudo do tema. Em seguida, discutimos a relação entre o currículo escolar, tecnologias digitais e a construção de narrativas históricas no processo de ensino-aprendizagem. A identificação dos limites e desafios do uso das tecnologias digitais no ensino de História, bem como a investigação, seleção e indicação de possibilidades e potencialidades pedagógicas do uso dessas tecnologias para tornar o ensino mais relevante e significativo, ocorrerão numa perspectiva histórico-crítica, em que procuramos analisar e sugerir algumas plataformas digitais para serem incorporadas ao ensino de História como os jogos digitais, blogs e museus virtuais. Após, apresentaremos o produto educacional desenvolvido através desta pesquisa para potencializar e incentivar o ensino de História: Website História Digital. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa foi apoiada nos estudos de Moran (2013; 2015; 2017), Hernández e Sancho (2006), Veen e Vrakking (2009), Goodson (2007), Jenkins (2008) e Rüsen (2012), dentre outros autores. E do ponto de vista metodológico, em seu recorte de escala, analisamos quatro escolas públicas da educação básica de Caetité - Bahia, no período de 2023 a 2024, onde se investigou a formação e atuação dos educadores quanto ao uso das tecnologias digitais na escola e nas aulas de História, com a aplicação de questionários, observações e análise de fontes, tais como leis e diretrizes curriculares. Todo esse material analisado e confrontado com artigos, livros e teses.
- ItemWebsite história digital(2024-12-19) Borges, Ângelo Aparecido Soares; Nascimento, Jairo Carvalho doO Produto Educacional: Website História Digital é um ambiente virtual de aprendizagem rico e interativo, com recursos diversos para estimular o ensino e a aprendizagem da História. Sua criação e desenvolvimento estão vinculados à pesquisa acadêmica e se baseou em uma sólida fundamentação teórica, com referências a autores renomados na área da educação e das tecnologias digitais, o que garante a qualidade do conteúdo e a relevância das propostas pedagógicas apresentadas. O website oferece uma ampla gama de recursos digitais, como textos, banco de questões, charges, videoaulas, documentários, filmes, músicas, podcasts, jogos, mapas, atividades interativas e links para outros sites, proporcionando um ambiente rico e diversificado para o aprendizado. A organização do conteúdo é clara e intuitiva, facilitando a navegação e o acesso às informações por parte dos usuários que contam com uma interface visual agradável e convidativa, o que contribui para uma experiência de aprendizado mais prazerosa. O website História Digital tem o potencial de transformar a forma como a História é ensinada e aprendida, oferecendo um ambiente virtual colaborativo e inovador que pode ser utilizado por professores, alunos e demais interessados na área.