Navegando por Autor "Boratto, Murilo do Carmo"
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- ItemAnálise da efetividade de uma arquitetura paralela híbrida utilizando multicore e multi-GPU(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-29) Soares, Anderson da Conceição; Boratto, Murilo do Carmo; Dantas, Robespierre; Lessa, Ivan de MattosCom a possibilidade de representar sistemas reais através de equações matemáticas o estudo dos modelos computacionais se tornou um campo atrativo nos últimos anos. Porém esses modelos demandam um grande poder de processamento e acabam por levar um grande tempo para serem completamente executados. Uma das formas para a otimização desses modelos é a utilização da computação de alto desempenho, que conta com uma série de novos dispositivos com características computacionais de aceleração de processamento. Aliado a isso surgiram novas APIs de programação paralela que permitem unir mais de um dispositivo com poder computacional em um ambiente híbrido, onde há uma tendência de obter um ganho de desempenho. Dessa maneira, o presente trabalho tem por objetivo estudar, experimentar e validar um modelo de programação paralela e distribuída, baseado em uma arquitetura heterogênea sobre multicore e GPUs.
- ItemAnálise do desempenho de algoritmos paralelos utilizando diferentes modelos de comunicação em um Cluster Beowulf(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-10) Silva, Vitor Santos da; Souza, Leandro Santos Coelho de; Boratto, Murilo do Carmo; Cerqueira, Antônio Marcos Brito deCom advento de novas e crescentes demandas computacionais que necessitam de máquinas com um elevado poder de processamento (e.g., vídeo sob demanda, processamentos biofísicos, simulações cosmológicas, espacialização de relevos, mapeamento do genoma humano, previsão do tempo), amplifica-se o foco da computação de alto desempenho em sistemas distribuídos e processamento paralelo para estudo e desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes e economicamente viáveis. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de algoritmos computacionais paralelos em um cluster Beowulf, utilizando diferentes modelos paralelos de comunicação: memória compartilhada, memória distribuída e o modelo híbrido. Para alcançar os objetivos propostos foram utilizados algoritmos paralelos de multiplicação de matrizes, simulações cosmológicas e espacialização de relevo.
- ItemComparando modelos para previsão em séries temporais aplicados nos dispositivos moveis(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Abreu, Raul Cezar Costa de; Boratto, Murilo do Carmo; Santos, Trícia Souto; Lessa, IvanAtualmente nos dispositivos m´oveis percebe-se uma escassa oferta de energia, além de demandas cada vez maiores por parte dos diversos componentes de hardware e software embarcados. Estes componentes internos evoluíram vertiginosamente com exceção das baterias, que freiam o avanço tecnológico destes aparelhos. Devido a diversidade de ambientes e usuários, soluções que visam diminuir a demanda energética nestes dispositivos precisam ser adaptáveis através do reconhecimento e previsão do padrão de uso. Modelos de séries temporais são ferramentas clássicas para solucionar problemas que envolvem previsão, porém apesar de ser uma ´área bastante estudada, são poucos os trabalhos relacionados `a dispositivos m´oveis. Devido a diversidade de métodos para previsão de séries temporais e a escassez de trabalhos semelhantes, este trabalho propõe a comparação de m´métodos clássicos para previsão em séries temporais executando em dispositivos m´oveis. Estes testes comparativos demonstraram que os m´métodos propostos são aplicáveis computacionalmente nos dispositivos m´oveis, porém devido a natureza não estacionária de algumas séries ou períodos destas, em termos de precisão somente 27,5% das previsões tiveram erro abaixo dos 120 minutos, mostrando que estes m´métodos de previsão mais simplórios podem não servir para a maioria das soluções relacionadas a otimização energética e padrão de uso em dispositivos móveis.
- ItemEstudo comparativo dos mecanismos de localização e orientação aplicados ao GAMEAR-FP(UNEB, 2013-01-05) Santos Júnior, Washington Luiz Tavares; Lenz, Alexandre Rafael; Boratto, Murilo do Carmo; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasA realidade aumentada consiste na inserção, em tempo real, de elementos virtuais no ambiente real com o objetivo de complementá-lo. Com o incremento da capacidade de processamento dos dispositivos móveis, a realidade aumentada tornou-se mais acessível, na medida em que todos os recursos necessários estão em um único dispositivo. No entanto, aumentar o ambiente não é a única preocupação, é necessário fornecer formas de o usuário acessar a informação virtual em seu contexto relevante. Dentro desta perspectiva, este trabalho objetiva comparar três mecanismos de localização e orientação (distância em linha reta, direcionamento por bússola e marcação em mapa) que facilitam ao usuário dirigir-se ao local onde a informação é relevante. Para tanto foi dado continuidade ao desenvolvimento do jogo GAMEAR-FP, o qual foi utilizado em uma pesquisa de campo para obtenção e análise dos dados referente aos mecanismos supracitados.
- ItemMSG*Location: Um modelo arquitetural no domínio de aplicações sensíveis ao contexto para recuperação de mensagens em ambientes internos(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Souza, Daniel Amaral de; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Boratto, Murilo do Carmo; Lenz, Alexandre RafaelA computação ubíqua e pervasiva caracteriza um ambiente em que diversos dispositivos computacionais e os seus serviços estão presentes no cotidiano de forma imperceptível aos usuários. Este paradigma envolve a coleta de informações de um contexto pelo dispositivo proporcionando melhores serviços e interação com o usuário. A localização está sendo muito utilizada em sistemas sensíveis ao contexto, no entanto problemas complexos como a localização em redes Wifi vêm sendo estudados na área dos serviços baseados em localização. O objetivo deste trabalho é a especificação de um modelo arquitetural no domínio de aplicações sensíveis ao contexto para recuperação de mensagens em ambientes internos.
- ItemPersonalização de conteúdo em segunda tela sensível a programação da TV(Universidade do Estado da Bahia, 2013-01-05) Dias, George Carvalho; Lenz, Alexandre Rafael; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Boratto, Murilo do CarmoO avanço da tecnologia digital agregou novos recursos para a TV, ocasionando um crescimento na oferta de conteúdos televisivos, possibilidade de execução de aplicativos interativos e conexão com a internet. Diante disto, torna-se possível personalizar e enriquecer as mídias televisivas com conteúdo multimídia complementar, que pode ser adquirido pela internet. O uso de técnicas de recomendação de conteúdo, bem como elementos de contexto podem ser utilizados para geração do conteúdo complementar, com o intuito de diminuir a sobrecarga de informação e proporcionar um maior contentamento aos telespectadores. O objetivo deste trabalho e propor uma arquitetura genérica que permita a distribuição de conteúdo complementar personalizado em telas secundárias, utilizando elementos de contexto provenientes da programação da TV. Para demonstrar e validar esta arquitetura, foi desenvolvido um experimento prático para a recomendação de conteúdo complementar no domínio de filme
- ItemTécnicas heurísticas aplicadas na otimização de um modelo híbrido de computação paralela(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Ferreira, Thomas Magnum de S.; Boratto, Murilo do Carmo; Santos, Trícia Souto; Barreto, Marcos EnnesNa computação de alto desempenho existem sistemas paralelos que utilizam uma abordagem híbrida, associando CPUs com múltiplos núcleos a unidades de processamento gráfico (GPU) para processarem informações simultaneamente. Mas para explorar o máximo desta plataforma é preciso adaptar a aplicação paralela ao ambiente utilizado. As ferramentas de auto-otimização são um meio automatizado de adaptar um determinado software a uma arquitetura. Antes de realizar essa adaptação, normalmente é realizada uma busca empírica por valores ótimos para parâmetros específicos da aplicação, a fim de ajustá-la às características do hardware. A busca no espaço de otimização pode ser feita através de uma busca exaustiva, a qual se aplica todas as possibilidades de otimização dentro do espaço de busca. Nesta abordagem, dependendo da quantidade de combinações, o espaço de busca pode tornar a adaptação inviável em relação ao tempo de execução do algoritmo. Uma forma de diminuir o espaço de busca e viabilizar as adaptações é realizar buscas baseadas em heurísticas. Nesta pesquisa serão apresentadas funções heurísticas que reduzem o espaço de busca e apresentam um custo computacional menor do que o método tradicional de busca exaustiva.
- ItemUm framework de efeitos sonoros para a plataforma Android: DroidSoundFX(Universidade do Estado da Bahia, 2013-01-05) Gonçalves, Leonardo Simas; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre Rafael; Boratto, Murilo do CarmoO poder computacional dos dispositivos móveis vem evoluindo, permitindo a execução de aplicativos musicais de qualidade. Logo, uma alternativa para equipamentos como amplificadores e pedais de efeitos que possuem um custo elevado, os aplicativos de efeitos sonoros nos dispositivos móveis permitem a prática em qualquer lugar e trazem vários tipos de efeitos embarcados. Contudo, a criação desse tipo de aplicativo é complexa e há poucos componentes reutilizáveis, dificultando o desenvolvimento e aumentando o tempo para lançamento no mercado. O presente trabalho propõe a especificação e criação de um framework de efeitos sonoros de código aberto para a plataforma Android, chamado de DroidSoundFX que utilizará a API nativa para acessar os recursos de áudio. Para validar e testar o framework apresenta-se também a construção de um aplicativo, denominado de Guitar FX.
- ItemUma ferramenta de benchmark para auxiliar na análise de desempenho de cluster de computadores(UNEB, 2014-12-20) Zacarias, Felippe Vieira; Souza, Josemar Rodrigues de; Pinheiro, Oberdan Rocha; Barreto, Marcos Ennes; Boratto, Murilo do CarmoNa computação, um benchmark é um programa usado para efetuar testes de desempenho no sistema computacional, visando avaliar a influência da arquitetura no desempenho. Para o usuário é importante selecionar a configuração do cluster de acordo com o conjunto de aplicações que serão executados por ele, como a priori esta informação é desconhecida, benchmarks tem sido desenvolvidos para permitir uma avaliação de desempenho do sistema de maneira padronizada. Porém, o estabelecimento de modelos ou mecanismos que permitam a análise dos dados obtidos a partir das execuções desses benchmarks, torna-se uma tarefa não trivial. Desta maneira, o objetivo deste trabalho é propor e validar uma ferramenta de benchmark que forneça indicadores para avaliar o desempenho de clusters de computadores, compreendendo os seguintes fatores: largura de banda e taxa de transferência da interconexão de rede, operações em ponto flutuante e tempo de processamento. Esta ferramenta é composta de aplicações já existentes, além de possuir uma interface web para o upload de códigos paralelos do usuário e que inicia os scritps de configuração e execução do benchmark na arquitetura. Ao final, no testbed utilizado para execução da ferramenta, foi possível constatar que com o benchmark HPL, em sua versão multithread, pôde-se alcançar um desempenho 1,6 vezes melhor que a versão com processos distribuídos sem thread do benchmark. Com a aplicação de processamento de imagem, os resultados das versões híbridas foram semelhantes com a versão de processos distribuídos. Já com a aplicação de multiplicação de matriz, sua versão híbrida obteve os melhores desempenhos em relação as outras abordagens executadas.
- ItemUma solução para ordenar conjuntos de dados string com alta repetição de prefixos longos em GPU(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Bitencourt, Felipe Piñeiro; Amorim, Cláudio Alves de; Barreto, Marcos; Boratto, Murilo do CarmoA ordenação é um problema clássico da computação e a sua relevância levou à concepção de soluções para classificar dados em Unidades de Processamento Gráfico (GPU). A eficiência de algoritmos para ordenar dados de tamanho variável, como strings, é importante para muitas aplicações. Apesar disso, poucos trabalhos têm abordado este problema em GPU. As strings possuem características específicas que influenciam no desempenho da classificação. Prefixo longo comum é uma dessas características. Neste trabalho é proposta uma solução eficiente para ordenar strings com alta ocorrência de prefixos longos comuns em GPU. Os experimentos mostram que para ambientes com alta repetição de prefixos, o algoritmo obteve bons resultados, chegando a dobrar sua própria eficiência para o conjunto com maior repetição de strings.