Navegando por Autor "Bonfim, Natanael Reis"
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- ItemÁreas protegidas e participação social: planejamento territorial participativo da Comunidade Quilombola de Dandá, Simões Filho/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 0024-08-06) Calmon, Josué da Silva; Gomes Sobrinho, Lirandina; Bonfim, Natanael Reis; Souza, Deórgia Tayane Mendes deEsta dissertação tem como objetivo avaliar a efetividade do Planejamento Territorial Participativo da Comunidade Quilombola de Dandá na APA Joanes-Ipitanga. Neste sentido, verificou-se como a execução do planejamento territorial participativo implicou na melhoria da vida e organização comunitária para o uso do seu território; e a importância desse planejamento para conservação dos atributos ambientais da comunidade quilombola de Dandá conjugados à gestão da APA Joanes-Ipitanga. Foram analisados os projetos do Plano de Ação elaborados na execução do Planejamento Territorial Participativo, a gestão participativa da APA e os dados de efetividade de gestão das Unidades de Conservação geridas pelo estado da Bahia. A metodologia quali-quantitativa conduziu o estudo a uma abordagem das principais temáticas sobre Áreas Protegidas, tomando como referência a percepção comunitária e institucional sobre o projeto estudado, a percepção dos conselheiros da APA sobre o colegiado da UC e análise dos dados de efetividade de gestão de Unidades de Conservação a partir do Sistema de Avaliação e Monitoramento de Gestão - SAMGe. Os dados foram coletados por meio da pesquisa documental, aplicação de entrevistas semi-estruturadas, observação participante e análise do SAMGe. Esta avaliação revelou que embora os instrumentos legais estabeleçam a necessidade de integração de Áreas Protegidas para efetividade dessa política pública, tal parâmetro é parcialmente cumprido no processo de gestão das Unidades de Conservação estaduais. A falta de ações contínuas para integração dos formatos de Áreas Protegidas UC e Comunidades Quilombolas implica na moderada efetividade dessas UC.
- ItemRepresentações sociais do Parque São Bartolomeu – BA: contribuições às práticas e aos processos formativos na educação ambiental(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-11) Melo, Naurelice Maia de; Bonfim, Natanael Reis; Mendonça, Anderson Pereira; Correia , Silvia Letícia Costa Pereira; Garrido, Walter Von Czekus; Nunes , Eduarado José FernandesA pesquisa “Representações Sociais do Parque São Bartolomeu - BA: contribuições às práticas e aos processos formativos na Educação Ambiental Transformadora” apresentada no presente trabalho de tese tem por inquietação de partida as questões “Quais as representações sociais do Parque São Bartolomeu, construídas pelos seus usuários?” e “Como as imagens oriundas dessas representações podem contribuir para orientar práticas e processos formativos na educação ambiental transformadora?”. A partir destas foi buscado apreender as representações sociais do Parque São Bartolomeu, construídas pelos seus usuários, a fim de contribuir com imagens que orientem práticas e processos formativos na Educação Ambiental Transformadora; constituindo essa busca em objetivo geral, com os desdobramentos específicos: identificar e analisar as imagens advindas do conteúdo das representações sociais do Parque São Bartolomeu; desvelar pistas que orientem práticas e processos formativos na Educação Ambiental Transformadora. O percurso metodológico está pautado na Teoria e das Representações Sociais (TRS) contando com a TRS também no conjunto de conhecimentos da base epistemológica constituinte do arcabouço teoricoconceitualmetodológico desta pesquisa; a saber: sob os pensamentos de Enrique Leff (2000, 2001, 2004, 2006, 2007, 2009) e de Merleau-Ponty (1999, 2000) foi dada atenção às noções de Racionalidade Ambiental, Epistemologia Ambiental, Saber Ambiental e Fenomenologia da Percepção; na sequência, essas ideias dialogaram com as contribuições de Serge Moscovici (1975, 2007, 2012, 2017), Denise Jodelet (2001, 2017) e Abric (1993, 1998) quanto às abordagens e funções da TRS, bem como de Moacir Gadotti (2000, 2001, 2008, 2009), para Educação e Sustentabilidade. De modo multimetodológico, foram utilizados como instrumentos e dispositivos de pesquisa o questionário sociodemográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), a prática de fotovoice e Conversas Interativo-Provocativas (CIP’s). Foram aplicados 202 questionários com frequentadores e frequentadoras do Parque São Bartolomeu para, a partir deste, triar os grupos com os quais os demais instrumentos seriam aplicados, conforme critérios atentos ao rigor metodológico, dentre eles, a constância de utilização dos espaços do PSB, uma vez que a apreensão das RS sobre o parque foram pretendidas e alcançada enquanto construídas por usuários e usuárias do parque; tecendo, após colheita e análise dos dados, os encontros contributivos com as práticas e os processos formativos no campo da Educação Ambiental em perspectiva transformadora; esta perspectiva fundada em Loureiro (2003, 2004, 2005).