Navegando por Autor "Boas, Antonio Vilas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFragmentos De Práticas Pedagógicas De Professores De História No Ensino Médio: Mudanças Ou Permanências?(UNEB, 2019) Simões, Mislene Marcionília Do Carmo; Boas, Antonio Vilas; Filho, José Ernane Carneiro Carvalho; Carvalho, CarvalhoA prática docente tem fundamental importância para a aprendizagem dos alunos e a produção do conhecimento histórico. Nesse processo, o que se busca é a formação de alunos enquanto sujeitos históricos reflexivos e transformadores dos ambientes nos quais estão inseridos. Neste sentido, esta pesquisa foi norteada pelo seguinte questionamento: quais práticas de ensino os professores de História estão utilizando em sala de aula, ajudando na construção das aprendizagens dos alunos? A investigação foi realizada em duas escolas públicas, do ensino médio, do município de Valente-Bahia. Privilegiou-se o enfoque qualitativo na área da educação e o método do estudo de caso. Como recurso, foi utilizado entrevistas e aplicação de questionários, que foram respondidos por quatro professores. A observação participante também se constitui noutro instrumento para coleta de dados. Este trabalho embasou-se nos estudos de Maria Auxiliadora Schmitd (2004); Selva Guimarães Fonseca (1993); Maurice Tardif (2012); Murilo Mendes (1935); André Wagner Rodrigues (2011); Circe Maria Fernandes Bittencourt (2011), entre outros. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que existe uma grande distância entre o discurso dos professores, quando acenam com novas práticas e o trabalho realizado nas salas de aulas. Enfim, entende-se que há distâncias que precisam ser superadas para se chegar de fato nas práticas o que é dito nos discursos
- ItemO ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO POLIVALENTE DE CONCEIÇÃO DO COITÉ: Uma análise das concepções historiográficas dos professores de história.(UNEB, 2014) Lima, Eliana Mascarenhas; Lopes, Jackeline Silva Lopes; Boas, Antonio Vilas; Oliveira, Maria CezarelaO presente trabalho tem como objetivo principalcompreender as concepções historiográficas na sua relação com o ensino dos professores de história do Colégio Polivalente de Conceição do Coité, tendo por objetivos específicos, conceituar as concepções historiográficas na sua relação com o ensino; contextualizar o ensino de história no Colégio Polivalente; caracterizar os docentes de história do referido colégio; Analisar como e onde se constroem estas concepções, buscando relações entre os saberes acadêmicos e escolares dos professores de história. Este trabalho busca desvendar as concepções de história dos professores do colégio polivalente, assim como também, onde e como tais concepções se desenvolvem e até que ponto estas concepções influenciam o ensino de História.Neste trabalho são utilizadas fontes orais e escritas: entrevistas com professores, observação em sala e os PPPs (2005 – 2013).Dialogando com os teóricos da educação histórica e do ensino de história. No presente texto apresenta respostas sólidas e indispensáveis para a compreensão da temática abordada. Dentre os questionamentos inquietantes a respeito do ensino de história do Colégio Polivalente de Conceição do Coité, estão: Quais as concepções historiográficas destes professores de história? Onde estas concepções se constroem e se desenvolvem? Até que pontos estas concepções influenciam no ensino de História? As respostas destas questões implicaram na realização deste trabalho
- ItemO ensino de história para quilombolas: um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá(UNEB, 2017) Santos, Matheus Silva; Boas, Antonio Vilas; Filho, Jose Ernane Carneiro Carvalho; Lopes, Jaqueline da SilvaO presente trabalho tem como proposta inicial investigar, através de um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá, como se tem trabalhado o ensino de história para estudantes oriundos da comunidade quilombola de Maracujá. Utilizando-se do conceito de Consciência Histórica, que permite interpretarmos o passado para pensarmos/modificarmos o futuro, a investigação ouviu, via entrevistas, professores e alunos da citada unidade escolar acima mencionada e, assim, descobrirmos se o currículo, as práticas cotidianas e a atuação em sala de aula, permitem pensar um ensino de História voltado para a constituição de identidades que estejam em consonância com o universo quilombola, visto que a instituição escolar recebe alunos oriundas de uma comunidade com tais características. Ao concluir que esse tipo de ensino não acontece, o estudo mostra, também, os fatores que contribuem para ta