Navegando por Autor "Bittencourt, Maria Aparecida Pinheiro Magalhães"
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- ItemCaderno pedagógico memes- leitura de memes como modos de (re)existência(2024-10-16) Bittencourt, Maria Aparecida Pinheiro Magalhães; Santos, Janaina de Jesus
- ItemLeitura discursiva de memes: mecanismos do poder curricular sob uma ótica Foucaultiana(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-16) Bittencourt, Maria Aparecida Pinheiro Magalhães; Santos, Janaina de Jesus; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Santos, Fernanda Maria Almeida dosEsta pesquisa tem como tema a leitura discursiva de memes sob a ótica dos estudos foucaultianos, visto que é através de uma leitura mais aprofundada que os sujeitos podem desvelar os discursos e práticas de poder que permeiam a realidade ao seu redor, possibilitando assim uma compreensão crítica de sua própria constituição e permitindo aos mesmos explorar novos modos de (re)existência. Adotamos como problema de pesquisa: Como a constituição de sujeito, através da leitura discursiva de memes na escola, pode nos auxiliar a pensar novas práticas de (re)existência no ambiente escolar regido pelo currículo? A constituição de sujeitos através da leitura discursiva de memes na escola pode nos auxiliar a pensar novas práticas de (re)existência no ambiente escolar regido pelo currículo ao promover uma educação crítica e reflexiva. Temos como objetivo geral analisar como a leitura discursiva de memes pode proporcionar aos sujeitos novas possibilidades de (re)existência no ambiente escolar diante os mecanismos de poder presentes nas normas curriculares. Como específicos buscamos: identificar como as práticas de docilização dos corpos no ambiente escolar podem ser transformadas em formas de (re)existência através da leitura discursiva de memes; observar como a crise do sujeito da modernidade líquida se manifesta nos entrelaçamentos entre poder e currículo na BNCC; elaborar um caderno de leitura de memes, visando beneficiar professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Como metodologia para a realização dessa pesquisa, adotamos o método arqueogenealógico baseado nos estudos discursivos foucaultianos, bem como de autores que compartilham de seu horizonte teórico. Para discorrer sobre os mecanismos de poder em ambiente escolar, nos baseamos nas teorias de Foucault (1985, 2007, 2008, 2014), bem como de Veiga-Neto (2007), entre outros que seguem a linha dos estudos discursivos foucaultianos. Para discutir sobre leitura discursiva de memes, buscamos suporte em (1976), Shifman (2014), entre outros. Sobre currículo e práticas de linguagens, buscamos autores como Street (2014), Young (2013), entre outros. Em virtude do que foi analisado durante a pesquisa, pudemos concluir que a leitura discursiva de memes tem grande potencial para ser trabalhada em sala de aula a fim de expandir a leitura crítica dos alunos em relação à realidade ao seu redor, bem como as estruturas de poder que os circundam, visto que uma leitura mais crítica dos memes pode auxiliar a compreender como o humor, a ironia e a subversão podem tanto reforçar quanto resistir às dinâmicas de poder.