Navegando por Autor "Bitencourt, Elias Cunha"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstereótipos de genêro e inteligência artificial: uma análise sobre como as práticas de consumo de conteúdo no Youtube e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate na plataforma(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Suarez, Natalie Aguiar; Bitencourt, Elias Cunha; Fiuza, Djalma; Marques , DanielObservando o fato de que a maioria dos assistentes de voz pessoais são representados pelo gênero feminino, performando comportamentos associados a passividade e tolerância diante de assédios e insultos dos usuários, foi realizada esta pesquisa para compreender o que impulsiona esse padrão de construção dos dispositivos e como o debate se modela na plataforma do Youtube a partir da análise das práticas de consumo e dos sistemas de recomendação de vídeos. A plataforma foi escolhida por não terem sido encontrados registros de abordagens na literatura de embasamento, além do entendimento da importância social do Youtube na construção de debates e pensamentos com impacto social, já que os valores são co-criados entre a rede e os usuários a partir da postagem e do consumo de conteúdo. O problema de pesquisa consiste em entender como as práticas de consumo e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate de gênero e inteligência artificial na plataforma e a metodologia utilizada partiu da análise e exploração de uma rede de recomendação de vídeos encontrada com palavras-chave associadas ao tema de gênero e IA. A percepção de que a visibilidade do debate é comprometida pela associação entre o comportamento da audiência e o modelo de recomendação de conteúdo ficou evidente, gerando a reflexão sobre como a ação de algoritmos em sistemas recomendação do Youtube podem exercer papel ativo na modelagem de imaginários e agendas sobre o tema.
- ItemGoogle for education: implantação do projeto escolab no município de Salvador/BA(2020-07-30) Cilindro, Taise Passos; Hetkowski, Tânia Maria; Couto, Edvaldo Souza; Nascimento, Fabiana dos Santos; Bitencourt, Elias CunhaEsta dissertação atenta para o crescente fenômeno que ocorre nas instituições de ensino público, privado, nas escolas e universidades, acerca das parcerias com os serviços corporativo Google for Education, em escala mundial. No município de Salvador/BA, três Escolas Laboratório (EscoLabs) foram inauguradas se apresentando como parceiras do Google. A partir disso, o estudo trouxe como questionamento: Como foi implantada a proposta do Google for Education nas EscoLabs e os processos formativos, operacionais e de infraestrutura para a implementação na Rede Pública de Salvador? A temática envolve discussões sobre Políticas Públicas, Tecnologias Digitais na escola e as Redes Públicas de Educação Básica, trazendo à tona o cenário vigente da cultura digital que abarca a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância. Por isso, o objetivo da pesquisa foi compreender os propósitos do Google for Education e sua implementação através das EscoLabs no Município de Salvador/BA analisando o uso das ferramentas digitais nos processos educativos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso Descritivo, na EscoLab Boca do Rio, e foram realizadas observações direta e entrevistas semiestruturada com professores, gestores e um funcionário da Secretaria Municipal da Educação do Salvador. A implantação da proposta do Google for Education nas EscoLabs se configurou em uma política pública verticalizada, pois, as tomadas de decisões dos elaboradores não partiram das discussões junto com a comunidade escolar, e os serviços corporativos nos processos educativos serviram como repositório de conteúdo. O estudo aponta para a necessidade de formações docentes que discutam conceitos sobre o cenário da cultura digital que envolvem a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância, além do monopólio das corporações de TI e o seu fenômeno abrangente nas instituições de ensino.