Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bezerra, Diana de Jesus"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Indefinição do conceito de dificuldade de aprendizagem: repercussão no contexto da escola
    (2021-07-09) Bezerra, Diana de Jesus; Benevides, Silvia Lúcia Lopes; Rios, Rita Cristina Novais; Macedo, Yuri Miguel
    O termo dificuldade de aprendizagem ainda se encontra indefinido, sendo identificada na literatura, uma divergência conceitual. Durante as observações nos estágios curriculares no espaço escolar, percebeu-se que esse termo está constantemente sendo utilizado dentro do âmbito escolar, principalmente entre os professores no que se refere ao processo de ensinoaprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo investigar de que modo a indefinição do conceito de dificuldade de aprendizagem repercute no contexto das escolas. Para isso foi feita uma análise exploratória em pesquisas empíricas que tratavam sobre o tema, elegeu-se os estudos de Rodrigues (2009); Carvalho (2007) e Osti (2004) que trazem a visão dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem. Através dessa análise, identificamos que os professores não compreendem de fato o conceito de dificuldade de aprendizagem, por causa disso, eles fazem uma confusão conceitual entre esse termo e a dificuldade escolar, entendo ambas como sinônimos. Como consequência, as dificuldades das crianças são compreendidas como transtornos de aprendizagem, incidindo na patologização da aprendizagem, nos diagnósticos infundados e na rotulação dos alunos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais