Navegando por Autor "Besnosik, Raquel Lima"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemÁrvores nativas do cerrado: um estudo das espécies adequadas a arborização escolar(2024-06-28) Silva, Maiara Carvalho Santos da; Oliveira , Fabio de; Saraiva, Temile Santana Cruz; Besnosik, Raquel LimaO Cerrado é um bioma que possui vasta extensão geográfica, contendo uma das maiores biodiversidades do planeta. Essa área vasta, aliada às suas características climáticas e às diversas estruturas adaptativas, traz consigo resistência, com alta taxa de sucesso reprodutivo, aumentando o nível de espécies endêmicas. No entanto, os ecossistemas do cerrado encontram-se cada vez mais ameaçados devido aos avanços antrópicos, como processos de urbanização e atividades agropecuárias. Para a tomada de consciência e compreensão da realidade que nos cerca, a Educação Ambiental (EA) é um componente essencial para a construção de valores sociais e éticos, voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades para a conservação do meio ambiente. Uma forma de ampliar a EA acerca da preservação do Cerrado se dá por meio da arborização dos espaços escolares com espécies nativas, que além de ser útil como ferramenta educativa, também torna o ambiente escolar mais agradável. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar as espécies nativas do Cerrado presentes na arborização escolar em áreas urbanas. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura, com materiais publicados em revistas e plataformas científicas nos últimos 5 anos, utilizando-se das palavras-chave: arborização escolar, espécies do cerrado, toxicidade de plantas, espécies endêmicas, estruturas inadequadas e arborização urbana. Esses temas foram discorridos nos capítulos Responsabilidade Socioambiental, Perspectivas Contemporâneas para Educação Ambiental e Parâmetros de Inclusão e Exclusão das Espécies, cada um avaliando os aspectos compatíveis à arborização escolar. As espécies encontradas com maior incidência no material analisado foram plantas da família dos ipês, jatobá, ingá e cagaita.
- ItemAs contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-07) Oliveira, Dailza Silva de; Matos, Aline Teixeira de; Pereira , Neiva dos Santos; Besnosik, Raquel LimaEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado em uma escola da rede municipal de Barreiras (BA), que oferta a Educação Infantil em tempo parcial. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram Almeida (1999), Bertoldo e Ruchel (2011) e Vygotsky (1991) entre outos. Os dados foram coletados a partir da entrevista com três docentes e a observação do cotidiano da sala de aula, utilizando como método da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelam que a ludicidade é uma ferramenta eficaz no desenvolvimentodas crianças, contribuindo para um aprendizado mais significativo e prazeroso. Desse modo, pode-se afirmar que as préticas lúdicas, incluindo jogos e brincadeiras, são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
- ItemPercursos das feminilidades: traçados e figurações do feminino na identidade e na prática docente da rede pública da cidade de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-21) Besnosik, Raquel Lima; Souza, Elizeu Clementino de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Mussi, Amali de Angelis; Grossi, Fabiana Regina da SilvaEsse estudo objetiva investigar as concepções de feminilidades de professoras da Educação Básica da rede pública da cidade de Barreiras-BA na constituição de suas identidades e, consequentemente, os impactos em suas práticas profissionais. A pesquisa busca na teoria psicanalítica suporte para a discussão sobre as feminilidades. O conceito tem como referência as ideias do próprio Freud (1937) e de outros estudiosos como Birman (1999; 2001), Julien (1997), Homem e Calligaris (2019) e Kehl (1996; 2008). Propõe-se questionar como as feminilidades interferem nas percepções de si mesmas e nas práticas profissionais das mulheres professoras. Para isso, é cabível refletir a respeito da relação da mulher com o trabalho, da feminização do magistério e de suas representações como mulher e como professora e, para isso, como base teórica, recorro a alguns autores, a exemplo de Louro (2001), Demartini e Antunes (1993), Catani et al. (2002), Almeida (1998), Bruschini (1994), Scott (1990) e Butler (2019). Do ponto de vista metodológico, inscreve-se em uma abordagem qualitativa, tendo como eixo a pesquisa de campo, referenciada nos estudos (auto)biográficos, tomando as professoras como colaboradoras, ou seja, sujeitos da investigação. Foram realizadas entrevistas narrativas com dez professoras da rede pública da cidade de Barreiras-BA, que foram escolhidas de acordo com sua disponibilidade e desejo em participar da pesquisa. A partir de suas narrativas, foi possível mapear os sentidos construídos sobre as subjetividades femininas e como o contexto de construção das identidades pode interferir nas escolhas relacionadas à profissão. A leitura apurada desses diferentes significados advindos de cada narrativa sustentou a análise sobre como a concepção das feminilidades influencia na percepção de si mesma e de sua prática profissional, como os discursos culturais e ideológicos contribuem para a formação das identidades e como estas se revelam nos espaços profissionais docentes.