Navegando por Autor "Benevides , Júlia Almeida Matos"
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- ItemO professor de línguas reflexivo(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Benevides , Júlia Almeida Matos; Veloso, Mônica; Santana , Neila Maria Oliveira; Nonato, EmanoelAs competências para formação de professores têm sido amplamente discutidas nos últimos anos e o presente trabalho foi motivado a partir do estudo destas discussões e de pesquisas referentes ao tema. Nesta monografia considerou-se relevante investigar as práticas de um grupo de estudantes do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Língua Estrangeira e Literaturas do Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Conceição do coité onde realizou uma pesquisa de cunho etnográfico no contexto do estágio de regência de classe. Considerou-se a prática reflexiva como um instrumento fundamental para a construção do conhecimento e aprimoramento das competências necessárias aos professores de línguas e diante da ausência de estudos no referido contexto específico, a pesquisa tentou responder aos seguintes questionamentos: como os professores de língua estrangeira - LE planejam as aulas ao exercer o estágio e quais as contribuições do processo reflexivo para uma prática de ensino significativa? Para tanto, foram coletadas informações através de entrevistas, de observação de aulas ministradas pelos participantes e de análise do plano de aulas. Avaliou-se como se desenvolve o processo reflexivo das próprias práticas de ensino pela perspectiva oferecida por estes três instrumentos. A presente pesquisa será útil a futuras investigações de aspectos da identidade profissional que está sendo construída no curso em questão. Ela concluiu que no processo de planejamento das ações a serem desenvolvidas durante a regência de classe, o qual envolve muita busca de respostas, seria necessária maior autonomia dos estudantes para interagirem de maneira crítica com as teorias e para construir as melhorias desejáveis. Avaliou-se que o perfil profissional docente em construção caminha numa direção bastante promissora porque os participantes reconhecem a importância de ser um professor pesquisador, embora no período estudado informaram-se deficiências no processo reflexivo.