Navegando por Autor "Benevides, Tânia Moura"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiversidade Cultural: Uma análise das publicações do EnANPAD no período de 2015 a 2020(2022-12-22) Magalhães, Leonardo Mitsuo Watanabe; Benevides, Tânia MouraCultura e diversidade são temas entrelaçados que estão progressivamente marcando presença no cotidiano das empresas, convidando-as a se atualizarem com as crescentes demandas sociais. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as publicações sobre diversidade cultural circunscritas ao Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), nas edições de 2015 a 2020. Tem como abordagem metodológica a pesquisa quantitativa e qualitativa, revisão de literatura e a bibliometria como instrumento de coleta e análise de dados. O principal resultado destaca o baixo quantitativo de artigos versando sobre diversidade cultural no evento, assim como também observado inicialmente nos indexadores Scientific Electronic Library Online (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico.
- ItemModelos de gestão dos serviços de abastecimento de água: experiências nas localidades rurais de Biritinga (BA)(2021-08-02) Queiroz, Diego Tomaz do Nascimento; Franco, Gustavo Barreto; Marques, Eduardo Antonio Gomes; Benevides, Tânia Moura; Gomes, Uende Aparecida FigueiredoOs percursos históricos das políticas públicas de abastecimento de água no contexto rural sempre se mostraram incipientes. Enquanto as áreas urbanas convencionais foram contempladas com ações mais sólidas para atender a população, as periferias urbanas e as localidades rurais foram marginalizadas, com iniciativas desenvolvidas de forma fragmentária, descontinuadas e pontuais. Nesse contexto, surge a necessidade da existência de modelos de gestão de abastecimento de água eficazes, adequados e sustentáveis, aplicando as funções de gestão (planejamento, regulação, fiscalização e prestação de serviços), além da participação e controle social. O presente trabalho tem o objetivo de diagnosticar os modelos de gestão dos serviços de abastecimento de água em localidades rurais de Biritinga (BA). Empregou-se para o estudo de caso uma análise dos aspectos referentes às funções de gestão (planejamento, regulação, prestação e fiscalização) e o controle social nos diferentes modelos de gestão nas localidades rurais de Biritinga relativos à prestação de serviços de abastecimento de água, de natureza comparativa e utilizando técnicas qualitativas e quantitativas. Como resultado, foram encontrados três distintos modelos de gestão de abastecimento de água, sendo eles: Concessão através da Embasa, Administração Pública/Prefeitura e autogestão pelas Associações Comunitárias Rurais. Notou-se que os sistemas de abastecimento de água geridos pela Prefeitura e Associações possuem problemas relacionadas às funções de gestão – prestação de serviço, planejamento, regulação e fiscalização. A participação e controle social são incipientes nos modelos de gestão da Administração Pública e Embasa, presente apenas no modelo de autogestão. A concessionária estadual consegue garantir água potável à população rural e regularidade no abastecimento. Assim, o presente estudo buscou contribuir para que a realidade das comunidades rurais no âmbito do abastecimento de água para consumo humano fosse melhor compreendida. As proposições feitas almejam auxiliar as discussões e decisões destinadas às populações rurais, para que estas tenham o direito humano à água e à saúde, garantidos pela Constituição Federal Brasileira e pela Lei Nacional do Saneamento Básico.
- ItemA Ouvidoria como Agente de Interlocução nas Universidades Públicas e Privadas(2017-09-15) Oliveira, Thaís Deiró Urpia Lasse; Hetkowski, Tânia Maria; Pereira, Aliger dos Santos; Benevides, Tânia Moura; Souza, Constância Maria Borges; Pimenta, Lidia BoaventuraO presente trabalho tem por objetivo é analisar o papel das ouvidorias, no contexto universitário, através das estratégias de atuação adotadas pelas Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento da cidadania e aperfeiçoamento democrático, em instituições públicas e privadas, destacando elementos que auxiliem na potencialidade à melhoria e qualidade dos serviços oferecidos, mobilizando a adoção de métodos e técnicas mais eficazes de planejamento estratégico destas instituições. Para tanto faremos uso também de objetivos específicos como compreender a missão e os processos formativos educacionais da Universidade às comunidades, contextualizando os canais de comunicação entre sujeitos universitários; pesquisar a função e o papel do Setor de Ouvidoria de duas Universidades de Salvador, a partir dos conteúdos dirimidos pelos sujeitos da comunidade acadêmica; investigar a relação Universidade x Ouvidoria e verificar como se estabelece o diálogo entre esse setor e a comunidade universitária e os mecanismos para ampliação dos canais de comunicação; compreender como a ouvidoria pode ser um instrumento de gestão em uma Instituição de Ensino Superior. As Ouvidorias são agentes de interlocução entre o cidadão e as instituições de ensino, pautando-se nos princípios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, atuando como instrumento de participação na gestão democrática e como representantes legítimas dos interesses destes, portanto um lócus privilegiado para o exercício da democracia participativa, conquista da cidadania e controle social. O estudo de abordagem qualitativa é de caráter exploratório. Na coleta de dados, utiliza-se análise documental e entrevistas semiestruturadas com os ouvidores. A interpretação dos dados será feita através da análise descritiva.
- ItemRelação entre teoria e prática na formação profissional: construções de discentes de administração(2019-09-30) Abreu, Priscila Alves dos Santos; Soares, Sandra Regina; Benevides, Tânia Moura; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo situa-se no campo da pedagogia universitária, no contexto da formação do profissional de administração, o qual tem despertado interesse de muitos pesquisadores e ganhado relevância na contemporaneidade, sobretudo dada a sua importância para o ensino nos cursos de graduação e o frequente despreparo dos docentes para essa atividade. O estudo assumiu como objetivo geral, identificar o potencial da reflexão, com estudantes, sobre o profissional de Administração, para a construção de bases de uma concepção de relação teoria e prática capaz de formar profissionais de Administração competentes e autônomos, tomando como questões de pesquisa: Que aprendizagens acerca do ser profissional, em especial de Administração foram construídas pelos participantes na experiência do grupo focal? Que descobertas os participantes fizeram sobre o processo de ensino-aprendizagem capaz de formar profissionais competentes e autônomos? A metodologia adotada envolveu uma pesquisa qualitativa construtivista, cuja coleta de dados ocorreu mediante a técnica do grupo focal, envolvendo discentes do curso de administração da Universidade do Estado da Bahia, e o tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo de Bardin (2006). Dentre os resultados, destacam-se a construção do perfil de profissional da administração autônomo e competente, em contraposição ao perfil restrito de profissional, mero executor de tarefas rotineiras, incapaz de responder aos desafios da contemporaneidade; a percepção de que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado na problematização, partindo de situações desafiantes do contexto da prática, e que o mesmo deve investir no desenvolvimento de atitudes e competências, se contrapondo ao modelo de centralidade empreendido atualmente na universidade; a construção de bases para a concepção de uma relação entre teoria e prática dialógica na formação do profissional de administração, a qual coloca em evidência a teoria como suporte para compreender a realidade e auxiliar na construção de novos conhecimentos. Por fim, essa pesquisa evidenciou que a experiência no grupo focal, encharcada de reflexões, provocou nos participantes diversas aprendizagens do ponto de vista ético, pessoal e profissional.