Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Belém, Thayse da Cruz Pereira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Machado de Assis em múltiplas linguagens hoje: ensino de literatura e formação leitora
    (Universidade do Estado da Bahia, 2015) Belém, Thayse da Cruz Pereira; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Teixeira, Aparecida de Fátima Brasileiro; Silva, Lucélia Alves Magalhães
    O presente trabalho pretende estudar como é feito o processo de adaptação da linguagem literária do conto A Cartomante‖ (1994), de Machado de Assis para as linguagens quadrinística e cinematográfica e como essas adaptações contribuem para o ensino de literatura e para a formação do gosto pela leitura hoje. As adaptações analisadas foram o filme A Cartomante (2004), de Wagner de Assis e o romance em quadrinhos A Cartomante (2006) de Jo Fevereiro, Jo Sperl e Ciça Sperl da editora Escala Educacional. É necessário ressaltar que os PCN de língua portuguesa do ensino médio enfatizam a importância de se trabalhar em sala de aula com múltiplas linguagens, tendo visto que elas estão presentes em grandes quantidades no universo contemporâneo e refletir sobre elas: (...) é mais do que uma necessidade, é uma garantia de participação ativa na vida social, a cidadania desejada.‖ (BRASIL, 2000, p. 6). Dessa maneira, foram selecionadas imagens e cenas das adaptações, buscando perceber como os recursos peculiares destas linguagens (quadrinística e cinematográfica) que vão além do verbal, podem viabilizar o ensino de literatura e a formação do gosto pela leitura hoje. Estas adaptações, como ratifica Pina (2012, p. 58): ―...) trazem o lúdico e o diferente para o universo da criança e do adolescente, abrindo-lhes caminho para que construam formas críticas de lidar com ficção e com o real.‖ Sendo assim, estudar o processo de adaptação do conto escolhido para análise, sua atualização, seus leitores implícitos e os caminhos de leitura construídos e implicitados nas novas versões, é uma forma bastante instigante de fazer a releitura do cânone brasileiro no século XXI, bem como uma maneira de reinventá-lo, a partir das práticas contemporâneas de leitura.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais