Navegando por Autor "Batista, Marize Damiana Moura Batista e"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaderno de artigos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar - Vol 2(Universidade do Estado Da Bahia, ) Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Castro, Selma Barros Daltro deA produção intitulada Caderno de artigos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar, volume 1, emerge das produções de estudantes e professores, escritas a partir das atividades denominadas Colóquios e Seminários, desenvolvidas no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social - MPIES, da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XI, Serrinha-Ba, no decorrer do ano de 2023. Essa obra inaugura um novo formato de produção, tendo em vista que até 2022, os registros das atividades eram feitos em formato de resumo expandido. Com o amadurecimento acadêmico do MPIES e a necessidade de trazer mais contributos científicos e profissionais para a comunidade universitária, surgiu a necessidade de organizar a produção a partir de artigos produzidos pelos mestrandos e, em alguns textos, mestrandos e orientadores. Os textos trazem a articulação de aspectos teóricos e descritivos, embasados em uma concepção que valoriza a interlocução com a interdisciplinaridade, abordando temáticas contemporâneas experenciadas no cotidiano profissional e com o aprofundamento conceitual inerente à produção do conhecimento. Os temas tratados nas atividades de Seminários e Colóquios foram proposições que emergiram da escuta do conjunto de professores e estudantes do MPIES, construídos com a leitura de textos acadêmicos e a participação de profissionais renomados do ambiente profissional e que tinham vinculação com as temáticas, assim definidas: 1º Seminário - Pesquisa aplicada, processos de intervenção social: disputando a perspectiva crítica- superadora; 2º Seminário - Inovação e proteção da propriedade intelectual e o plágio acadêmico; 1º Colóquio - Letramento racial; 2º Colóquio - Transexualidade e olhares multidisciplinares para e na construção de diálogos inclusivos. Espera-se que essa obra, caracterizada por aportar princípios de respeito e valorização à diversidade inerente ao mundo contemporâneo, possa contribuir de modo interdisciplinar com o debate acerca da produção científica e suas vinculações ao contexto profissional.
- ItemDo cansaço da lavoura ao alívio na escola um estudo sobre quotidiano e espaços de sociabilidade de estudantes da EJA do noturno, ensino médio, no município de Irará Bahia(2009-10-15) Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Rabinovich, Elaine Pedreira; Messeder, Marcos Luciano LopesEsta pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos e significados atribuídos pelos alunos da EJA do noturno acerca da temporalidade escolar, construídos na relação com as suas vivências quotidianas. Para tanto, buscamos um estudo junto aos alunos da EJA do Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho no município de Irará, Bahia. O eixo de análise da pesquisa esteve voltado para a compreensão dos entraves e das dificuldades enfrentadas por esses estudantes trabalhadores no seu cotidiano, das idéias que elaboram acerca da vida e do trabalho na roça e na cidade e dos motivos que os levam a construir um discurso que coloca o trabalho na roça como algo a ser eliminado. Na continuidade, investigou-se como os alunos experimentam e significam os diferentes tempos de vida: tempo da escola, tempo do trabalho, tempo do descanso, a fim de construir uma interpretação acerca do modo como percebem a escola e que sentidos atribuem ao estudo nas classes de EJA do noturno. Compreender os modos de apropriação do espaço/tempo vivido na comunidade (Mangabeira) e as interações e sociabilidades construídas nos interstícios da vida escolar foi uma idéia que permeou esse estudo. Das perspectivas de reinvenção do espaço escolar pelos alunos, a partir da identificação dos significados construídos sobre o mesmo, percebeu-se possibilidades para se pensar em outras lógicas de aprendizagens na escola e fora dela. Nos relatos dos alunos era recorrente a idéia de ser a escola o lugar do encontro, da interação e da realização de um aprendizado que vai além dos conteúdos ensinados. A noção de tempo estava implicada às vivências dos sujeitos, os quais nas suas falas traziam um conhecimento construído nas diferentes situações experimentadas no cotidiano e que somadas à condição de estudo na EJA poderia configurar em um aprendizado para a vida. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, privilegiando-se um estudo do tipo etnográfico. As observações participantes foram realizadas na sede da escola entre os meses de agosto a novembro de 2008 e abril a agosto de 2009. Um conjunto de entrevistas (dezesseis ao todo), foi realizada com oito estudantes da EJA do noturno de uma faixa etária entre 20 a 23 anos.
- ItemEducação ambiental em uma escola pública do subúrbio de Salvador: uma proposta de intervenção socioambiental(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-08) Silva, Cássio dos Santos; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Castro, Jânio Roque de; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Santos, Rita Silvana Santana doEsta pesquisa representa um estudo desenvolvido em um colégio da rede estadual, localizado no subúrbio de Salvador-BA, que contou com a participação de dez educandos da Educação Básica. A intencionalidade desse estudo foi implementar uma proposta de intervenção socioambiental com os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio e analisar quais são as problemáticas socioambientais existentes em seu cotidiano, presentes na escola, no bairro onde moram e/ou no entorno da instituição que foi o locus desse estudo. A partir das problemáticas socioambientais identificadas, buscamos refletir, discutir e produzir com os educandos, colaboradores da pesquisa, uma História em Quadrinhos (HQ), com vista a propor possíveis intervenções. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo pesquisa-ação, em que foram utilizados como instrumentos para a coleta dos dados os mapas mentais produzidos pelos estudantes, as rodas de conversa e o diário de campo, sendo que este último foi utilizado para os registros das principais informações, assim como para as informações mais subjetivas, que foram percebidas pelo pesquisador. Discorremos a pesquisa em três capítulos teóricos, que versaramsobre os seguintes eixos temáticos: Educação, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Impacto Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Lugar, Paisagem eProtagonismo Juvenil. Para um bom delineamento do objeto de estudo, a referida pesquisa foi fundamentada em autores e procedimentos elaborados a partir dos estudos de Leff (2015), Souza (2019), Minayo (2002) e Thiollent (2002). A referida pesquisa teve como ponto de partida diagnosticar e compreender os problemas socioambientais presentes no colégio público e, dessa forma, sensibilizar os educandos sobre os problemas socioambientais presentes no contexto escolar que estudam e no seu entorno, a fim de apresentar, através de uma História em Quadrinhos, proposições interventivas que possam colaborar com a solução desses problemas.
- ItemEducação profissional e modelagem didática: contribuição pedagógica para a unidade curricular Custos Logísticos(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Silva, Karine das Neves Paixão; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista eO presente trabalho, de característica interventiva, versa sobre a educação profissional e a modelagem didática efetivada na unidade curricular custos logísticos, componente do curso técnico em Logística. Como questão da pesquisa, tem-se: de que forma a modelagem didática pode contribuir para a construção de uma ferramenta pedagógica que possibilite: a) ao discente compreender e resolver problemas de forma contextualizada; b) ao docente uma prática pedagógica de forma estratégica ao processo de ensino. Como objetivo geral, o trabalho propõe uma ferramenta que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica, na Educação Profissional, por meio da modelagem da unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística em um Centro de Formação Profissional (CFP) no Município de Feira de Santana e tem por objetivos específicos: 1) Apresentar perspectivas históricas e contemporâneas da Educação Profissional no Brasil; 2)Contextualizar a modelagem didática e a educação profissional; 3) Propor uma ferramenta pedagógica que auxilie tanto a prática docente como o processo de aprendizagem discente, por meio do princípio da modelagem, para a disciplina Custos Logísticos no curso técnico em Logística. O referencial teórico tem aporte em autores como Cunha (1978), Manfredi (2017), Frigotto (2003, 2005), Libâneo (2018), Kuenzer (2000), Saviani (2008), Bassanezzi (2002), Biembengut (2009), D’Ambrósio (1996). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e autorizada conforme processo nº 3.955.246. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa de natureza interventiva foi a estratégia utilizada no processo de investigação. Como procedimento para coleta de dados foram aplicados questionários com os docentes e discentes, além da realização da modelagem didática na disciplina Custos Logísticos e da análise documental. O produto consiste na proposição de um modelo pedagógico que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica na Educação Profissional, baseado na técnica de modelagem para a unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística, em um (CFP) no Município de Feira de Santana, contemplando uma situação problema ou situação de aprendizagem elaborada para a UC referida. Os resultados evidenciaram que os docentes da educação profissional, embora sejam profissionais com formação em bacharelado, apresentam iniciativas pedagógicas que tentam conectar a didática com a Educação Profissional. A modelagem didática, se apresenta como uma estratégia pedagógica capaz de motivar o aluno para a aprendizagem, além de potencializar a interação, o engajamento e envolvimento do discente no processo educacional.
- ItemEducação, políticas públicas e religião: diálogos interventivos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Santos, Janeide Bispo dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Martins, Paulo Cézar Borges; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Castro, Selma Barros Daltro deTivemos como tarefa escrevinhar este texto, que é a apresentação do livro “Educação, Políticas Públicas e Religião: diálogos interventivos”, esse que envolve o I WEBSEMINTER, o I WEB COLEPODS, o I Colóquio Internacional do LEPEGE e o III Colóquio Internacional sobre diversidade religiosa no Brasil Contemporâneo. A presente obra está dividida em três partes: Parte I – Educação; Parte II – Políticas Públicas; e Parte III – Religião. É importante ressaltarmos, aqui, os diversos grupos de pesquisa envolvidos nesta construção. Iniciamos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional, que é a multicampia, uma característica interdepartamental, possuindo pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que ele foi criado e certificado pelo CNPq, em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/interdisciplinar. O Grupo é composto por 08 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Está ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tem como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde; 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem; 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país; através de apresentações de comunicações, proposições de Grupo de Trabalho e da Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo, evento pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização são ancoradas por meio de diálogo, proposição de pesquisa e publicações conjuntas com as seguintes IES estrangeiras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Continuamos agora com o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE), que é integrante do Programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI. Tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes à análise da relação sociedade e natureza em suas interfaces com a Educação e a Geografia, considerando suas repercussões socioespaciais. Também visa produzir compreensões acerca dos projetos de sociedade em disputa, considerando suas correlações no âmbito dos paradigmas científicos, no arranjo socioespacial, nas teorias e práticas educacionais, bem como nas concepções de homem e de sociedade. Este grupo de pesquisa integrou as atividades do I Web Seminário Internacional Interdisciplinar: diálogos interventivos (I WEB SEMINTER), promovido pelo MPIES, através do seu I WEB Colóquio Internacional, cujo título foi Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais na Pandemia. Este colóquio teve o objetivo de contribuir com os debates acerca das políticas públicas, da educação e dos movimentos sociais, problematizando o papel do Estado no contexto da sociedade de classes, tendo em vista o trato dado à educação pública, sob o contexto das políticas neoliberais e analisando as suas repercussões socioespaciais no cenário da pandemia. Além disso, também foram evidenciados os enfrentamentos, as disputas, as resistências e as proposições que têm sido produzidas pelos movimentos sociais na defesa dos seus territórios sob uma perspectiva contra-hegemônica.