Navegando por Autor "Batista, Maria da Soledade Cardoso Landim"
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- ItemEducação e gestão enredada de conhecimento em contexto de formação profissional: pressupostos e condições(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-29) Batista, Maria da Soledade Cardoso Landim; Sales, Mary Valda Souza; Angélica Maria Reis Monteiro; Maria Carloina de Souza Sampaio; Célia Tanajura Machado; Emanuel do Rosário Santos NonatoA pesquisa trata da investigação sobre a educação, a gestão de rede de conhecimento e as TIC, com base no seguinte problema: quais pressupostos são essenciais à gestão de rede de conhecimento apoiada pelas TIC em contexto de formação profissional? Sua principal finalidade é compreender os pressupostos e condições a serem atendidos no processo educativo e de gestão de rede de conhecimento mediada pelas TIC, no percurso da formação dos profissionais de segurança pública. Por isso, a escolha da Pesquisa-Aplicação como método para investigar a gestão de rede de conhecimento e a formação profissional na Polícia Militar da Bahia, desenvolvida em fases nas quais foram utilizados, como dispositivos de produção das informações e acesso aos dados por meio de análise documental, questionário misto on-line, entrevista diagnóstica não estruturada e pressupostos do grupo focal, sendo interpretados utilizando-se os núcleos de significação, com base nos pressupostos da hermenêutica. Os principais resultados indicam que a educação em qualquer cenário em que se desenvolva, promove a comunicação e a constituição de vínculos formais ou não; e que o potencial comunicacional das TIC, no contexto educativo, fornece os elementos essenciais à consolidação de modelagem para a gestão de rede de conhecimento mediada pelas TIC em contextos formativos, de forma a possibilitar a construção e a disseminação de conhecimentos necessários ao seu pleno funcionamento. Esses achados contribuíram para a construção de um modelo para a gestão de rede de conhecimento mediada pelas TIC, a partir de pressupostos elaborados com base na descrição e análise do contexto de formação profissional da PMBA, contribuindo para o aprimoramento das práticas educativas e de gestão no cenário contemporâneo da segurança pública. Como principal contribuição teórica foi apresentada a noção de gestão enredada, compreendida como um esforço sistemático e intencional para manter interligados os nós que modelam os fios da rede para determinada função, utilidade para qual se pressupõe uma ação comum, a partir da qual foi desenvolvido e aplicado o protótipo do “Círculo de Estudos”, obedecendo-se, também, aos pressupostos de funcionamento da esfera colegiada, criada dentro da proposta do modelo de gestão de rede de conhecimento mediada pelas TIC, para ser um espaço permanente de compartilhamento de saberes, experiências e práticas, favorecendo a construção e a circulação de conhecimentos e soluções de gestão na formação profissional da PMBA.
- ItemFormação em segurança pública e as tic: um estudo de caso sobre o curso de formação de soldados da pmba(2016-05-05) Batista, Maria da Soledade Cardoso Landim; Sales, Mary Valda Souza; Silva, João Apolinário da; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Hetkowski, Tânia MariaA pesquisa trata da investigação sobre as possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação em Segurança Pública, com base no seguinte problema: de que forma o uso das TIC nos processos comunicativos potencializa o desenvolvimento de uma rede cooperativa no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA)? Sua principal finalidade é compreender como a utilização das TIC pode contribuir para o desenvolvimento de uma rede cooperativa no Curso de Formação de Soldados da PMBA (CFSd PM), tendo como objetivos específicos: contextualizar o processo de desconcentração da formação profissional dos Soldados da PMBA, ocorrido nos últimos 10 anos, destacando sua trajetória, marcos legais e estrutura, no sentido de compreender o processo de formação atual; identificar como as TIC são utilizadas, atualmente, no acompanhamento e desenvolvimento do Curso de Formação de Soldados, realizadas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMBA; e, por fim, analisar a viabilidade do uso potencial das TIC como estratégia para o desenvolvimento de uma rede cooperativa na formação de Soldados da PMBA. A intenção é de submeter à análise científica as inquietações experimentadas pela pesquisadora sobre o CFSd PM, realizado pelos Núcleos de Formação, integrantes do Sistema de Ensino da PMBA (SEPM), que, embora legalmente estruturado, não se reconhece como rede. A pesquisa é orientada pelo fundamento epistemológico da Fenomenologia, tem o estudo de caso como método, para o qual foram utilizados o questionário misto online, a pesquisa documental e a descrição de contexto como instrumentos de coleta de dados e informações para alcance dos objetivos propostos. O campo empírico desta investigação foi constituído pelos vinte e três Núcleos de Ensino que recepcionaram a primeira edição do CFSd PM, ocorrida no ano de 2014. Os dados obtidos permitiram indicar o uso instrumental das TIC para efeito de controle, por meio de uma comunicação unidirecional entre os órgãos envolvidos na formação dos Soldados PM. Em contrapartida, foi observada a viabilidade de utilização do potencial comunicativo das TIC para favorecer a integração, diálogo e cooperação desse sistema. A pesquisa apontou como resultado a possibilidade de constituição de uma rede cooperativa, com a inserção do uso potencial das TIC nos processos comunicativos no CFSd PM, resguardando funções e responsabilidades, bem como a hierarquia e disciplina, princípios fundantes da PMBA.