Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bastos Junior, Altamir da Costa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A prática do xadrez como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de crianças com TDAH
    (Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-17) Bastos Junior, Altamir da Costa; Besnosik, Raquel lima; Matos, Aline Teixeira de; Quadros, Tatiane Alves Gusmão de
    O presente trabalho aborda a prática do xadrez como ferramenta pedagógica voltada para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar as habilidades cognitivas mobilizadas durante o jogo de xadrez, compreender como as especificidades do TDAH interferem no processo de aprendizagem e analisar de que maneira a prática do xadrez pode favorecer esse processo. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com delineamento exploratório-experimental. Para a coleta de dados, foi criado um grupo focal composto por crianças diagnosticadas com TDAH. A análise dos dados observados dos alunos durante as aulas e das entrevistas feitas antes e após o grupo focal, foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o xadrez contribuiu para o desenvolvimento da atenção, memória, tomada de decisões e autorregulação, apontando para o potencial pedagógico do jogo na educação inclusiva.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais