Navegando por Autor "Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade"
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- ItemEducação de Jovens e Adultos (EJA): o mobral e a educação emancipadora de Paulo Freire(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Cristiane Sena dos; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade; Arapiraca, MarluseO presente artigo apresenta reflexões sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a problemática da evasão escolar, apontando as suas consequências, bem como, suas principais causas. Nesse sentido, nota-se que a ausência de políticas efetivas direcionadas a educação pública de qualidade, bem como, o contexto social e econômico dos discentes na maioria das vezes impossibilitam as suas permanências no âmbito escolar, visto que, muitos(as) se veem obrigados a evadir do espaço escolar para ocupar o mercado de trabalho, na maioria das vezes informal, visando a sobrevivência. Por isso, se faz necessário que as práticas educativas utilizadas pelos educadores dialoguem mais com as especificidades e dificuldades desse público, pois, muitas vezes o ensino ocorre de forma descontextualizada da realidade social dos educandos, motivo que não permite que os alunos se sintam acolhidos e autores da própria história. Em vista disso, se faz necessária a formação continuada dos profissionais da educação. Para dar sustentação teórica a essa pesquisa utilizou-se das contribuições dos autores: Freire (1982;1989;1998;200;2011), tendo em vista o legado de suas obras e suas contribuições para a educação; Brandão (2005) que apresenta uma discussão riquíssima sobre o método de Paulo Freire; Arroyo (2011), entre outros. Espera-se contribuir e oferecer subsídios para que educadores encontrem informações e estratégias que visem a melhoria da sua prática educacional. Visto que, acredita-se em um aprendizado pautado no prazer de ler e interpretar o mundo de forma inovadora, dinâmica, significativa e libertadora.
- ItemA formação inicial do pedagogo e os saberes necessários para atuar na EJA(2015-12-16) Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade; Dantas, Tânia Regina; Santos, José Jackson Reis dos; Ferreira, Maria da Conceição; Alves, Érica ValériaEsta pesquisa discute a formação inicial do pedagogo e os saberes necessários para atuar na EJA. Buscamos apresentar a necessidade de potencializar a formação do pedagogo em EJA no Campus XVI, Uneb. Nesta pesquisa, duas questões orientaram nosso olhar de pesquisadora: Que espaço ocupa a EJA, no percurso da formação inicial do pedagogo, no Campus XVI, da Uneb? Que saberes profissionais em relação à EJA são trabalhados no processo de formação de pedagogos no curso de Pedagogia da Uneb, Campus XVI? Diante das referidas perguntas, buscamos alcançar os seguintes objetivos: a) Analisar o espaço ocupado pela EJA, no percurso da formação inicial do pedagogo, no Campus XVI, da Uneb e b) Analisar os saberes profissionais em relação à EJA trabalhados no processo de formação de pedagogos no curso de Pedagogia da Uneb, Campus XVI. A natureza desta investigação se pauta na pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso, realizado no período de agosto de 2013 a agosto de 2015. Os sujeitos desta pesquisa foram graduandos e egressos do curso de Pedagogia do Campus XVI, da Uneb, Irecê. Para construção dos dados, utilizamos, além de questionários e entrevistas semiestruturadas, a análise de documentos, tais como: o Projeto Político Pedagógico – PPP do curso de Pedagogia e planos de cursos do componente EJA. Para fins de organização e interpretação dos dados, trabalhamos com a análise temática, identificando temas, unidades temáticas e núcleo de sentidos. A base conceitual do trabalho fundamentou-se em autores e pesquisadores da EJA no Brasil, com ênfase nas temáticas da história da EJA no Brasil com suas interfaces na formação docente, no currículo e nos saberes docentes. Entre as principais conclusões deste trabalho, percebemos que o Projeto PPP do curso de Pedagogia, os planos de curso analisados e os sujeitos da pesquisa evidenciaram que sejam assegurados, no percurso da formação inicial, outros componentes curriculares que discutam as especificidades da EJA, a fim de garantir o desenvolvimento de atividades com foco nesta modalidade, dando destaque para a realização de estágios mais planejados ao longo do curso. Do ponto de vista de indicações de intervenções no contexto de realização da pesquisa, acreditamos também que seja necessária a viabilização da criação de componentes Tópicos Especiais da Contemporaneidade em EJA para os graduandos, para os cursos de formação continuada para os egressos do curso de Pedagogia e de outras Licenciaturas. Os resultados indicam também a necessidade de ampliar o acervo bibliográfico em EJA no Campus XVI e de desenvolver a formação contínua de docentes do campus para atuar na EJA, construindo um repertório próprio de conhecimentos para atuação nesse núcleo formativo na referida instituição. A curto prazo, propomos, neste trabalho, a criação do um grupo de estudos e pesquisas em EJA no Campus XVI, com a finalidade de coordenar projetos voltados para a pesquisa, o ensino e a extensão.