Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bastos, Alene Batista"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das orientações teórico/metodológicas do manual dos livros PNLD EJA/2014: uma contribuição para a formação do professor alfabetizador
    (2017-12-20) Bastos, Alene Batista; Alves, Érica Valéria; Aquino, Maria Sacramento; Vitorino, César Costa; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
    A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, refere-se a estudos sobre os atuais livros didáticos dispostos pelo Ministérios da Educação do Brasil no contexto do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA/2014. Teve como objetivo a análise de como tais materiais apresentam, além de sequência didática impressa como ferramenta para o trabalho de sala aula, uma fundamentação teórica/metodológica que colabore para formação do alfabetizador em EJA comprometido com uma educação autônoma, libertadora e de qualidade. Isso sob a luz dos direitos humanos, pois somente através de uma educação problematizadora, em que há ‘ciência’ sobre a cidadania, entendimento das relações do direito e é que se alcança a liberdade (FREIRE, 1987). Para tanto, a discussão perfez a análise documental de 06 livros didáticos de alfabetização do PNLD/ EJA 2014, objetivando identificar nesses livros e seus respectivos manuais didáticos a presença ou não de princípios freireano em diálogo com os Diretos Humanos. Pretendeu-se identificar o quão a influência das teorias de Freire e potencialidade para uma formação docente crítica, fomentadora do protagonismo proposto por Imbernón (2000) e a construção dialógica do conhecimento em sala de aula. Ao final, a pesquisa, permitiu concluir que Freire apresentou para os docentes uma forma de educação construída sobre a base de um diálogo entre estudante e mestre, em que cada um se constitui com um pouco do outro. Por isso, apesar de alguns livros estudados sinalizarem princípios pedagógicos freireanos para alfabetização de jovens e adultos, eles jamais poderiam representar seu método de alfabetização, que nada tem de pronto, e sim busca e de pesquisa.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais